A arte pragmática e a arte dos deuses
Mesopotâmia A Mesopotâmia localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates. Os povos daquela região utilizaram os recursos naturais da área para elaboração de sua cultura material, criando importantes civilizações. As freqüentes invasões e a fragilidade dos materiais utilizados (tijolos de barro cru, madeira e fibras vegetais) dificultam o estudo das culturas mesopotâmicas.
Sumérios Um dos primeiros povos de destaque na Mesopotâmia foram os Sumérios. Na cidade suméria de Ur surgiu, pela primeira vez, o ZIGURATE, colina artificial que funcionava como templo. Os zigurates constituíam-se no centro das vilas e cidades. Zigurate de Ur
Sumérios Um dos primeiros povos de destaque na Mesopotâmia foram os Sumérios. Na cidade suméria de Ur surgiu, pela primeira vez, o ZIGURATE, colina artificial que funcionava como templo. Os zigurates constituíam-se no centro das vilas e cidades. Zigurate de Ur
Babilônicos Na arquitetura babilônica, os tijolos eram cozidos e esmaltados, sendo utilizados para a formação de padrões decorativos. Porta de Ishtar
Babilônicos A escultura babilônica era hierática, rígida e majestosa. As figuras eram esculpidas em baixo-relevo e com grande realismo. Confeccionavam estelas, monumentos comemorativos dos feitos dos imperadores. A mais famosa é a Estela do Hamurábi, que registrou seu famoso código de leis. Estela do rei Hamurábi
Ourivesaria A ourivesaria foi muito utilizada entre os povos da Mesopotâmia para produção de objetos de uso cotidiano. Peças de enxoval com estojo
Ourivesaria A ourivesaria foi muito utilizada entre os povos da Mesopotâmia para produção de objetos de uso cotidiano. Taça de ouro
Escrita A escrita foi desenvolvida pelos Sumérios, na Mesopotâmia, utilizando instrumentos em forma de cunhas. Daí o nome escrita cuneiforme. Transcrição da palavra cabeça Tábua de Uruk
Assírios Outro povo importante que ocupou a Mesopotâmia foram os Assírios. Eram guerreiros e expansionistas e elaboraram uma arte de caráter bélico. Soldados Assírios carregando botim
Escultura Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Assurbanipal na caça ao leão
Escultura Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Relevo de uma leoa ferida
Escultura Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Gênio alado
Egito Localizado no nordeste da África, o Egito foi durante milhares de anos um importante império. A religião era o elemento mais significativo da civilização egípcia, uma das mais importantes da antigüidade. A existência do Rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade egípcia.
Arquitetura A arquitetura se destaca pela construção das pirâmides, túmulos destinados aos faraós. As primeiras pirâmides eram feitas em degraus, como a de Saccara. Sua forma mais conhecida pode ser encontrada no vale de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. A grande pirâmide escalonada
Arquitetura A arquitetura se destaca pela construção das pirâmides, túmulos destinados aos faraós. As primeiras pirâmides eram feitas em degraus, como a de Saccara. Sua forma mais conhecida pode ser encontrada no vale de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Pirâmide de Gizé
Arquitetura Os egípcios também ergueram túmulos monumentais, ricamente adornados, utilizando montanhas, cavernas e as barrancas do Nilo. Esses túmulos eram chamados de hipogeus. Também construíram esfinges e templos monumentais como os de Luxor e Carnac. Templo principal de Abu Simbel
Arquitetura Construíram também MASTABAS, construções que possuíam uma câmara subterrânea, onde eram depositados os mortos (nobres, sacerdotes e, até, faraós).
Estatuária e pintura Em função da importância social da religião, a arte egípcia obedecia rígidas regras formais ditadas pelos sacerdotes. Figura de Osíris
Pintura Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Peso da Alma
Pintura Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Tribo Semita com seus pertences e acompanhantes egípcios
Pintura Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Anúbis realizando uma mumificação
Escultura Na escultura, pode ser notada uma ênfase em formas cúbicas, com grande firmeza e imobilidade tridimensional. Da mesma forma que na arte cretense, os homens eram representados em cores mais escuras que as mulheres. Estátua funerária de Tutancâmon
Escultura Na escultura, pode ser notada uma ênfase em formas cúbicas, com grande firmeza e imobilidade tridimensional. Da mesma forma que na arte cretense, os homens eram representados em cores mais escuras que as mulheres. Máscara de ouro de Tutancâmon
Escultura Sacórfago
Escrita Entre os egícios desenvolveram-se três tipos de escrita: a hieroglífica, considerada sagrada, a hierática, utilizada pelos sacerdotes e a demótica, empregada para fins comerciais. O escriba do Cairo
Estatuária e pintura Com as reformas religiosas do faraó Amenófis IV a arte sofreu um momento de ruptura, com uma certa liberdade artística e uma preocupação mais decorativa. Tutancâmon junto à esposa
Créditos “A arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la como a transformá-la.” E. Fischer Coordenação pedagógica Profª. Selma dos S. Rofino Profº. Marcelo Bressanin Coordenação técnica João Paulo B. Pinto Edição de imagem Alan Santana de Lima Arquivo de imagens José L. L. da Silva