10 Coisas que você precisa saber sobre a TV Digital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 RODA DOS GÊNEROS DA TV DIGITAL 1- Background e apresentação Autoria, criação e coordenação do projeto: José Carlos Aronchi – Radialista e Jornalista.
Advertisements

Valdecir Becker Carlos Montez Carlos Piccioni Günter Herweg
(E Outras 12 Razões Para Vender)
Construindo o Modelo de Gestão Brasileiro
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA.
Sistema Brasileiro de TV Digital
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
Elementos de Hardware e Software.
Algoritmo de Escalonamento para Aplicações em uma Grade Computacional Extensível aos Receptores Digitais de Televisão Bruno Guazzelli Batista Orientadora:
Professor Victor Sotero
GERENCIAMENTO DE REDES
A evolução da TV e o surgimento da TV de LCD
CRONOGRAMA Pós-Produção: setembro a dezembro – finalização, mixagem, cópias. Lançamento: verão 2007.
A grande rede mundial de computadores
BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT)
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
APRESENTAÇÃO – O FUTEBOL
Televisão Ágata Regina Silva Maíra Helena Vicenzi Centro de Ciências da Educação Curso de Biblioteconomia CIN Ursula 2 ª Fase/2005.
D igita l Estilo de vida Janeiro 2004 vem aí o....
OBJETIVO DE DESEMPENHO
A Indústria Cultural no Brasil
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
HDMI HDMI Escola Estadual Padre Piccinini Pronatec 2013
Ações propostas para o cenário Propaganda Como funciona essa empresa?
Distribuição Nacional e Internacional
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
TREINAMENTO E Avaliação por desempenho BEM-VINDOS !!!
Televisão Digital Paulyne Jucá.
A REGIÃO NORTE É ECONOMICAMENTE PROMISSORA MAS APESAR DISSO, DEVIDO SUA POSIÇÃO GEOGRÁFICA, DIVERSIDADE CULTURAL, DENTRE OUTROS, AINDA NÃO CONTA COM UMA.
TRABALHO DE GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Onde surgiu? A história da televisão digital inicia-se nos anos 1970, quando a direção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) juntamente.
São Paulo 16/03/2007 APRESENTAÇÃO FINAL PROGRAMA DE IMERSÃO RÁPIDA EM CONSULTORIA TV Digital no Brasil Impactos para as Emissoras e Consumidores EQUIPE.
André Luiz Gleiciane Almeida
SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL SBTVD
TV DIGITAL Breno Baeta Diego Cesar Felipe Angelo Warley Junior Wirley Silva.
Sistema ISDB-Tb.
Você quer ser dono do seu PRÓPRIO NEGÓCIO?
Atualmente, o mercado de segurança full HD via cabo coaxial, tem como uma das principais características a sua distância de transmissão anunciada. No entanto,
TV Digital e Interativa Semana Acadêmica da UCPel 2007 – UPGRADE 3.0 Desenvolvimento de Programas para TV Digital e Interativa: processos, stakeholders.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
TV digital Funcionamento Comparativo com a TV Analógica
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
OBJETIVO DE DESEMPENHO
A designação Telefone celular, ou simplesmente "celular" (plural celulares), é a designação utilizada no Brasil. Este termo deriva da topologia de uma.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Telecomunicações TV Analógica, Digital e HDTV
HBO LATIN AMERICA. A HBO Latin America (HBO LAG) é uma empresa fundada em 1991 que pertence a: Sony Pictures Television International, Home Box Office,
UNIÃO. UNIÃO PERSEVERANÇA PAZ PROSPERIDADE AMOR.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara dos Deputados CONVERSORES (SET –TOP- BOXES) 19/dez/2007.
Elementos de Hardware e Software.
Sarah Cristina de Miranda Marques 33 - PHENOM
EduLogica Systems RadioDigiSat
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Como Importar Produtos da CHINA.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
Copyright © 2014 TeleMídia Rafael Diniz Introdução a TV digital interativa.
Blablabla Lorem Ipsum RH NAS BASES Cluster Goiânia.
Apresentação 2015 v1.0.
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ Tecnologias Educacionais.
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal
AGENDA DIGITAL Metas e Desafios. 2 Satélite Internet MP3 Podcasting Celular Concorrência ao Rádio.
Qual é nosso negócio? "A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta, e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto,
Evolução da Televisão Morgana Mattos Garcia.
Transcrição da apresentação:

