DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA TESTES DE TERMOACUMULADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
Advertisements

POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Seminário Sobre Geração Distribuída
TECNOLOGIA DE EMBALAGENS
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Curso de Engenharia Mecânica
Aula 05 Calor e Trabalho.
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Cogeração e Absorção Fórum Permanente de Saúde - Tecnologia em
Eduardo Fiedler V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" A geração distribuída no contexto do.
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Treinamento Técnico- Dimensão Ambiental Novos Instrumentos de Planejamento.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Rio de Janeiro, 25 de Agosto de IV Seminário Internacional de Energia Elétrica - GESEL/IE/UFRJ A Transição da Matriz Elétrica Brasileira e a Importância.
Nivalde J. de Castro Roberto Brandão Inserção da bioeletricidade na matriz de geração de eletricidade.
Energia Útil Calor e Frio Paradigmas e Desafios
Valorização Energética Geração de Ponta e Cogeração a GásNatural
Concepção dos Sistemas de Cogeração
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
NÃO troca calor com o meio externo
IBP0663_05 Estudo da Viabilidade Técnica de uma Bancada de Cogeração Baseada em uma Micro-turbina a Gás Natural Rafael R. Romanos, Edson Bazzo, José A.
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
Sendo assim, existe uma equivalência entre energia mecânica e calor.
PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
Calor como ENERGIA ANTIGAMENTE...
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Condensadores resfriados a ar
Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP
ESTRATÉGIA PARA ECONOMIA DE ENERGIA POR MEIO DE TERMOACUMULAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA CO-GERAÇÃO
Fundamentos da Termodinâmica Clássica
22 a 26 de outubro de Foz do Iguaçu - PR
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
1 © 2005,14 André Luiz V. da Costa e Silva Usando Thermo-calc – Balanços Térmicos Simples (Parte 4) Andre Luiz V da Costa e Silva Roberto R Avillez Flavio.
01. Conceitos Básicos e definições
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE SUL CARLOS ALBERTO CASEIRO CLAUDIOMAR DO AMARAL PEREIRA TRANSMITÂNCIA TÉRMICA NO USO.
Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng.
Calor e Temperatura.
Calorimetria Termodinâmica
Desenho e simulação de bioprocessos
Cogeração na Indústria
REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO Aula 01 ~ História da refrigeração
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
Secção de Fluidos e Calor 14 Docentes 12 Doutorados 4 áreas de acção.
Projeto de Introdução à Engenharia - Ensino Médio 2010
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Máquinas Térmicas Máquinas Térmicas: são dispositivos concebidos para converter calor em trabalho útil. Uma certa quantidade de energia na forma de calor.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Departamento de Engenharia e Arquitetura
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
Cuiabá – MT, 2014 Informações Gerais Projetos unificados.
Automação de Medição de Vazão de Gás Úmido
MÁQUINAS TÉRMICAS Prof. Luciano Caldeira Vilanova
Engenharia Mecânica.
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
APRESENTAÇÃO Tecnologia do Calor Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Calorimetria.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
Bruno Rodrigo Oliveira da Silva, Francisco Henrique Ximenes da Cruz, Emília Maria Alves Santos. Instituto Federal do Ceará.
EXERCICIO “Diagnóstico energético, eficiência energética, substituições inter-energéticas e correlação entre energia, desenvolvimento e meio ambiente”
Termodinâmica Introdução 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo v. 1.0.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA TESTES DE TERMOACUMULADORES ROBERTO FRANÇA DE OLIVEIRA (GRA. Eng. Mecânica) GEORGE MARINHO (Eng. Mecânica)

OBJETIVOS TESTAR MATERIAIS TERMOACUMULADORES PARA SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO. Calor latente para acumular energia térmica Calor sensível para acumular energia térmica

OBJETIVOS OBTER CONDIÇÕES ÓTIMAS DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO.

OBJETIVOS REDUZIR O TAMANHO DE SEUS COMPONENTES.

Justificativas Crise energética. Econômica(redução de custos). Conforto térmico: ASHRAE(1997) É um estado de espírito que reflete a satisfação com o ambiente que envolve a pessoa. Ambiental.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA AMERICAN SOCIETY OF HEATING REFRIGERATING AND AIR CONDITIONING ENGINEERS. Fundamentals Handbook: Chapter 8 – Thermal Comfort. Atlanta: ASHRAE, 1997. 28 p. Sergio, S.B.(2004) CO-GERAÇÃO “TRABALHO NO ÂMBITO DA CADEIRA: PRODUÇÃO E PLANEJAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA.” Mata, C.R. “ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE CO-GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO SETOR TERCIÁRIO.” Barja, G.J.A.(2006) “A COGERAÇÃO E SUA INSERÇÃO AO SISTEMA ELÉTRICO” Poole, Alan., D., Poole, Jaqueline do N., 2000, Potencial e Viabilidade da Co-geração em Shopping Centers no Brasil, Revista Eletricidade Moderna, maio, pp132-153; Van Wylen, Sonntag e Borgnakke (1998) Fundamentos da termodinâmica 5°edição editora: Edgard Blucher LTDA.

ESQUEMA DE UM SISTEMA DE TERMOACUMULAÇÃO 1a Opção: ARMAZENAGEM TOTAL 2a Opção: ARMAZENAGEM PARCIAL FABRICAÇÃO DE GELO DURANTE A NOITE Banco de Gelo Tubulação com Salmoura ou Etileno Glicol Ambiente Fan- Coil Sist. Refrig.

PATENTES SITE: I.N.P.I (Instituto nacional da propriedade industrial)

PATENTES “SISTEMA DE TERMOACUMULAÇÃO PARA CENTRAIS DE ÁGUA GELADA COM SOLIDIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIA CONFINADA A TEMPERATURA SUPERIOR AO PONTO DE CONGELAMENTO DA ÁGUA” DEPOSITANTE: José Lúcio Pinheiro Junior INVENTOR: José Lúcio Pinheiro Junior

METODOLOGIA DESENVOLVER UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO PARA TESTAR FLUIDOS. CARACTERIZAR NOVOS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS EM TERMO-ACUMULAÇÃO. VISITAR O CT-GÁS PARA ESTUDAR IN LOCO SEU SISTEMA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E TÉRMICA A PARTIR DO GÁS NATURAL. COMPARAR NOSSO SISTEMA COM O QUE VEM SENDO UTILIZADO.

MONTAGEM DA BANCADA

MONTAGEM DA BANCADA

PRÓXIMAS ETAPAS CONTINUAR A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. NORMATIZAR O EXPERIMENTO. FAZER OS ENSAIOS. GERAR RESULTADOS. CUMPRIR AS ATIVIDADES ACADÊMICAS.

Agradecimentos