Programação Visual Visual Basic.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Python: Funções Claudio Esperança.
Conteúdo: - Atribuição de Valores a Variáveis.
Linguagem II – Visual Basic
1 Trabalho prático 8 Private Sub cmdExecutar_Click() If optLer Then frmLer.Show Else frmEscrever.Show End If End Sub Ficheiro de pontos Ficheiro de distancias.
Manuseamento de strings
Funções Option Explicit
Arquitetura e organização de computadores
Conteúdo: - Estrutura de Dados Homogênea.
Prof. Heloise Manica Paris Teixeira
Introdução a Informática
Introdução à Programação Pascal - Começando Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Wagner Santos C. de Jesus
Construção de Compiladores
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
1 Aula 7 ImplementandoSubprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programando em - VISUAL BASIC LTP-II / 2°Semestre-2001
Linguagem C Strings.
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fundamentos
Ponteiros.
1MF. Vectores Tipo de dado usado para representar um CONJUNTO de dados do um mesmo tipo Estrutura de dados homogénea unidimensional Ex: Ler a nota de 3.
Revisão da Linguagem C.
Linguagem de Programação II Introdução à programação em VB Professor: Armando Hage Belém-2008.
Algoritmos e Programação
Ada.
Estrutura de um Programa:
Aula prática 8 Ponteiros Monitoria de Introdução à Programação
Sub-programas. Mecanismo de composição de programas Sub-programa está para peça de LEGO assim como um programa está para a construção.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Linguagem de Programação II Parte VII
Linguagem de Programação II Parte V
Linguagem de Programação II Parte IX
Introdução a Programação COM 100 Aula 07 Procedimentos.
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Estrutura de dados, pseudocódigo
Verificação de Tipos e Escopos
JAVA Orientação a Objetos Sun Campus Ambassador Aula 5.
Algoritmo e Programação
Ambiente de Execução - Rotinas
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 05 Prof. Fábio Diniz.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
Computação Eletrônica
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Lógica Estruturada Aplicada
By Ducheno Kelly Centro de Formação São Domingos.
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
ARQUIVOS.
CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo
Linguagem de Programação C#
Programação I Aula 3 (Entrada de Dados) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 11/3/2009.
UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM MS-VISUAL BASIC.NET Objetivo: apresentar os principais recursos da linguagem “Visual Basic” necessários à criação de macros para.
JAVA Sintaxe.
VBA - Introdução Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Trabalho Computacional Mecânica de Fluidos Ambiental Guillaume Riflet, Pedro Pina, Luís Fernandes.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Conteúdos Programáticos Criação de classes em VB Criar Criar Manipular Manipular Tipos de acesso Tipos de acesso Constructores Constructores.
 O que são arrays:  estruturas de dados homogêneas  coleção de elementos do mesmo tipo referenciada por um nome comum  um array pode ser imaginado.
O Portal do Estudante de Computação
Autor: Fernando de Carvalho Navarro Apresentação criada por Fernando de Carvalho Navarro
Aula Prática 6 Vetores e Matrizes Monitoria
USP – ICMC – SSC SSC0300 2º Semestre 2015 Disciplina de Linguagem de Programação e Aplicações [ Eng. Elétrica / Eletrônica ] 1 Prof. Dr. Daniel Rodrigo.
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,
Ismael Stangherlini – Programa de Educação Tutorial.
Introdução a Programação Aula 03 Jackson Eduardo
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Transcrição da apresentação:

Programação Visual Visual Basic

Escrita de código (Variáveis); Sintaxe do VB Programação Visual Escrita de código (Variáveis); Sintaxe do VB

Programação Visual Variáveis O visual basic assim como outras linguagens de programação usa variáveis para guardar valores. Para declarar variáveis, e preciso que se dea a mesma tanto um nome quanto um tipo. Os nomes de variáveis podem ter ate 40 caracteres, e precisam começar com uma letra.

Programação Visual Determinando o nome da variável, poderemos declarar seu tipo usanado seu sufixo. Os identificadores das variáveis podem ser compostos por letras números e alguns caracteres especiais. Os caracteres não permitidos são os espaços, !, @, &, $ e #. Para além disso todos os indicadores de variáveis devem começar com uma letra.

Programação Visual Sintaxe Dim identificador As Tipo Onde tipo deve representar um tipo de dado válido. Dim e As, são palavras reservadas no visual basic. Ex: Dim nome_da_variável As String

Programação Visual Para declarar uma variável que contenha como valor um número escreve-se: Dim nome_da_variável As Integer Variáveis "Locais" são declaradas dentro de uma procedure (Sub ou Function) e são vistas apenas por esta procedure. Ex: Sub Example1() Dim X As Integer x = 100 MsgBox “ O valor de x é” & x End Sub

Programação Visual Variáveis locais podem ser estáticas, se declaradas com a palavra "Static", ou dinâmicas, se declaradas com "Dim". Variáveis dinâmicas perdem o valor quando a procedure é encerrada, ou seja, o espaço de memória é alocado quando a procedure é iniciada e desalocado quando do seu encerramento. Todas as variáveis no Visual Basic são inicializadas com o valor zero. Variáveis dinâmicas são um ótimo recurso para reduzir o espaço de memória e devem ser usadas sempre que possível.

Programação Visual Variáveis de "Módulo" são sempre estáticas e devem ser declaradas na seção "Declarations" de um módulo ou formulário com a palavra reservada "Static". Embora sejam estáticas, tais variáveis são vistas por todas os procedimentos do módulo em que foram declaradas, mas não por procedures externas a ele.

Programação Visual Ex: Dim A As Integer “Variavel Modulo. Private “ B As Integer “Variavel Modulo” Sub Example1() A = 100 B = A + 1 End Sub Sub

Programação Visual Sub Example2() MsgBox “O valor de A é " & A MsgBox " O valor de B é " & B End Sub Sub Example3() Dim C As Integer “Variavel local” C = A + B MsgBox " O valor de C é " & C

Programação Visual Example4() MsgBox A “A caixa de texto mostra o volor de A” MsgBox B “A caixa de texto mostra o volor de B” MsgBox C “A caixa de texto não mostrara nenhum valor porque C foi declarada como variável local” End Sub

Programação Visual Variáveis "Públicas" também são declaradas em um módulo e, além de serem estáticas, são vistas por todas os procedimentos de todos os formulários e módulos do projeto. Note: na duvida de como declarar uma certa variável, declare-a como Public, mas tenha em mente que esta variável exige um espaço de memória constante. Portanto, excessivas variáveis Públicas podem resultar em falta de memória.

Programação Visual Variáveis Públicas não podem ser declaradas dentro de um formulário. Da mesma forma, a palavra reservada "Dim" não pode ser usada na seção declarations de um módulo. Os tipos de variáveis reservados pelo Visual Basic são os seguintes:

Programação Visual Ex: Public SalesPrice As Integer Public UnitsSold As Integer Public CostPerUnit As Integer Private Markup As Long Sub CDSales() Dim X as String SalesPrice = 12 UnitsSold = 1000 CostPerUnit = 5

Programação Visual CostPerUnit = 5 Markup = 1.05 X = "yes" MsgBox "The Gross Profit for CD Sales is $" & (SalesPrice _ * UnitsSold) -(UnitsSold * CostPerUnit * Markup) “Displays the value of 7000 as the gross profit” End Sub

Programação Visual Prátique os conteúdos desta aula. FIM