POWER USABILITY NA INTERNET

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como pesquisar na internet
Advertisements

Site de relacionamento sério
Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Sobre a High Wire Uma divisão das bibliotecas da Universidade de Stanford (LA-CA) Iniciou em 1995 com a missão de ajudar editores sem fins lucrativos.
Youtube Web 2.0 Rogenilson Galvão. Ctrl vérsias O princípio mais importante da Web 2.0 é desenvolver software aproveitando a inteligência coletiva! Youtube.
Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando.
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
MSN Messenger.
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução
O QUE É UM BLOG? A palavra é uma simplificação do termo weblog.
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
Aula 3: Buscadores ou Sites de Busca
Instrumentos de pesquisa
Downloads Prof. Adauto.
Tutorial da Plataforma MOODLE
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Estamos em Obras!! Construindo o conceito de web 2.0.
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Utilizando recursos especiais do Webnode
Tutorial 09 Como criar uma HP Básica (HP = Homepage) Use a seta do teclado para avançar e recuar.
O Uso Pedagógico do Blog
Dicas para pesquisas no Google
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Eustáquio Júnior Utilização de mecanismos de busca
Sistemas Operacionais
Como elaborar o Jogo da Memória
Tutorial 03 Como elaborar a atividade Cloze Use a seta do teclado para avançar e recuar.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Tutorial 05 Como elaborar a atividade Eclipse Use a seta do teclado para avançar e recuar.
Histórico e conceitos básicos.
Tutorial de Wordpress. Sobre o Wordpress  O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
1. Aprenda o básico sobre o Google
Primeiro Técnico Navegadores.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
TIC 8º ANO (2013/2014) Analise e pesquisa de informação.
ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO UÍGE E-BOOKS : CONCEITOS BASICOS E FASES DE IMPLEMENTAÇÃO Eng. AMOUSSOU DOROTHÉE Msc. em Electrónica e Automação UNIVERSIDADE.
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
DESENVOLVIMENTO WEB I Organização de arquivos, estrutura básica de uma página e TAGs de frases diversas.
REDES SOCIAIS.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Alimentação Saudável Corpo São
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
1º passo Forneça endereço de válido.
Localizando informações na Internet - Ferramenta de busca (
Guia para acesso a Plataforma internacional de pesquisas : Clinical Key Elaborado por: Darcila de Fátima Bozoni Bibliotecária da STRAUD Diretora: Sulamita.
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
Fuçando na Internet Podemos adquirir conhecimentos, aprimorar técnicas, dimensionar nossos interesses, buscar inspirações sobre qualquer assunto...
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
HTML Prof. Geyson Silva.
Correio eletrônico O Webmail é uma ferramenta que possibilita o acesso ao correio eletrônico a partir de qualquer ponto da internet, utilizando-se apenas.
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 9 – 08/05/2013.
TUTORIAL. SABIN AMERICANA Esta base é formulada conforme a bibliografia de Joseph Sabin, bibliófilo americano que viveu entre 1821 e Com.
Blogando Blog como ferramenta de inclusão digital Porto Real – Junho/2009.
Estudo sobre:. O que todo site precisa ter: Conteúdo UsabilidadeEncontrabilidade.
1. Use títulos objetivos Os títulos do seus posts são os principais itens que farão seu blog aparecer mais no Google, então capriche neles! ;D Evite títulos.
Introdução RSS – Rede Social da Saúde Leandro Santos e Andre Menk ou
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Como Divulgar Meu Blog – 20 Fontes de Tráfego Com Apenas 1 Conteúdo.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Transcrição da apresentação:

POWER USABILITY NA INTERNET módulo hands-on :: tirando tudo da internet

Fuçando na Internet a gente pode aprimorar hipóteses, entender dimensões relevantes para a categoria, pré-sacar percepções sobre o assunto...

:: e sim ajudar você a usar melhor as ferramentas A idéia aqui não é indicar sites bacanas :: e sim ajudar você a usar melhor as ferramentas :: Você já pensou, por exemplo, em usar o Orkut para ajudar na identificação de experts, usuários leais, gente que detesta a marca... para usar como amostra e, por exemplo, entrevistar ? para identificar pontos fortes e fracos das marcas ? para começar a desenhar os key-drivers de escolha e motivações dos consumidores ? para delinear atributos de imagem de marca ?

Orkut :: idéias de uso :: Investigar se existem comunidades e o que é dito pelos membros sobre a categoria, as marcas, aspectos que envolvem a escolha, atributos valorizados, dimensões importantes para a categoria...

Orkut :: idéias de uso :: E razões de preferência... Enfim, vc vai lendo e vai se aculturando, levantando hipóteses, ligando pontos, concluindo coisas...

Orkut :: idéias de uso :: Dica # 1: diferentes entradas, diferentes resultados

Orkut :: idéias de uso :: Dica # 2: além de ficar por dentro do que as pessoas falam, que tal identificar o líder, as pessoas influentes e ver se são pessoas que tem o que dizer ? É um recrutamento barato de gente que entende do assunto ou que, simplesmente, come na lanchonete concorrente...

