A TV ANTI-EDUCATIVA Valdemar W. Setzer

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Transcrição da apresentação:

A TV ANTI-EDUCATIVA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS 1. Introdução  2. O que é a TV? O aparelho 3. O que é a TV? O telespectador 4. O que é a TV? Os programas 5. O que é educação? 6. A TV educa? 7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 1. Introdução Título sugerido pela comissão da Semana de Licenciatura do IME-USP, out. 2008 TV é o meio eletrônico mais difundido > 1,4 bi aparelhos instalados (NationMaster, 2003) Pelo menos metade da humanidade vê TV todos os dias (3 bi de pessoas) EUA, Brasil, ... ~ 100% dos lares têm É impossível fazer uma pesquisa dos efeitos com um grupo de controle grande que não vê TV Há uma vasta literatura científica mostrando os efeitos negativos da TV Só mostram os efeitos – vamos ver por que eles ocorrem Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução  2. O que é a TV? O aparelho 3. O que é a TV? O telespectador 4. O que é a TV? Os programas 5. O que é educação? 6. A TV educa? 7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 2. O que é a TV? O aparelho Imagem Feita por varredura; formada pela retina; 30 quadros/seg TV digital (LCD ou plasma): somente os pixels que mudam são alterados Extremamente grosseira (300.000 pontos na TV analógica) Em pessoa focada por inteiro não se vêem detalhes e expressão do rosto Por isso nas novelas e notícias foca-se apenas do tórax para cima Campo visual extremamente limitado (6°, em aparelhos de tamanho normal) Fóvea (área de nitidez): 2° Pára a varredura normal do olho Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

2. O que é a TV? O aparelho (cont.) Som Pontual, fixo, metálico, distorcido Comparar com rádio FM Não sai do local da boca de quem está falando Não muda de timbre com a posição do aparelho Em geral gritado vamos entender o por quê disso Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução   2. O que é a TV? O aparelho 3. O que é a TV? O telespectador 4. O que é a TV? Os programas 5. O que é educação? 6. A TV educa? 7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador Características físicas Estático, confortavelmente instalado Sentidos Apenas visão e audição estão ativos, mas extremamente parciais Anti-educação da visão: não adianta chegar mais perto que a imagem não melhora, pelo contrário Ambiente em penumbra Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Estado de consciência Desatenção, sonolência, semi-hipnótico Já demonstrado com pesquisas neuro-fisiológicas Ex.: Krugman (1977), Kubey e Csikszentmihalyi (1990) f No.de ondas Leitura f No.de ondas ½ min de TV Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Pensamentos Abafados, inconscientes Associação automática das imagens e sons com conceitos Comparar com a leitura, onde a associação com conceitos é necessariamente consciente senão não se absorve o conteúdo (“o que li, mesmo?”) Sentimentos Ativados pelas imagens e sons, em situações virtuais, isto é, irreais Vontade (ações) Abafada Não há ação física Nem esforço de concentração mental Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Consequências Telespectador gasta menos energia do que se estivesse deitado sem dormir! (Klesges et al. 1993) Excesso de peso Inatividade física e mental + junk food (da propaganda)  aumento de peso  aumenta inatividade física + TV + junk food  aumento de peso Epidêmicos nos EUA Acostuma a não-compreensão devido às imagens rápidas e fala sem conexão com as imagens (ver noticiários)  obesidade Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Consequências (cont.) Prejudica a imaginação pois imagens já vêm prontas Não dá para imaginar outra coisa Problema de todos os aparelhos com tela exibindo figuras ou animação! e portanto a criatividade Criatividade = fantasia + concretividade (D. di Masi) Dificuldade em resolver problemas Causa de piora no rendimento escolar? Diminui o interesse social (pelo outro) pois o que é transmitido é irreal no tempo e no espaço Não há a personalidade (Eu) do outro à frente produz dificuldade de relacionamento Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Consequências (cont.) O telespectador não domina a TV, é dominado por ela “ESPECIALISTA é a pessoa que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, até saber tudo sobre nada” (Michael Garrett Marino [?]) TELESPECTADOR é a pessoa que sabe cada vez menos sobre cada vez mais, até saber nada sobre tudo (VWS) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Consequências (cont.) Estudos científicos (estatísticos) – ver descrições e referências em meu artigo, em meu site, “Uma matéria de capa, educacionalmente maléfica, da revista Veja”, item 4 1. Excesso de peso e obesidade (Hancox