A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLEXÕES VERBAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLEXÕES VERBAIS."— Transcrição da apresentação:

1 FLEXÕES VERBAIS

2 FLEXÕES VERBAIS Os verbos apresentam flexões quanto ao tempo, ao modo, ao número e à pessoa. O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal. O modo indica a atitude do falante ( dúvida, certeza, impossibilidade, pedido, imposição, etc.). A pessoa marca na forma do verbo a pessoa gramatical do sujeito. O número revela se a pessoa está no plural ou no singular.

3 Tempo Há tempos do presente, do passado (pretérito) e do futuro.
Presente - indica que a ação acontece durante o momento em que se fala. Por exemplo, eu estudo. Pretérito - indica que a ação aconteceu antes de se falar. Por exemplo, eu estudei. Futuro - indica que a ação vai acontecer depois de se falar. Por exemplo, eu estudarei. Presente:Processo simultâneo ao ato da fala - fato corriqueiro. Compro livros nesta livraria.

4 Tempos do pretérito ( passado ):Exprimem processos anteriores ao ato da fala. São eles:
Pretérito perfeito: Exprime uma ação acabada: Paulo quebrou meu violão de estimação. Pretérito imperfeito: Exprime um processo habitual, ou com duração no tempo:  Naquela época eu cantava como um pássaro. Pretérito mais-que-perfeito: Exprime um processo anterior a um processo acabado:  Embora tivera deixado a escola, ele nunca deixou de estudar. Tempos do futuro : Indicam processos que acontecerão: Futuro do presente: Exprime um processo que ainda não aconteceu: Farei essa viagem no fim do ano. Futuro do pretérito: Exprime um processo posterior a um processo que já passou: Eu faria essa viagem se não tivesse comprado o carro.

5 Modo Modo = varia a forma verbal para indicar o modo em que ocorre o fato. Modo Indicativo Indica uma certeza relativa do falante com referência ao que o verbo exprime; pode ocorrer no tempo presente, passado ou futuro. Modo Subjuntivo Expressa incerteza, possibilidade ou dúvida em relação ao processo verbal e não está ligado com a noção de tempo. Há três tempos: presente, imperfeito e futuro. Quero que voltes para mim. Não pise na grama. É possível que ele seja honesto.

6 Modo Imperativo Exprime atitude de ordem, pedido ou solicitação. Pode ser afirmativo ou negativo. Faze tu. Não faças tu.

7 Pessoa Pessoa = varia a forma verbal para indicar a pessoa gramatical a que se refere. A norma da língua portuguesa estabelece três pessoas:  Singular: eu , tu , ele, ela . Plural: nós, vós, eles, elas. 1ª pessoa - orador (que fala) – eu/nós 2ª pessoa - interlocutor (com quem se fala) – tu/vós 3ª pessoa - assunto (de que se fala) – ele(a)/Eles(as)

8 Número Número = varia a forma verbal para indicar o número de sujeitos a que se refere Singular - refere-se a um único sujeito. Por exemplo, o menino fala, ele tem um cão. Plural - refere-se a mais de um sujeito. Por exemplo, os meninos falam, ele têm um cão.


Carregar ppt "FLEXÕES VERBAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google