E olha que interessante... Orkut :: idéias de uso :: Além disso vc pode ter descrições das pessoas que compõem o target, fotos do seu dia a dia... E olha que interessante...

:: idéias de uso Orkut :: Alguém tem mais alguma idéia ? :: Deu pra sentir como dá para começar a elaborar hipóteses, pensamentos ?

!!!!!!! :: podem também ser inspiradores Os blogs Eu falaria com esses caras; eu procuraria entender os critérios de avaliação deles – no mínimo... !!!!!!! http://x-salada.blogspot.com/

:: aqui e em outras partes E blog é o que não falta :: aqui e em outras partes www.ahamburgertoday.com/

:: comece pelo Google Mas onde eu acho os blogs legais ? :: google blog search [http://blogsearch.google.com/]

:: uso de operadores Dica para refinar a busca... :: operador “intitle”: Utilizando o operador “intitle” o Google apresentará somente as páginas que possuem o termo buscado citado no título ( title tag). Este resultado nos dá uma noção de quantas e quais são as páginas que possuem foco no termo indicado ao invés de listar aquelas páginas que simplesmente possuem este termo citado no conteúdo.

:: uso de operadores Dica para refinar a busca... :: operador “inurl”: Assim como o operador “intitle”, o operador “inurl” nos mostra somente aqueles resultados onde o termo indicado aparece no endereço da página. Também utilizado para indicar as páginas com maior foco no termo em questão.

:: e/ou parta para algo mais sofisticado Mas onde eu acho os blogs legais ? :: e/ou parta para algo mais sofisticado :: technorati [www.technorati.com] .: busca em blogs sobre assuntos determinados. Monitora tudo o que rola em tempo real sobre determinado assunto. E você pode assinar e ir acompanhando os assuntos no dia a dia. .: exercício: monte sua conta no Technorati e mande acompanhar os temas “account planning” e burger / brinque com o idioma

:: e/ou parta para algo mais sofisticado Mas onde eu acho os blogs legais ? :: e/ou parta para algo mais sofisticado :: technorati [www.technorati.com]

Parênteses: RSS

:: para acompanhar seus blogs Mas onde eu acho os blogs legais ? :: para acompanhar seus blogs :: bloglines [www.bloglines.com]

:: para acompanhar seus blogs Mas onde eu acho os blogs legais ? :: para acompanhar seus blogs :: google reader [www.google.com/reader] Atalhos: > N (next) > P (previous) > V (abre página)

:: para acompanhar seus blogs Mas onde eu acho os blogs legais ? :: para acompanhar seus blogs :: netvibes [www.netvibes.com]

:: pode ser por associação Mas onde eu acho os blogs legais ? :: pode ser por associação :: similicio.us [http://similicio.us/] .: busca sites correlatos

:: pode ser por associação Mas onde eu acho os blogs legais ? :: pode ser por associação :: ou no próprio Google... .: busca sites correlatos

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: a primeira coisa é melhorar a sintaxe, os parâmetros de busca. SEM ASPAS COM ASPAS

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: pergunte de tudo que é jeito: “fast food trends” “fast food”+innovation McDonalds McD “Burger King” In-n-out Burger Wendy´s burger innovation "gourmet burger“ “burger business” “burger eateries” eateries innovation eateries niche Use os idiomas que puder – os resultados são bem diferentes nos portais locais (.com, .br, .fr, .it, .es, .jp, .kr...)

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: descubra correlações, nomes, associações... tudo o que puder levar a sites e leads interessantes. Entidades/ Associações Feiras do setor Nomes das marcas/ dos diretores de marketing/ dos presidentes Veículos especializados pense na categoria de um jeito amplo: FOOD > FAST FOOD > RESTAURANT > BURGER pense em categorias análogas/ correlatas http://search.yahoo.com/dir

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: entenda o que é a barrinha (todos os serviços) – imagens, vídeos, blogsearch, news, audio...

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: google images [http://images.google.com/]

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: Google Faces: retorna apenas rostos. Rode sua busca no Google Images. Ex. Obama Depois, acrescente &imgtype=face no fim da URL com os resultados (lá em cima no navegador) Dê um enter

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: live [http://search.live.com/images/results.aspx] - scroll infinito

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: altavista [http://www.altavista.com/image/default] filtros ainda mais bacanas !

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: fotologs/ flickr [www.flickr.com] Uma espécie de antropologia virtual...