et al. 2004, Goldfield et al. 2006) 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros (N. Wong et al. 1992, Hancox et al. 2004, Spitzer 2005) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Consequências (cont.) Estudos científicos (cont.) 3. Aumento de problemas de atenção e hiperatividade (Christakis et al. 2004) 4. Aumento da agressividade e comportamento antisocial, inclusive intimidação (bullying) (Barry 1997, Seawall 1997, Robinson 1998, Centerwall 1992, Myrtek e Scharff 2000, Huesmann et al. 2003, Zimmerman et al. 2005) 5. Produção de depressão e medo (G. Gerbner et at. 1990, Spitzer 2005) 6. Dessensibilização dos sentimentos (Molitor & Hirsh 1994, Myrtek & Scharff 2000, Anderson et al. 2003), Funk et al. 2004) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Consequências (cont.) Estudos científicos (cont. 7. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo (Seawall 1997) 8. Prejuízo para a leitura (Koolstra et al. 1997, Ennmoser 2003) 9. Diminuição do rendimento escolar (Myrtek & Scharff 2000, Hancox 2005) 10. Confusão de fantasia com realidade (Spitzer 2005) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Consequências (cont.) Estudos científicos (cont. 11. Produção de isolamento social (Kraut et al. 1988, Myrtek & Scharff 2000, Ward 1996) 12. Aceleração do desenvolvimento (Brown 2006) 13. Perda da criatividade (Singer 1995) 14. Aumento de chance de autismo (Waldman, Nicholson & Adilov 2006) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Audiência infantil O Estado de São Paulo, suplemento TV e Lazer, 12/10/08, p. 5: “Crianças brasileiras passam em média 4 horas por dia em frente à TV” Big Brother Brasil: “audiência composta por mais de 20% de crianças” (4 a 11 anos) Levantamento do canal infantil Nickelodeon: “38% das crianças assistem TV entre 22 e 24h00 de 2a. a 6a. feira. Nos finais de semana, esse montante sobe para 49%.” P. 4: “Entre os programas com maior platéia infantil autualmente estão A Favorita, Domingo Legal, Raul Gil, Pânico na TV! e “Os Mutantes.” Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Audiência infantil (cont.) 4 horas por dia em frente à TV de 4 a 11 anos: 4 x 30 x 12 x 8 = 11.520 horas!!! Horas na escola: 5 x 5 x 4,5 x 10 x 8 = 9.000 horas (isso se não há TV, como é comum nas creches) Aos 18 anos, os jovens têm em geral mais de 20.000 horas de lixo mental gravados em seu sub- e inconsciente! É impossível que isso não os influencie Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? O telespectador (cont.) Historinha “Ontem, minha esposa e eu estávamos sentados na sala, falando das muitas coisas da vida. Falávamos de viver ou morrer. Então, eu lhe disse: – Nunca me deixe viver em estado vegetativo, dependendo somente de uma máquina e líquidos. Se você me ver nesse estado, desligue tudo o que me mantiver nele, por favor!!! Ela se levantou, desligou a televisão e jogou minha cerveja fora.” Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução   2. O que é a TV? O aparelho  3. O que é a TV? O telespectador 4. O que é a TV? Os programas 5. O que é educação? 6. A TV educa? 7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 3. O que é a TV? Os programas Devido ao estado de sonolência, os programas devem ser agitados (tipo show – cf. Neil Postman, Amusing Ourselves to Death) Imagens rápidas Exercício: contar quantas mudanças de imagem ocorrem por minuto (zoom, mudança de lado, de cena, etc.) Minha contagem recente: Programas normais ~20/min Video-clips ~60/min Psiquedélicos! Se a imagem parar, o telespectador passa da sonolência para sono profundo Alguns têm proteção natural e adormecem logo que ligam o aparelho ou acham o programa monótono e mudam de canal Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? Os programas (cont.) Devido ao pensar e querer (ações) abafados, e ativação dos sentimentos, os programas devem apelar para emoções intensas Conflitos pessoais daí as novelas! Erotismo Esportes violentos, “torcida” Atenção: Cenas agitadas, tipo show Imagens rápidas Emoções intensas + imagens e sons grosseiros Daí o casamento perfeito entre TV e violência (ver meu artigo com esse nome) = Violência!!! Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? Os programas (cont.) Telespectador em estado de sonolência, semi-hipnótico + gravação de todas as vivências, no caso principalmente no sub- e inconsciente  ideal para propaganda Daí o casamento perfeito entre TV e propaganda! Susan Linn, em Crianças do Consumo: a infância roubada (Instituto Alana), p. 132: Em 2002 só o MacDonald’s, só nos EUA, só na TV, gastou em propaganda 510,5 milhões de dólares. Por que??? Por que funciona! Como??? Induzindo o consumo inconsciente! Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

