A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
Advertisements

A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVISATVM Prof. Michel (msn)
SOCIALISMO Sociedade igualitária
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX)
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias.
A Revolução Russa.
Revolução Russa 1918.
Revolução Russa Webster Pinheiro.
Revolução russa No final do século XIX, a Rússia não havia passado pelas reformas ocorridas na Europa Ocidental a partir do fim da Idade Moderna. Na política,
Alguns do motivos foram:
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Clique para prosseguir! 
Professor Fabio.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Revolução Russa 1918.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
O fim da URSS.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 1
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.
 T RANSFORMAÇÃO R ADICAL, R ÁPIDA E V IOLENTA.  R OMPIMENTO COM A ORDEM ESTABELECIDA.  A INVERSÃO DA H IERARQUIA.  D ESTRUIR PARA RECONSTRUIR. PORTANTO,
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Conceitos Históricos: socialismo, revolução
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
SOCIALISMO.
A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Helder Molina Revolução Russa URSS.
Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Revolução Russa Rússia.
Revolução Russa.
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
Revolução Russa Alan.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair REVOLUÇÃO RUSSA (1917)  DEFINIÇÃO: Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.  ANTECEDENTES:
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Transcrição da apresentação:

A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920

NICOLAU II Nicolau II foi o último czar da Rússia, ocupando o cargo de 1894 a 1917. Foi preso quando estourou a Revolução Russa e executado com tiros no ano seguinte, juntamente com toda a família real e empregados. Pertencia à Dinastia Romanov.

ALEXANDRA FEODOROVNA Alexandra Feodorovna foi a última czarina do Império Russo. Era uma das herdeiras da Inglaterra e casou-se com 22 anos (era “velha” para se casar). Somente em 1998 os corpos da família real russa foram identificados numa vala comum (por meio de exames de DNA).

GRIGORI RASPUTIN Rasputin era um místico russo que teve grande influência no Império Russo antes da Revolução. Tornou-se conselheiro real ao “curar” a hemofilia do príncipe Alexei. Considerado um “santo” ou um “louco”, morreu afogado num rio após tentarem envenená-lo, castrá-lo e fuzilá-lo (na mesma noite).

ANASTASIA Anastasia era a filha mais nova de Alexandra e Nicolau II. Rumores diziam que ela não havia sido executada pela Revolução Russa, mas teria fugido e se escondido. Durante décadas os russos esperaram ansiosamente seu retorno triunfal, mas seu corpo foi identificado em 2008 por meio de exames de DNA (junto de sua família). Virou filme da Disney em 1997.

LENIN Vladmir Lenin foi o grande líder da Revolução Russa, planejou e implementou o socialismo pela primeira vez no mundo e tornou-se o primeiro presidente da URSS (de 1920 a 1922). Morreu provavelmente de sífilis em 1924 e seu corpo foi embalsamado e até hoje pode ser visto em mausoléu situado na Praça Vermelha (situada à frente do Kremlin).

TROTSKY Leon Trotsky foi fundador do Partido Comunista e do Exército Vermelho na URSS. Era o melhor amigo e principal conselheiro de Lenin; com a morte de Lenin, disputou com Stalin o governo da URSS e acabou perdendo. Expulso da URSS, foi viver no México, na casa dos pintores Diego Rivera e Frida Kahlo. Em 1940, foi assassinado (com uma picaretada certeira na cabeça) a mando de Stalin (que proibiu que tal notícia fosse divulgada na URSS).

STALIN Josef Stalin foi o segundo presidente da URSS, de 1922 a 1953. Foi o responsável pelo grande crescimento econômico da URSS, à ponto de o país disputar com os EUA o domínio do mundo (período conhecido como Guerra Fria). Era extremamente autoritário e violento, sendo responsável pela morte de 3 milhões de pessoas –acusadas de fazerem oposição ao governo soviético.

BANDEIRA DA RÚSSIA Adotada em 1883 como a bandeira oficial do Império Russo. Suas cores vêm do brasão real russo, que tinha essas três cores. Deixou de ser usada após a Revolução Russa e voltou em 1991 com o fim da União Soviética.

BANDEIRA DA URSS A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) foi instituída após a Revolução Russa. O vermelho era tida como a cor dos socialistas (pois foi a cor do uniforme utilizados pelos bolcheviques na Guerra Civil Russa, na qual derrotaram os mencheviques, os czaristas e a comunidade internacional). O mertelo representa os trabalhadores urbanos, a foice os trabalhadores rurais e a estrela o Partido Comunista. Inspirou a bandeira de todos os países socialistas desde então (como a China, por exemplo).

TERRITÓRIO DA URSS O território da URSS era bem maior que o da atual Rússia. Com a crise do socialismo e o fim a URSS em 1991, alguns países aproveitaram o momento para fazer a sua independência: Cazaquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Bielo-Rússia, Moldávia, Armênia, Azerbaijão, Afeganistão... A Rússia, hoje, tem mais de 17 milhões de km² e ainda é o maior país do mundo.

KREMLIN O Palácio do Kremlin (“Fortaleza” em russo) situa-se no centro de Moscou e foi a morada dos últimos czares. Construído em aproximadamente 1330 pelo czar Ivan o Terrível, foi morada do presidente da União Soviética e hoje é a sede do governo russo. É considerado Patrimônio Universal da Humanidade pela UNESCO.

RÚSSIA HOJE A Rússia, atualmente, é dividida em 83 partes (ou estados, cada um com sua autonomia) e possui cerca de 150 milhões de habitantes. Seu presidente é Dmitri Medvedev, mas quem realmente detém o poder é Vladmir Putin (que já foi presidente e tem características ditatoriais). É apenas o 60º país com maior qualidade de vida no mundo (apenas uma posição a frente do Brasil).

CONCEITOS Czar: título do soberano (rei) do Império Russo. Socialismo/Comunismo: sistema político, econômico e social baseado na propriedade coletiva, na ausência de classes sociais e no planejamento e controle do Governo. Bolcheviques: participantes da revolução Russa que defendiam os operários e camponeses. Mencheviques: participantes da revolução Russa que defendiam a burguesia. Czaristas: participantes da Revolução Russa que defendiam o clero, a nobreza e o czar.