Classe de palavras aberta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classes de palavras: o adjetivo
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
ESTUDO DO VERBO.
TESTAMENTO DE UM CÃO PATY PERRUD.
Os dentinhos zangados.
A gota de água que precisava de tomar banho
9º ANO UNIDADE IV Intersecção e Reunião de Intervalos
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
NOSSOS VELHOS Martha Medeiros.
O dia em que quase perdemos o
Classes de palavras: o nome
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
A ASSOCIAÇÃO (texto de autoria desconhecida, recebido pela Internet)
Programação e Sistemas da Informação
O que são os pronomes pessoais??
OS NOMES.
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
O Palhaço e o Nariz.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
- Quando for grande quero ser maçã!
Uma antiga lenda norueguesa narra este episódio sobre um homem chamado Haakon, que cuidava de uma ermida à qual muita gente vinha orar com devoção.   Nesta.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O NOME.
Determinantes. Determinantes a caneta / o lápis (género feminino ou masculino) Determinantes artigos são as palavras que aparecem antes dos nomes.
Adjetivos. Adjetivos Exemplo: tempo bom / bom tempo Adjetivos qualificativos são palavras que indicam características e qualidades dos nomes. Os adjetivos.
Substantivo, artigo e adjetivo
APREDENDO A ORAR.
ANO VELHO ANO NOVO Encerra-se mais um ano em sua vida...
Alcatéia: De Lobos. Definição:
Consertando o Mundo....
Eu vim para você. Então,.
Classes abertas de palavras
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
A Abóbora Gigante Autor: Erica Silverman Ilustrador: S.D. Schindler
CLASSE GRAMATICAL Nome (substantivo).
Língua Portuguesa – 7º Ano
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
Classes de palavras: o nome
Uma flor muito rara... Ela tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um ótimo emprego. Mas não conseguia conciliar o trabalho e seus.
Encontros Marcados.
CLASSE DE PALAVRAS Classe Aberta / Classe Fechada
NOMES Flexão.
E você, quem escolheria? Uma mulher regava o jardim de sua casa.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Determinantes Subclasses.
Pronomes pessoais. Pronomes pessoais Os pronomes pessoais são as palavras que se usam em vez dos nomes e indicam as pessoas que intervêm no discurso.
AÇÚCAR.
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
A c u c a r By Jorge Corrêa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Classes de palavras: O nome.
Filosofia para a Velhice George Carlin, aos 102 anos. (absolutamente brilhante) SE NÃO LERES ISTO ATÉ AO FIM, TERÁS PERDIDO UM DIA DE VIDA. QUANDO TIVERES.
Açúcar.
A Tábua.
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
Perspectiva Benvenistiana
Pequenas Decisões Grandes Mudanças.
Como identificar nomes, adjetivos e verbos
Subclasses dos nomes. Subclasses dos nomes Nome próprio Quando se refere a uma entidade particular, individualizada. Escreve-se com letra maiúscula.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Bases de dados relacionais
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
Língua Portuguesa I Um rato na máquina de café
Classes de palavras: o nome Porto Editora. O nome pertence a uma classe aberta de palavras, o que significa que a evolução da língua acrescenta constantemente.
Disse Jesus: “Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos!...
Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.
Transcrição da apresentação:

Classe de palavras aberta Nome Classe de palavras aberta

O nome pertence a uma classe aberta de palavras (porque é constituído por um número ilimitado de vocábulos ao qual se juntam constantemente novos elementos). Varia em género, número e, em alguns casos, em grau.

SUBCLASSES DO NOME  

Nome próprio Nome comum Nome comum contável – indica um ser, pessoa, entidade ou região única e individual. Ex.: Cândida, Portugal, Alcobaça, Zara.   Nome comum - indica seres, sentimentos, ou entidades não individualizados. Ex.: estante, cadeira, música, arroz, alegria. Nome comum contável - aquele que pode ser contado, ou colocado no plural. Ex.: uma gaivota/duas gaivotas/ as gaivotas um livro/dez livros/os livros um metro/quatro metros/os metros

Nome comum não contável Nome comum coletivo contável - aquele que, no singular, designa um conjunto de seres ou objetos da mesma espécie e que pode ser contado ou colocado no plural. Ex.: uma assembleia/duas assembleias/ as assembleias uma constelação/dez constelações/ as constelações   Nome comum não contável - indica objetos ou entidades que não se podem decompor em partes individuais. Não têm parte singular, nem parte plural. Ex.: A satisfação daquelas meninas é grande. A farinha para o bolo está na despensa. Nome comum coletivo não contável - é um nome coletivo que não admite plural. Significa isto que não podemos referir vários conjuntos destes. Ex.: rapaziada/passarada/malta

E agora vamos treinar … com uns exercícios de aplicação! Porque tudo o que vos desejo é…. UM

Copia para o teu caderno: Nomes próprios Nomes comuns contáveis não contáveis coletivos contáveis coletivos não contáveis

Pinóquio vai para a escola Lê o excerto e preenche o quadro que copiaste com as palavras nele sublinhadas. Pinóquio vai para a escola No dia seguinte Pinóquio lá foi para a escola da Câmara. Imaginem aqueles malandros, quando viram entrar na sua escola um boneco. Na turma foi uma risota que nunca mais acabava. Um fazia-lhe uma careta, outro tirava-lhe o boné da mão; um puxava-o pela gola do casaco; outra tentava fazer-lhe com tinta uns grandes bigodes por baixo do nariz; e até havia quem experimentasse atar-lhe cordéis aos pés e às mãos para o fazer dançar. Ao princípio Pinóquio suportou tudo com desenvoltura; mas por fim, faltando-lhe a paciência, virou-se para os que mais o incomodavam e faziam troça dele, e disse-lhes com má catadura: - Cuidado, malta! Eu não vim aqui para ser o bobo nas vossas mãos. Eu respeito os outros e quero respeito.

Conseguiste? Nomes próprios Nomes comuns contáveis não contáveis coletivos contáveis coletivos não contáveis Pinóquio dia paciência turma malta escola troça malandros respeito nariz