Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que esperar dos nossos Filhos?
Advertisements

A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu
«PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS»
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
DOMINGO 26º do Tempo Comum – Ano A
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU.
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
- Famílias - 1.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Em busca da ovelha perdida. Jo
ESTOU PRONTO AGORA !.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
A HISTÓRIA DE UM EX-CEGO “Só sendo cego para ver”
JOÃO BATISTA E JESUS LUCAS 1:41 “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,
Frei Vanildo Luiz Zugno
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Uma perspectiva Bíblica
“Ide, pois, aprender o que significa:
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
O que procuro? Onde procuro?
PRA QUÊ COMPLICAR O QUE JESUS SIMPLIFICOU?
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XLVIII EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
Restaurados por Cristo - Nicodemos
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
A Alegria Verdadeira Lucas 15:1-10.
Meus irmãos e minhas irmãs;
Permanecer na Consagração de Vida
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Concluímos o tempo do Natal com a comemoração do Batismo do Senhor. Iniciamos agora o tempo da vida publica, ou seja, da pregação do Evangelho. Jesus.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
A Fé que transforma sua vida
A verdadeira espiritualidade
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
O poder da Evangelização
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Você tem uma MISSÃO para cumprir
As Leis da Reencarnação e do Carma e a Evolução do Espírito
O sentido, a esperança, a vida inteira de toda a pessoa, fundamenta-se e sustem-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Misericórdia Sempre.
“O que acham. Havia um homem que tinha dois filhos
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
O Projeto do Reino de Deus
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Jesus Cristo chama os primeiros discípulos
“Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele
Carta do Apóstolo Paulo
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra...
Mateus Mateus “13.Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:— Quem o.
Afirmações Difíceis de Jesus: Para quem veio Jesus ? “Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu” Dn 2:19.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo,
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Ef 2.10.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Transcrição da apresentação:

Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32

Havia um homem que tinha dois filhos Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: 'Filho, vá trabalhar hoje na vinha'. "E este respondeu: 'Não quero!' Mas depois mudou de ideia e foi."O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: 'Sim, senhor!' Mas não foi. "Qual dos dois fez a vontade do pai?" "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João Batista veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele. (Mt 21,28-32)

E o povo continuou a ouvi-Lo Jesus estava no Templo ensinando o Povo. Chegaram o Sumo-Sacerdote e alguns senadores para escutá-Lo, que lhe fizeram algumas perguntas para provocá-Lo. Continuando a ensinar, Jesus conta esta pequena Parábola dos dois filhos. E o povo continuou a ouvi-Lo

Esta parábola tem um significado muito simples: “o nosso falar e o nosso agir” devem ser verdadeiros, isto é, responder à vontade de Deus.

Mateus é o evangelista da prática da vontade do Pai, revelada em Jesus No fundo, a parábola retoma um tema muito claro no Sermão da Montanha: “Nem todo aquele que me disser: Senhor, Senhor! entrará no Reino de Deus, mas aquele que cumprir a vontade de meu Pai do céu” (Mt 7, 21). Mateus é o evangelista da prática da vontade do Pai, revelada em Jesus

A Parábola apresenta dois grupos que são opostos. Faz isso de propósito. - De um lado temos a elite do sistema religioso judaico, que se considerava justa e sem qualquer necessidade de arrependimento; - do outro lado, os pecadores públicos, bem conscientes da necessidade de conversão

Os dois filhos podem representar diversos personagens: O povo de Israel que disse “sim” a Javé e muitas vezes não cumpriu a palavra; O povo daquele momento, que ouviu a pregação do Batista e agora de Jesus e não acredita; O outro filho, o que diz “não” e se arrepende, pode ser qualquer um que ouviu o Batista e se converteu.

É um termo forte, mas ele fala com os grandes que se achavam Jesus aponta publicanos e prostitutas, que são os pecadores segundo o judaísmo da época. É um termo forte, mas ele fala com os grandes que se achavam os melhores, os maiores, justos. Mas Jesus, diz que um pecador quando se arrepende, chega primeiro no Reino do Pai.

este texto nos desafia para que façamos um exame de consciência. Por outro lado, este texto nos desafia para que façamos um exame de consciência. Quantas vezes rotulamos pessoas e grupos como pecadores, injustos, desprezíveis, a partir das aparências e dos nossos preconceitos, enquanto nos contentamos com uma prática externa de religião sem consequências práticas para a sociedade, assim como faziam os chefes dos sacerdotes e anciãos do tempo de Jesus. É impressionante a facilidade que temos de rotular as pessoas!

a marginalização do povo, do pobre, dos doentes. Essa religião Mateus insiste que é “pelos frutos que se conhece a árvore”. Jesus, desmascara a religião dominante em Israel, que escondia atrás de rituais e pequenas leis, a marginalização do povo, do pobre, dos doentes. Essa religião concedia privilégios a um pequeno grupo que julgava os outros como bem entendesse. Uma religião que não se importava muito com a justiça, a partilha e a solidariedade. compreensão Paciência Alegria Amor Solidariedade

Quem mais poderia nos compreender tão profundamente? O que mais podemos esperar? Deus é misericórdia, compaixão. Por que demorar tanto para nos atirarmos nos seus braços e reconhecer que somos pecadores, que erramos, que temos limites? Quem mais poderia nos compreender tão profundamente?

Rezamos: Enquanto eu abafava a voz da minha consciência, uma aflição me consumia por dentro, e me fazia gemer o dia inteiro. Tua mão, Senhor, pesava sobre mim, e eu me sentia sem ânimo nenhum, como nos dias de mormaço quente do verão. E então resolvi: - Vou reconhecer minha Infidelidade diante do Senhor. E Tu, Senhor, me perdoaste. Por isso quem for seu amigo, nos dias de aflição pode contar com sua graça. Que eu tenha forças para sempre estar a Teu lado. A alegria de Tua salvação me envolve inteiramente. Inspirado no Sl 31

1 – Como é o nosso SIM? E o nosso Não? 2 – Como é nosso falar? e o nosso agir? 3 – Tenho hábito de rotular as pessoas? 4 – A nossa religião ajuda a prática do amor, da caridade, da justiça?

Texto – Frei G.Gorgulho Ivo Storniolo José Bortolini Imagens – Internet Formatação – I.Eunice Wolff