A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modo Indicativo e Subjuntivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modo Indicativo e Subjuntivo"— Transcrição da apresentação:

1 Modo Indicativo e Subjuntivo
VERBOS – Modo Indicativo e Subjuntivo Professora Vívian 7ª série

2 Imagine que, em um diálogo entre duas pessoas, uma delas fizesse a seguinte pergunta:
“Como resolver esse problema?” Vamos supor que a outra pessoa desse uma destas três respostas: 1. Você mesmo encontrará uma solução. 2. Gostaria muito que você mesmo encontrasse uma solução.

3 Esse falante estaria usando formas de modos verbais diferentes para exprimir sua atitude em relação ao fato verbal. Assim: encontrará – atitude de certeza – indicativo encontrasse – atitude de desejo, hipótese, dúvida – subjuntivo Modo é, portanto, a flexão verbal que possibilita ao falante revelar sua própria atitude em relação ao fato expresso pelo verbo.

4 Tempo Verbal Se imaginarmos uma linha do tempo e tomarmos como referência o momento em que falamos (ou escrevemos), podemos subdividi-la em três partes para localizar a ocorrência de um fato: Passado – Presente – Futuro Veja, a seguir, os principais usos desses tempos, no modo indicativo.

5 Modo Indicativo Presente Esse tempo é empregado para exprimir fatos que ocorrem no mesmo momento em que o falante faz referência a ele, fatos habituais ou idéia de permanência. Ex: Um vento frio sopra lá fora e a cidade ainda dorme. Corro freqüentemente nesta avenida. Adoro chocolate.

6 Pretérito (passado) Pretérito Perfeito: exprime fatos totalmente concluídos antes do momento da fala. Ex: Fiz a prova ontem. Pretérito Imperfeito: usado em referência a um fato que não havia chegado ao final no momento em que outro fato ocorreu ou algo que ocorria com freqüência no passado. Ex: As estrelas ainda brilhavam, quando iniciamos a viagem. Ele corria freqüentemente nesta avenida.

7 Pretérito-mais-que-perfeito: faz referência a um fato totalmente concluído e que ocorreu antes de outro fato também já concluído. Ex: Quando ligamos a televisão, o jogo já terminara. Era tarde demais quando ele descobriu que ela se envenenara.

8 Futuro Futuro do Presente: exprime fatos cuja ocorrência localiza-se depois do momento da fala. Hoje à noite, haverá um debate entre os candidatos. Futuro do Pretérito: indica um fato futuro, mas relativo a um outro, no passado. Ele teria vencido, se lutasse com mais convicção.

9 Indique o tempo, modo, o número e a pessoa de cada uma das formas verbais destacadas nas frases abaixo (modo indicativo e subjuntivo): a) Digo o que penso. b) Não trataríamos de alguém como ele. c) Ninguém relatara nada a ela. d) Se ao menos você provasse... e) Queixava-se constantemente de que ninguém ali dava importância a ele. f) Pediste a verificação de teus projetos? g) Talvez eu faça a prova amanhã.


Carregar ppt "Modo Indicativo e Subjuntivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google