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Transcrição da apresentação:

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“E todo o Israel [...] conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.” 1 Samuel 3:20. “Samuel foi […] investido pelo Deus de Israel com a tríplice responsabilidade de juiz, profeta e sacerdote. […] Ele reuniu grupos de rapazes piedosos, inteligentes e estudiosos. Estes eram chamados filhos dos profetas.” — The Signs of the Times, 22 de junho de 1882. www.iasdmr-fortaleza.org

1. SAMUEL APELA POR UMA REFORMA A. Enquanto os israelitas, como nação, ainda continuavam em um estado de mundanidade e idolatria, que apelo Samuel fez a eles? 1 Samuel 7:3. www.iasdmr-fortaleza.org

B. Qual foi o resultado dos apelos de Samuel? 1 Samuel 7:4-6. www.iasdmr-fortaleza.org

C. O que os filisteus fizeram quando ouviram que os israelitas estavam reunidos em Mispa? 1 Samuel 7:7-9. Como o Senhor ajudou Seu povo, em resposta ao arrependimento genuíno? 1 Samuel 7:10-13. Uma terrível tempestade irrompeu sobre a hoste que avançava, e a terra ficou juncada dos cadáveres dos grandes guerreiros. Os israelitas tinham ficado em silencioso pavor, a tremer, com esperança e medo. Quando viram a matança dos inimigos, souberam que Deus lhes havia aceitado o arrependimento.” (Patriarcas e profetas), p. 591 www.iasdmr-fortaleza.org

2. AS ESCOLAS DOS PROFETAS Deuteronômio 6:6 e 7; Salmos 119:130. A. Como a necessidade de verdadeira educação foi trazida à atenção dos israelitas? Deuteronômio 6:6 e 7; Salmos 119:130. “O verdadeiro objetivo da educação é restaurar a imagem de Deus na alma. No princípio, Deus criou o homem à Sua semelhança. [...] O pecado desfigurou e quase obliterou a imagem de Deus no homem. Foi para restaurá-la que se concebera o plano da salvação, e se concedera ao homem um tempo de graça. Levá-lo novamente à perfeição em que a princípio fora criado é o grande objetivo da vida – objetivo esse que constitui a base de todos os outros.” (Patriarcas e profetas), p. 595. www.iasdmr-fortaleza.org

B. Com que propósito Samuel estabeleceu as escolas dos profetas? Malaquias 2:7. “As escolas dos profetas foram fundadas por Samuel a fim de servirem como uma barreira contra a espalhada corrupção, proverem o bem-estar moral e espiritual da mocidade e promoverem a futura prosperidade da nação, fornecendo-lhe homens habilitados para agirem no temor de Deus como dirigentes e conselheiros. PP. 593 www.iasdmr-fortaleza.org

C. Quais eram os principais temas de estudo nessas escolas? Deuteronômio 6:21-25; Salmos 19:7-11; 71:22. “Os principais assuntos de estudo nessas escolas eram a lei de Deus, juntamente com as instruções dadas a Moisés, história sagrada, música sacra e poesia. [...] Naquelas escolas do passado, o grandioso objetivo de todo estudo era aprender a vontade de Deus e o dever do homem para com Ele. [...] Referiam-se as grandes verdades apresentadas pelos símbolos, e a fé apreendia o objetivo central de todo aquele conjunto cerimonial, a saber, o Cordeiro de Deus que deveria tirar o pecado do mundo.” — Ibidem, pp. 593 e 594. www.iasdmr-fortaleza.org

3. O EFEITO EDUCACIONAL DA INFLUÊNCIA DOS PAIS A. Como a lei de Deus explica que os filhos são influenciados pelos pais para o bem ou para o mal? Êxodo 20:5 e 6. “Aqueles que desejam comunicar a verdade devem, por sua vez, praticar os princípios dela. Apenas refletindo o caráter de Deus na retidão, na nobreza e na abnegação da vida, poderão eles impressionar os outros. (Educação, p 41). www.iasdmr-fortaleza.org

exercer uma influência positiva sobre as filhas? Lucas 17:32. B. Que mulher a Bíblia destaca, no Antigo e no Novo Testamento, por ter falhado em exercer uma influência positiva sobre as filhas? Lucas 17:32. “A esposa de Ló foi mulher egoísta, irreligiosa [...].” (Patriarcas e profetas), p. 174. “Ao mesmo tempo em que seu corpo estava sobre a planície, o coração apegava-se a Sodoma, e ela pereceu com a mesma. Rebelara-se contra Deus porque os juízos dEle envolviam as posses e os filhos na ruína.” — Ibidem, p. 161. www.iasdmr-fortaleza.org

