Auto-retrato, c.1512 Sanguínea 33,3 X21,3 cm Turim: Biblioteca Real

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Transcrição da apresentação:

Auto-retrato, c.1512 Sanguínea 33,3 X21,3 cm Turim: Biblioteca Real LEONARDO DA VINCI LEONARDO DA VINCI (Pintor, escultor, arquiteto, inventor) (1452- 1519) A obra de Leonardo da Vinci, considerado um dos artistas fundamentais do renascimento, levou à plenitude conceitual as idéias filosóficas do humanismo. Leonardo cresceu na cidade de Vinci, em Empoli, como filho ilegítimo de um conhecido notário. Seu primeiro mestre foi o grande pintor e escultor Verrocchio, com quem logo começou a ter grandes diferenças. O discípulo já mostrava sinais de uma personalidade controvertida e genial. Foi em Florença que recebeu os primeiros pedidos de trabalho. As obras desse período demonstraram o interesse do pintor pelos efeitos da perspectiva na paisagem e na luz como elementos determinantes dos volumes. Em relação à figura humana, sua maior preocupação era a representação anatômica do corpo humano, que desenvolveu em inúmeros estudos e esboços. Sua amizade com Lorenzo, o Magnífico, permitiu que Da Vinci entrasse em contato com Ludovico Sforza, o Mouro, em Milão. Nessa corte, trabalhou durante anos na estátua eqüestre de seu mecenas, que paradoxalmente não conseguiu terminar. Seu interesse estava voltado para grandes projetos científicos e invenções: máquinas de voar, armas de guerra e todo tipo de engenhoca. Outra das grandes paixões de Da Vinci era a gastronomia. Convenceu Sforza a tornar disponíveis várias salas do palácio para que ele nelas instalasse seus aparelhos de cozinha. Conta-se que uma grande parte dos soldados do duque milanês teve de ser designada para os manejar, dada sua complexidade e porte. Também durante sua permanência em Milão, tomou forma A Última Ceia, uma de suas obras-primas, que o artista terminou devido à insistência de seus clientes, os monges do convento de Santa Maria delle Grazie. Neste afresco, Da Vinci tentou pôr em prática os princípios da perspectiva para uma projeção invertida das figuras. Graças a isso, Cristo, no centro da composição, não se perde na magnitude do infinito. Sua figura sai da parede para o interior da sala do refeitório. Graças a esse efeito, os monges podiam experimentar a ilusão de compartilhar a ceia com o Redentor. No ano de 1500, depois de fracassar em sua tentativa para que Ludovico Sforza concretizasse seus projetos para uma cidade ideal (Sforzinda), Leonardo da Vinci voltou para Florença, onde foi recebido com todas as honras. Continuava a receber encomendas, a maioria das quais recusava para dedicar-se a suas máquinas voadoras. Sua obra mais representativa desse período é o quadro de Monalisa, no qual muitos quiseram ver seu auto-retrato. Nele, Da Vinci desenvolve uma técnica de primeiro plano nítido e segundo plano esfumado. No ano de 1517, Da Vinci é chamado à corte de Francisco I, na França, onde morre em pouco tempo no castelo de Cloux. Seu interesse pela arte e ciência o transformaram no paradigma do homem integral renascentista. Auto-retrato, c.1512 Sanguínea 33,3 X21,3 cm Turim: Biblioteca Real

As Proporções do Corpo Humano Segundo Vitruvio, c As Proporções do Corpo Humano Segundo Vitruvio, c. 1490 Ponta metálica, bico de pena e tinta, traços de aquarela sobre papel branco 34,4 x 24,5 cm Veneza: Galeria da Academia

Estudos de Proporção do Corpo Humano Diário de anotações do Leonardo da Vinci

Estudo de Proporções do Rosto e do Olho, c Estudo de Proporções do Rosto e do Olho, c. 1489 Ponta metálica, Bico de pena e Tinta sobre o papel branco 14 x 27,7 cm Turim: Biblioteca Real

Estudo de Expressão para a Batalha de Anghiari, c Estudo de Expressão para a Batalha de Anghiari, c.1503/06 Pontade prata, lápis negro e lápis vermelho 19,1 x 18,8cm Budapeste: Museu Szépmiivészeti

MáquinaVoadora, c.1487 Lápis metalizado, bico de pena e tinta sobre papel 23,5 x 17,6cm Paris:Biblioteca do Institute de France

Estudo de Perspectiva Arquitetônica com as Figuras para a Adoração dos Magos, c. 1481 Bico de pena com traços de ponta de prata e alvaiade sobre o papel 16,3 x 29 cm Florença, Galleria degli Uffizi

Mona Lisa (Gioconda), 1503/05 Óleo sobre painel 77 x53 cm Paris: Museu do Louvre