A crise no mundo socialista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

A Crise do Socialismo.
O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
ESLOVÊNIA.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
Leste Europeu e CEI.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
A AMÉRICA NA GUERRA FRIA ANTONIO NETO
Guerra fria.
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
B) COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
O Mundo Socialista.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Reconstrução e Politica de Blocos
A crise do Socialismo.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
GUERRA FRIA ORDEM BIPOLAR
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
Alguns do motivos foram:
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
O FIM DA GUERRA FRIA ( ) ANTECEDENTES
O Fim da Guerra Fria.
O pacto de Varsóvia e OTAN
O MUNDO SEM A URSS.
O fim da URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.
B) COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
O NOVO LESTE EUROPEU.
URSS.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Conhecendo os personagens...
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Capitalismo versus Comunismo
Revisão Percursos 13 ao 16.
UNIÃO EUROPÉIA.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
A crise do Socialismo. Guerra Fria ) COEXISTÊNCIA PACÍFICA (1956 – 1968):  Nikkita Krushev (1955 – 1964): XX Congresso do PCUS – condenação.
Guerra Fria.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Transcrição da apresentação:

A crise no mundo socialista Aula 47 A crise no mundo socialista

A Crise no Mundo Socialista Introdução Introdução: A URSS era um estado totalitário, dirigida pela burocracia denominada NOMEKLATURA. A economia soviética, enfrentava altos custos de produção e baixa qualidade nos produtos. Importava alimento de paises capitalistas, a produção de armamentos e tecnologia nuclear era de alta qualidade e competia com o mercado Ocidental.

A crise no mundo Socialista Reforma no bloco Soviético No início da década de 80 a economia soviética estava estagnada era necessário mudanças para evitar o colapso. Em março de 1985 assume o poder MIKHAIL GORBATECHEV, articulador do projeto de renovação. Apresentou um ampla programa de reformas, sintetizadas nas PERESTROIKA E NA GLASNOST. PERESTROIKA – Reestruturação, previa mudanças econômicas, a democratização controlada do sistema político, o desarmamento e a diminuição da influência de Moscou nos países do leste Europeu. GLASNOST – Transparência, concedia liberdade de imprensa e opinião, diminuiu o controle da burguesia estatal sobre a população.

A crise no mundo Socialista Reforma no bloco Soviético A política de Gorbatchev promoveu a abertura econômica aos mercados ocidentais em busca de investimento e tecnologia. Em 1987 Moscou e o EUA assinaram um acordo para eliminar armas nucleares na Ásia e na Europa. Essa postura liberal rendeu a Gorbatchev o prêmio Nobel da Paz em 1990.

A crise no mundo Socialista Mudam os tempos no leste Europeu Após a 2º guerra a Polônia, Hungria, Bugária, Romênia, Tchecoslováquia, Albânia e Alemanha passaram a integrar o bloco do Leste Europeu. Eram países satélites da URSS, Moscou determinava as diretrizes políticas nesse bloco de países. A Hungria e a Tchecoslováquia foram os primeiros países a tentar romper o domínio Soviético. Em 1968 o secretário da Hungria tentou implantar um sistema liberal, com autonomia sindical e liberdade individual. A tentativa foi reprimida pela invasão dos tanques e tropas do Pacto de Varsóvia.

A crise no mundo Socialista O fim da União Soviética Em 1991 assume o poder pelo partido da União Democrática – Boris Yeltsin. Houve uma tentativa de golpe para anular as eleições, Boris Yeltsin resistiu bravamente e com apoio popular protegeu o Parlamento Yeltsin descordava da política de Gorbatchev, defendia o fim da manutenção de todas as repúblicas soviéticas sob um único poder central. Em 1991 Boris Yeltsin e os presidentes da Ucrânia e da Bielorrúsia assinaram um acordo extinguindo a União Soviética e criando a CEI Letônia, Lituânia e Estônia não se integraram à CEI

A crise no mundo Socialista A Iugoslávia fragmentada Criada ao final da 1º guerra mundial, aglutinava em seu território diversos povos com idiomas, religião e culturas diferentes. Durante a 2º guerra a liga comunista impediu a invasão nazista, seus membros eram chamados de Partisans O marechal Tito não aderiu ao Pacto de Varsóvia criou na Iugoslávia um país de autogestão. Repúblicas: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Bósnia-Herzegóvina. Com o falecimento do marechal Tito estabeleceu-se um rodízio de gestão, cada ano o governo seria exercido pelo representante de uma república.

A crise no mundo Socialista A Iugoslávia fragmentada Em 1991 o equilíbrio foi rompido quando a República Sérvia não aceitou que a Croácia assumisse o governo. Houve uma longa guerra civil com divergências étnicas e religiosas. Em 1995 foi assinado um acordo de paz, sob a mediação do presidente americano Bill Clinton, colocando fim a guerra da Bósnia. A Iugoslávia ficou apenas com as repúblicas da Sérvia e Monte Negro. A Bósnia tornou-se um país com capital em Sarajevo, dividido em duas porções: Federação Mulçumano-Croata e República Sérvia da Bósnia. Em 2006 houve a separação da Sérvia e Montenegro.