A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DO VERBO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DO VERBO."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO VERBO

2 O que é o VERBO? “O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado no tempo.” Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala.

3 O verbo é o centro, o núcleo da frase
O verbo é o centro, o núcleo da frase. Por si só, pode constituir uma frase completa. Vós aprendeis rapidamente a lição sobre os verbos, nesta na aula. Quem aprende? O que aprende? Como aprende? Onde aprende? Compreenderam? Ouçam! Por exemplo… Sim, o verbo é o centro da frase porque todas as restantes palavras se agrupam à sua volta.

4 Ex: Se estudasse; Talvez estude Ex: Estuda! Não faça isso!
O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz. Indicativo Encara a ação como uma realidade, uma certeza Ex: Eu estudo. Modos são as diversas maneiras de encarar a realização da ação Subjuntivo Encara a ação como possível, desejável. Ex: Se estudasse; Talvez estude Imperativo Encara a ação como uma ordem, um conselho, um pedido. Este modo não possui a noção de tempo, pode Ser afirmativa ou negativo. Ex: Estuda! Não faça isso!

5 Ex: O livro é lido por Maria.
Vozes verbais Ativa O sujeito pratica a ação. Ex: Maria lê o livro. Voz verbal: a ação verbal é produzida ou recebida pelo sujeito. Passiva O sujeito sofre a ação. Ex: O livro é lido por Maria. Reflexiva O sujeito pratica e sofre a ação. Ex: Maria machucou-se.

6 Tempos Verbais Tempo verbal Presente Indica o momento da ação.
Indica que a ação se realiza atualmente, agora. Ex: Estudo, escrevo,canto Tempo verbal Indica o momento da ação. O imperativo e o infinitivo não possuem a noção de tempo. Pretérito Indica que a ação é anterior ao momento presente, é passada. Ex: Estudei verbos. Fazia exercícios. Futuro Indica que a ação irá acontecer num Momento posterior ao atual Ex: Estudarei quando chegar em casa!

7 Pessoa/Número 1ª pessoa (a que fala)- Ex: Eu estudo; nós estudamos;
O verbo apresenta variação das três pessoas gramaticais (singular/plural) 1ª pessoa (a que fala)- Ex: Eu estudo; nós estudamos; 2ª pessoa (a quem se fala) - Ex: Tu estudas; vós estudais; 3ª pessoa (de quem se fala) – Ex: Ele estuda; eles estudam.

8 Advérbio e locução adverbial
Advérbio e locução adverbial (mais de uma palavra) caracterizam a ação verbal, o adjetivo e o próprio advérbio. Observe o uso do advérbio de intensidade: Com o verbo Os meninos falam muito. Com o adjetivo Os meninos estão muito alegres. Com o advérbio Os meninos falam muito bem.

9 Advérbio: instrumento de coesão
* Certos advérbios são usados para ligar as partes de um texto. *Saí de casa às 7 horas, havia tanto trânsito que fiquei muito tempo dentro do carro. Só consegui chegar ao trabalho depois de duas horas. (adjunto adverbial de tempo) Função anafórica (retomar termo apresentado) *O crime ocorreu no Capão Redondo. Lá não há lei, há bala. Função catafórica (apresentar algo) *Você sabe onde eu queria estar? Aqui: no jardim de sua casa.

10 Advérbio/ locuções adverbiais:
Uso subjetivo Tudo foi muito rápido, o diretor entrou na sala, cumprimentou a todos de forma elegante e gentil. Com uma voz grave e melodiosa começou a colocar a situação. *Locuções adverbiais de modo indicam julgamentos de valor ao caracterizar o diretor de forma positiva.

11 ESTUDE: Gramática pp. 125 e 126 da Apostila 1.


Carregar ppt "ESTUDO DO VERBO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google