3. O que é a TV? Os programas (cont.) O que vendem as estações de TV? Número de telespectadores para anunciantes! Elas transmitem O que mais atrai os telespectadores mantém-nos despertos (mas em sonolência) e não o que eticamente elas deveriam transmitir Típico do capitalismo selvagem Auto-controle jamais funcionou e jamais vai funcionar E as estações públicas ou culturais? Têm o mesmo problema de terem audiência, senão o gasto público não se justifica Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução   2. O que é a TV? O aparelho  3. O que é a TV? O telespectador  4. O que é a TV? Os programas 5. O que é educação? 6. A TV educa? 7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 5. O que é educação? Processo extremamente lento Ex.: 1000 horas para ensinar tabuada e aritmética Produz um amadurecimento global gradativo Ordem precisa (complexidade crescente) Não se ensina Gramática antes de aprender a ler Ler em língua estrangeira antes de ler na língua pátria Álgebra antes de aritmética Geometria no espaço antes da plana Fisiologia antes de anatomia ... Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 5. O que é educação? (cont.) Contexto em relação ao aluno Professora dá aula hoje baseada no que deu ontem Idealmente, um mesmo assunto de maneira diferente para cada idade Idealmente, levando em conta a cultura local Idealmente, conhecendo cada aluno na classe e dirigindo-se a ele Por isso, na Pedagogia Waldorf, há o Professor de Classe Idealmente, acompanha a classe durante todo o ensino fundamental dando todas as matérias gerais (menos educação física, línguas estrangeiras, artes, artesanato) Raramente dá problema (pois ele cresce com a classe) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 5. O que é educação? (cont.) Contexto em relação ao aluno (cont.) Respeito pela individualidade do aluno Respeito pelo desenvolvimento global do aluno Ensino deve ser adequado à idade Antigamente havia esse conhecimento intuitivo: Escolarização (ex.: aprender a ler) só ao redor de 7 anos Depois: entrada no Ginásio (5a. série; 6a. na seriação nova) só completando 11 anos até 30/6 do ano Ensino médio começava aos 15 anos; começava o ensino realmente intelectual Universidade aos 18 anos Ensino orientado Contra o ensino libertário (aluno faz o que quer) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 5. O que é educação? (cont.) Radicalismo A educação sempre foi radical No sentido de se evitar tudo o que é educacionalmente prejudicial. Exs.: Qual a cantina de escola que vende cigarros e cerveja para os alunos? Qual o pai que deixa os filhos brincarem em rua movimentada? Qual a escola que dá educação sexual na 1ª série do ensino fundamental? Aliás, não deveria dar em nenhuma série, pois é uma questão muito íntima, que depende da maturidade de cada aluno, e portanto deveria ser tratada individualmente, a menos de aulas de biologia Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 5. O que é educação? (cont.) Finalidades básicas Desenvolvimento harmônico de capacidades Sociais Ex.: cooperação e não competição Toda competição é antisocial Interesse social, sensibilidade social, compaixão, responsabilidade social, ação social Artísticas TODAS as artes Todas as matérias no ensino fundamental dadas artisticamente Ver os resultados da Pedagogia Waldorf! Intelectuais Mais importantes: habilidades linguística e lógico- matemática Aquisição de conhecimentos Mas não é o mais importante! Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 5. O que é educação? (cont.) Finalidades básicas (cont.) Desenvolvimento gradativo de Individualidade Autoconsciência Positividade Espírito crítico (sem perder a positividade) Somente a partir do ensino médio!!! Serenidade Não se deixar levar pelos sentimentos e impulsos de vontade Reconhecimento da existência de limites e respeito a eles Próprios e dos outros Livre-arbítrio Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 5. O que é educação? (cont.) Finalidade final “Nosso maior objetivo deve ser a formação de seres humanos livres com capacidade de, por si próprios, estabelecerem metas e direções para suas vidas” Rudolf Steiner, fundador da Pedagogia Waldorf Ver o resultado da PW em 16/11/08 na exposição de trabalhos do ano de todas as classes no Bazar Natalino da Escola Waldorf Rudolf Steiner de S.Paulo, R. Job Lane 900, Alto da Boa Vista, Sto. Amaro (tel. 5523-6655) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução   2. O que é a TV? O aparelho  3. O que é a TV? O telespectador  4. O que é a TV? Os programas  5. O que é educação? 6. A TV educa? 