C. Por que tudo quanto Acã tinha, incluindo seus filhos, foi destruído com ele? Josué 7:15, 20, 21 e 25. “[...] todos que estavam ligados a Acã também foram submetidos ao castigo de Deus [...] por não terem sido ensinados e educados segundo os ensinamentos que lhes foram dados na grande norma da lei de Deus. Os pais de Acã haviam educado o filho de tal maneira que este se sentia com liberdade para desobedecer à Palavra de Deus. Os princípios inculcados na sua vida levaram-no a lidar com seus filhos de tal maneira que estes também foram corrompidos. A mente age e reage sobre a mente, e o castigo, que incluiu os parentes de Acã e ele mesmo, revela o fato de que todos estavam envolvidos na transgressão.” (Orientação da criança), p. 234. www.iasdmr-fortaleza.org

4. OS ISRAELITAS EXIGEM UM REI A. Que desculpa os israelitas usaram para apoiar seu plano de ter um rei que governasse sobre a nação? 1 Samuel 8:4 e 5. “Os casos de abusos praticados entre o povo [de Israel] não foram referidos a Samuel. Houvesse se lhe tornado conhecida a má conduta de seus filhos, ele os teria retirado sem demora; mas isso não era o que os suplicantes desejavam. Samuel viu que o real motivo era o descontentamento e o orgulho, e que seu pedido era o resultado de um propósito deliberado e decidido.” — (Patriarcas e profetas), p. 604. www.iasdmr-fortaleza.org

B. Quando Samuel orou ao Senhor a respeito do pedido do povo, o que Deus lhe disse? 1 Samuel 8:6 e 7. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. www.iasdmr-fortaleza.org

C. O que o povo respondeu a Samuel quando não quiseram aceitar a admoestação do Senhor? Como o erro deles afetou-lhes o relacionamento com Deus? 1 Samuel 8:19 e 22. Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras. www.iasdmr-fortaleza.org

5. O POVO EXIGE UMA MONARQUIA A. Por que os filhos de Israel acreditavam que a monarquia seria a melhor forma de governo para eles? 1 Samuel 8:19 e 20. Qual era o verdadeiro problema? Deuteronômio 1:30-32; 1 Samuel 10:17-19. “Dissensões internas debilitaram-nas [às tribos de Israel]; estavam continuamente expostas à invasão de seus adversários gentios, e o povo começava a crer que, a fim de manter sua posição entre as nações, as tribos deveriam unir-se sob um forte governo central. Afastando-se da obediência à lei de Deus, desejaram libertar-se do governo de seu divino Soberano; e assim o pedido para terem um rei generalizou-se por todo o Israel.” — (Patriarcas e profetas), p. 603. www.iasdmr-fortaleza.org

B. Como o povo aclamou o benjamita Saul rei de Israel mesmo antes de ele ser empossado? 1 Samuel 10:20-24. Tendo, pois, Samuel feito chegar todas as tribos, tomou-se a tribo de Benjamim. E, fazendo chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, tomou-se a família de Matri; e dela se tomou Saul, filho de Quis; e o buscaram, porém não se achou. Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem. E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima. Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei! www.iasdmr-fortaleza.org

Mas os filhos de Belial disseram: É este o que nos há de livrar? C. Por que alguns dentre o povo estavam insatisfeitos por Saul ter sido escolhido, particularmente porque Benjamin era uma das menores tribos? 1 Samuel 10:27. Mas os filhos de Belial disseram: É este o que nos há de livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes; porém ele se fez como surdo www.iasdmr-fortaleza.org