10 Coisas que você precisa saber sobre a TV Digital clique

A TV digital chegará em dezembro a São Paulo sem um dos seus principais atrativos: a interatividade. Sem a definição dos padrões do middleware, sistema operacional da televisão digital, a tendência é que a indústria lance apenas um conversor simples até o fim do ano. Mas muita gente que ainda não sabe o que é a TV Digital. Veja abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre antes de aderir ao novo sistema.

1. Afinal, o que é TV digital? A TV digital proporciona imagem com maior definição (a resolução média da TV analógica é de 480 linhas, enquanto na digital é de 1.080 linhas) e cores mais vivas, além de som mais rico (a transmissão suporta até seis canais de som - Dolby Digital -, enquanto a analógica suporta somente dois - mono e estéreo). O formato da imagem no sistema digital é widescreen (16:9), como a tela de cinema, diferente do padrão analógico (4:3). Enquanto no sistema analógico a emissora pode enviar apenas um programa por vez, no digital é possível enviar até seis programas simultaneamente, permitindo variar a programação ou oferecer uma experiência mais rica, como assistir um jogo a partir de câmeras diferentes. Além disso, é possível receber informações junto com a programação, como detalhes do que aconteceu no último capítulo da novela, dados estatísticos em um jogo de futebol ou a sinopse de um filme. Por fim, é possível interagir com a programação, votando no time mais cotado para ganhar uma partida pelo controle remoto, por exemplo.

2. Eu vou ter de trocar a minha TV por uma nova? Não. Você poderá adquirir um adaptador, conhecido como set-top box, que permitirá que a TV que você tem em casa receba o sinal digital. Qualquer televisor será compatível com o aparelho, desde que tenha entrada para DVD ou aparelho de videocassete. Porém, se você quiser assistir à TV digital em alta definição, que exige mais linhas de resolução, terá que adquirir um novo aparelho compatível com HDTV (High Definition Television).

3. Minha antena de TV vai para o lixo? Não, o sistema brasileiro foi desenvolvido de forma a aproveitar as antenas externas e internas para a recepção do sinal, tanto as que recebem sinal em UHF, quanto as parabólicas, que operam na banda C.

4. Quando vai custar o set-top box? O preço do set-top box para o consumidor hoje, segundo estimativa do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), seria de cerca de 500 reais, com recursos de interatividade, compatibilidade com alta definição e suporte ao forma MPEG-4. Já segundo dados do CPqD, o custo médio de um conversor no Brasil hoje seria de 400 a 800 reais - de acordo com os recursos disponíveis em cada modelo -, mas poderia chegar a uma faixa de 300 a 700 até a data de início do funcionamento da TV digital no País.

5. Quais as vantagens de ter uma TV ou um adaptador para TV digital 5. Quais as vantagens de ter uma TV ou um adaptador para TV digital? Nenhuma, a qualidade de imagem é a mesma. A única diferença é que a TV digital traz o adaptador embutido.

6. Acabei de comprar um TV de plasma ou uma TV LCD 6. Acabei de comprar um TV de plasma ou uma TV LCD. Elas estão prontas para a TV digital? Não necessariamente. As TVs de LCD e plasma, em geral, possuem a definição mais adequada para a TV digital, o que significa que a imagem será melhor. Mas para receber o sinal digital será preciso adquirir o conversor ou set-top box. Além disso, para receber conteúdo em alta definição, o aparelho deve ser compatível com HDTV (High Definition Television), ou seja, trazer 1.080 linhas de resolução.

7. Vou poder assistir à TV digital no meu computador? Sim, já está sendo desenvolvendo um chip que poderá ser acoplado ao desktop ou ao notebook para receber o sinal digital, com custo médio de 50 dólares (130 reais).

8. Vou poder assistir à TV digital no meu celular? Vai ser paga? Tecnicamente sim e sem nenhum custo (pois a TV aberta é gratuita), mas o modelo de negócio ainda precisa ser definido e isso vai depender de decisões regulatórias do governo e do diálogo entre as indústrias de radiodifusão e telecomunicações.