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: fotologs/ flickr [www.flickr.com] Ferramentas para usar o Flickr http://flickrleech.net http://www.airtightinteractive.com/projects/flickr_postcard_browser/app/ http://www.airtightinteractive.com/projects/related_tag_browser/app/ Escreva com imagens: http://metaatem.net/words/ http://www.quasimondo.com/clockr.php Rede Social : http://www.marumushi.com/apps/flickrgraph/flickrgraph.cfm

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: outras ferramentas Gerador de notícias: http://www.gaxed.com Gerador de teclado: http://www.glassgiant.com/custom_keyboard/?l1=&size=large

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: outras ferramentas (dicas do pessoal da JWT) Sopa de letrinhas: http://www.redkid.net/generator/soup/sign.php Gerador de Lousa: http://www.glassgiant.com/back_to_school/?l1=&classtype=math&size=large

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: outras ferramentas (dicas do pessoal da JWT) Escrevendo com prédios do Google Earth: http://www.geogreeting.com/main.html Gerador de claquete: http://www.fodey.com/generators/movie/clapper_board.asp

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: outras ferramentas (dicas do pessoal da JWT) Gif animado de uma placa de Neon: http://www.imagechef.com/ic/make.jsp Hollywood Signs http://www.glassgiant.com/hollywood_sign/ Gerador de Latte Art Warholizer http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php Fonte em forma de zumbi http://e-zombie.com/ Kubik Generator http://www.dumpr.net/rubik.php Gerador de fotos estilo Polaroid http://lab.rails2u.com/polaroize/ Gerador de Neon http://www.gaxed.com

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: Cool Iris (Dica do Hiro, da DDB Londres) [http://cooliris.com/]

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: getty images [http://creative.gettyimages.com/] Além de fotos bonitas para a sua apresentação pode trazer idéias de momento de consumo, de motivação, de sentimentos associados...

:: já que o assunto é imagem Um parênteses :: já que o assunto é imagem :: getty images [http://creative.gettyimages.com/]

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: google news Você pode ler o que se fala sobre o assunto que está investigando, sobre a marca, os concorrentes...

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: varie a fonte, obtenha mais resultados / ex. yahoo news / LIVE SEARCH http://search.yahoo.com/?ek=0&ek=1

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: maravilhe-se com a busca por filetype Busca por filetype burger filetype:ppt burger brand filetype:ppt burger filetype: pdf burger filetype: xls burger filetype: doc UAU !!!

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: agilize com a busca esperta dentro do site A comunicação do Mc Donald´s em dois cliques !!! Busca dentro do site: palavra site:www.nomedosite.com advertising site:www.mcdonalds.com/

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: tradutores: babelfish [http://babelfish.altavista.com/] :: experimente: www.watch.impress.co.jp/game/docs/20050215/pepsi.htm

:: debulhando os portais de busca Google, Yahoo, MSN Search ... :: debulhando os portais de busca :: do google :: experimente: www.watch.impress.co.jp/game/docs/20050215/pepsi.htm

Pegando vídeos do You Tube e da Internet

:: útil, muito útil Outro parênteses :: www.youtube.com Pra baixar os vídeos do You Tube: 1) Pegue a URL do filme 2) Vá até um site que baixe o FLV http://keepvid.com/ 3) Renomeie o arquivo como .FLV 4) Use um conversor de FLV - FLV Converter ou iSquint :: www.youtube.com

:: útil, muito útil Outro parênteses :: www.youtube.com Pra baixar os vídeos do You Tube: 1) Pegue a URL do filme 2) Vá até um conversor online como o http://vixy.net/

:: útil, muito útil Outro parênteses :: Video Download Helper [https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/3006] Para outras páginas que não só o You Tube. Ex. AdCritic, Ad Forum, BoardsMag Usar o Video Download Helper, add-on do Firefox para baixar e depois converter com FLV Converter (PC) ou iSquint (Mac)

:: útil, muito útil Outro parênteses :: quando o vídeo é em streaming, em um flash que não tem jeito... No Mac: Apple Snapz Pro [ambrosia software] No PC: SnagIt ! [techsmith]

:: útil, muito útil Outro parênteses :: no Macintosh: > Só funciona no Safari > Janela Activity (descobrir URL) > Jogar na janela downloads > Converter com iSquint

:: bugmenot economiza seu tempo Senhas :: bugmenot economiza seu tempo :: coloque a URL do site – quem sabe... http://www.bugmenot.com/

Entendendo de onde veio :: a origem das coisas e definições :: pode ser inspiração. Às vezes o básico e óbvio nos falta. Outras, a origem e etimologia dizem bastante. Use e abuse. wikipedia [www.wikipedia.org]

:: perfis de marcas/ empresas Usos da wiki :: perfis de marcas/ empresas wikipedia [www.wikipedia.org]

:: mapeamentos mundiais de categorias em minutos Usos da wiki :: mapeamentos mundiais de categorias em minutos wikipedia [www.wikipedia.org] Tente tb. mobile phone operator

Quer mais inspiração ? Sites legais ? :: surpreenda-se com o del.icio.us :: del.icio.us [http://delicious.com/] Crie sua conta, use tags universais, amplie sua rede Por enquanto, brinque com os meus: del.icio.us/prizzo del.icio.us/network/prizzo del.icio.us/planning del.icio.us/prizzo/advertising del.icio.us/prizzo/trends

Compactador de powerpoint :: de 100 Mb para 2 Mb – que tal ?! :: NXPowerLite [http://www.nxpowerlite.com]

:: suba e baixe arquivos FTP de graça :: suba e baixe arquivos :: rapidshare [http://www.rapidshare.de/] :: you send it [http://www.yousendit.com/]

Obrigada ! Paula Rizzo www.paularizzo.com/