Relato de um problema logístico no país

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Transcrição da apresentação:

Relato de um problema logístico no país Logística no Brasil Relato de um problema logístico no país

Cenário de logística do Brasil. Trecho Cachoeira/ São Félix Bahia Trecho Retirado do Artigo “Um setor à beira do colapso”, de Ernesto Borges, Revista Conjuntura Econômica, página 26, Julho de 2005.  “São Aproximadamente 12 minutos de um pesadelo logístico, com cenas explicitas de arcaísmo, de inoperância, capazes de levar os espectadores a profundo desânimo, principalmente a da passagem dos trens pelas cidades baianas de Cachoeira e São Félix.” 

A ponte       A ponte D. Pedro II fora construída em meados do século XIX com o propósito de ser uma ligação ferroviária entre as cidades de São Félix e Cachoeira. Sua estrutura é de vigas de metal com madeira. Até 2007, seu estrado era de madeira e fora trocado pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária da linha férrea que passa por ela, visando uma maior segurança para pedestres e carros. Entretanto, A Ponte Dom Pedro II é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o que não torna possível a modificação de sua estrutura.

O problema       Hoje o trem da FCA leva 1h15 para passar na ponte de 800 metros, caracterizando um       estrangulamento. O problema se deve ao estado precário da estrutura da Ponte D. Pedro II, que impede que os vagões façam a travessia de uma única vez. Os vagões são puxados de um município a outro, pela ponte, em grupamentos pequenos (às vezes, as composições chegam a ter 45 vagões).

As Obras O Programa Estadual de Logística de Transporte (Peltbahia) identificou o problema como emergencial. Assim, foi feito um convênio entre o governo do estado, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e a prefeitura de São Félix para licitação da obra que vai retirar o trânsito ferroviário de dentro das cidades. Trata-se da construção, de uma ponte ferroviária no rio Paraguaçu e de um ramal ferroviário de 17 quilômetros. Os investimentos, de R$ 130 milhões, provêm do orçamento da União e teria sua data de início para outubro de 2006.

Andamento do projeto Julho de 2006 - O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou a liberação de R$ 28 milhões para o início das obras do contorno ferroviário de São Félix e Cachoeira, num investimento total de R$ 134 milhões. Outubro de 2006 – início das obras; Agosto de 2007 – Embargamento das obras; Janeiro de 2010 -  Até a presente data ainda esta se esperando a adequação do projeto às exigências do Iphan, portanto, desde o momento da  paralisação dos trabalhos, em 2007, fora executado apenas 2 km de terraplenagem e serviços de drenagem.   

Cenário Atual       Hoje, no canteiro de obras, há apenas quatro vigias que se revezam para tomar conta do local. Dos R$ 134 milhões previstos de investimento, o governo federal só chegou a empenhar R$ 2,8 milhões da obra, que deveria estar pronta desde o segundo semestre de 2008. Espera-se que seja licitada a adequação do projeto atendendo às reivindicações ambientais. No orçamento 2009 do Dnit, Houve a previsão de investimento de R$ 12 milhões para a obra.

Fontes Fontes: Prefeitura de São Félix - http://www.saofelix.ba.gov.br/ferrovia.html  Jornal a tarde - http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1328481                          http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf? id=870655  Jornal o Guarany- http://jornaloguarany.blogspot.com