7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 6. A TV educa? Ela faz justamente o contrário do que deveria ser a educação: Condiciona Prejudica a consciência Prejudica o pensar Prejudica a fantasia e a criatividade Dessensibiliza e banaliza os sentimentos Prejudica a força de vontade Brutaliza os sentimentos e as ações Prejudica a sociabilidade Induz agressão e violência Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 6. A TV educa? (cont.) Prejudica a capacidade de concentração Dá informações fragmentadas e desconexas Prejudica a integração com o ambiente cultural Ridiculariza a natureza e o ser humano Ex.: desenhos animados (sempre caricaturas) Prejudica a moral e a ética Vicia (o estado de sonolência, esquecer dos problemas, excitação das emoções, etc.) Marie Winn: The Plug-in Drug Induz mentalidade cientificista incluindo a de que o ser humano é uma máquina Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 6. A TV educa? (cont.) Portanto, A TV ANTI-EDUCA Se ela produz algum benefício educacional, ele é infinitamente suplantado pelos prejuízos! Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução   2. O que é a TV? O aparelho  3. O que é a TV? O telespectador  4. O que é a TV? Os programas  5. O que é educação?  6. A TV educa? 7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 7. O que fazer – no lar O mais fácil: NÃO TER Evita-se a tentação quase irresistível e a luta interior para resistir Quando não existe no lar, não faz falta!!! Se é para ter: TRANCAR EM UM ARMÁRIO O aparelho não deve fazer parte do ambiente Destrancar, instalar e ligar (quanto mais trabalho, melhor) apenas para UM programa MUITO especial Observar o esforço necessário para desligar Não instalar cabo Se for para ver fotos, também não precisa ficar sempre à disposição Filmes em DVD: são realmente necessários? Há coisas muito mais úteis para se fazer, inclusive em lazer! Lazer deveria ser construtivo, e não destrutivo!!! Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução   2. O que é a TV? O aparelho  3. O que é a TV? O telespectador  4. O que é a TV? Os programas  5. O que é educação?  6. A TV educa?  7. O que fazer – no lar 8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 8. O que fazer – na escola Nunca funcionou! Por falta de conhecimento Minha proposta (para funcionar!): Usar apenas para ilustração (DVD) Apenas a partir da 7ª série Apenas alguns minutos de cada vez Repetir várias vezes entremeando explicações Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa TÓPICOS  1. Introdução   2. O que é a TV? O aparelho  3. O que é a TV? O telespectador  4. O que é a TV? Os programas  5. O que é educação?  6. A TV educa?  7. O que fazer – no lar  8. O que fazer – na escola 9. Conclusões Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 9. Conclusões A sociedade e os indivíduos estão degenerando rapidamente Estamos destruindo a natureza Para mudar tudo isso, é preciso haver Mudanças na maneira de pensar, sentir e agir Mudança na visão de mundo Maneira de encarar o ser humano e a natureza Isso passa necessariamente por uma mudança em relação aos meios eletrônicos TV: deve deixar de ser um veículo de lazer um veículo para obter informações parte da família Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

TV: a pior tragédia que já aconteceu para a humanidade 9. Conclusões (cont.) TV: a pior tragédia que já aconteceu para a humanidade (pela extensão e pelo tipo de uso) Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 9. Conclusões (cont.) Video games Violentos: muitíssimo piores do que a TV Condicionam não só pela imagem, mas também pela ação! De estratégia Induzem a mentalidade de que o mundo é daquele jeito Mas é um jeito simulado matematicamente com poucas variáveis; não tem nada com a realidade Com crianças e adolescentes: força raciocínio lógico- simbólico antes da maturidade certa Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 9. Conclusões (cont.) Computador Força linguagem formal e pensar lógico- simbólico Prejudica a capacidade de pensar, a criatividade, etc. Induz indisciplina mental Crianças e adolescentes até 16 anos só querem brincar com ele Produz uma imensa perda de tempo Internet Apresenta um espaço libertário Contrário à necessária orientação e disciplina na educação Acesso a conteúdos impróprios para a idade Crianças e adolescentes são ingênuos: perigo! (ver meu artigo “Como proteger seus filhos a Internet”) Não devem usar a Internet sozinhos!!! Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08

Federico Mayor Zaragoza Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 9. Conclusões (FIM!) “O problema não é o mundo que vamos deixar para nossos filhos, mas que filhos vamos deixar para o mundo” Federico Mayor Zaragoza Ex-diretor geral da UNESCO, presidente da Fundación para una Cultura de Paz “Deixe as crianças serem infantis: não lhes dê acesso a TV, jogo eletrônico e computador/Internet” www.ime.usp.br/~vwsetzer Valdemar W. Setzer – TV anti-educativa 20/10/08