9. Todos os canais disponíveis na TV aberta hoje vão estar disponíveis de imediato em sinal digital? Não necessariamente. Para migrar para o sistema digital, as emissoras terão que investir na troca de equipamentos, portanto provavelmente as empresas com mais recursos migrarão primeiro.

10. Se eu não comprar o conversor, não vou mais poder assistir a TV aberta? Você poderá assistir normalmente a programação aberta na sua TV atual, pois a previsão de tempo para migração do sistema analógico para o digital é de 10 anos. Até lá, as emissoras são obrigadas a manter a transmissão analógica. Fonte: IdgNow

Conheça os planos das emissoras para a TV digital

As emissoras de TV tiveram de realizar mudanças para o início das transmissões digitais, marcado para 2 de dezembro na Grande São Paulo. Além de passarem a transmitir também em UHF – essa é a freqüência do sinal digital –, a nova tecnologia exige transformações na maneira como as emissoras produzem e filmam seus programas. Com a alta definição da TV digital, por exemplo, detalhes que antes passavam despercebidos para o público ficarão visíveis. Apesar de as emissoras de São Paulo terem canais diferentes para as transmissões analógica (VHF) e digital (UHF), os adeptos à TV digital não precisarão decorar novos números: uma função chamada canal virtual faz com que, ao digitar o número 5, o conversor sintonize a TV Globo transmitida digitalmente (canal 18 no UHF), por exemplo. Foi enviado um questionário com cinco perguntas para emissoras ligadas à estréia da TV digital no Brasil: Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV e Band. O SBT não respondeu ao questionário. Confira as respostas referentes ao início da transmissão digital na Grande São Paulo:

Qual o número do canal UHF da emissora, para as transmissões digitais? Cultura (2 em VHF) - 24 em UHF SBT (4) - 28 Globo (5) - 18 Record (7) - 20 Rede TV (9) - 29 Band (13) - 23

Que tipo de conteúdo em alta definição estará disponível no dia 2/12? Cultura - Nenhum. A emissora ainda não está produzindo nesse formato. Globo - Novela “Duas Caras” e jogos de futebol. Record - A ser definido. Rede TV - Série “Donas de Casa Desesperadas” Band - Todo o conteúdo exibido no horário das 18h à 1h.

Depois da estréia da TV digital, o que terá prioridade para ser filmado em alta definição? Cultura - A emissora afirma não ter como prioridade a transmissão em alta definição. O foco é a multi-programação, “que possibilita maior oferta de conteúdo infantil, educacional, cultural e artístico”. Globo - Depois da estréia com a novela das oito e jogos de futebol, a emissora estuda a possibilidade de produzir conteúdos semanais em alta definição. Record - Novelas, futebol, filmes e séries. Rede TV - Programas jornalísticos e de entretenimento. Band - Novela, jornalismo e esportes.

Que tipo de adaptações a emissora teve de fazer para realizar a filmagem de conteúdo apropriado para a TV digital? Cultura - A emissora adquiriu switchers, servidores e câmeras. Agora, está em processo de adequação das produções para a nova tecnologia, reforma física nas áreas operacionais e treinamento operacional. Globo - A empresa adquiriu soluções específicas para setores técnicos, como vídeo, áudio, iluminação, fotografia, cenografia, maquiagem e figurino. Aos poucos, a emissora também está reformando seus estúdios para adaptá-los às novas tecnologias. Record - Além dos investimentos em equipamentos, teve de fazer adaptações nas produções para o novo formato de tela cheia (16:9) e de alta definição. Rede TV - Adaptações de equipamento na captação, armazenamento, edição, central técnica, exibição e difusão. Além das áreas técnicas, a cenografia, maquiagem e área artística também passaram por adptações para uma maior resolução e diferenciação de enquadramento. Band - A emissora divulga que, em 2007, a previsão de investimento para a implementação da tevê digital é de R$ 40 milhões.  Pesquisa: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL178244-6174,00.html

É SEMPRE BOM PARTILHAR INFORMAÇÕES… Envie este documento a quem você acha que vai se interessar por este assunto. É SEMPRE BOM PARTILHAR INFORMAÇÕES…