Disciplina Dermatofuncional Prof°. Esp. Kemil Rocha Sousa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Luciana C. Lourenção e Ivana Barros
Advertisements

DERMATOMICOSES Micologia Clínica UNISUL - Profa. Denise E. Moritz.
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Aspecto Histórico do Tratamento de Feridas
CÂNCER DE PELE.
PELE: A FRONTEIRA DO CORPO
Pele e Anexos Vera Vargas, 2011.
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
Pele A pele humana, constituída pela epiderme e pela derme, é um órgão complexo, responsável por diversas funções fundamentais à vida.
Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas.
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS.
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
SUGESTÃO O REI, O BOBO E O SÁBIO.
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Rua Solimões, 681 – Mercês / Rua Solimões, 681 – Mercês Curitiba - Paraná
Tecido Epitelial Professor Márcio Alexander
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Fisioterapia Dermatofuncional
Tecidos do Corpo Humano.
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
Colégio Maria Imaculada
Sérgio Moraes HISTOLOGIA ANIMAL
ATIVIDADE ELÉTRICA NA PELE RELACIONADA ÀS FERIDAS E A CICATRIZAÇÃO
TRAUMATISMO DE PELE AÇÃO DE UM AGENTE FÍSICO OU QUÍMICO ATUANDO SOBRE OS TECIDOS. A pele forma a cobertura externa do corpo. É constituída por três camadas.
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
Processo de Queima – Considerações Técnicas
PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE
Considerações Especiais com a Pele do RN
Massoterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Encontro LUMI Cosméticos
IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ÁGUA
Prof. Erika Meirelles de Castro
SISTEMA TEGUMENTAR REGINALDA MACIEL.
Sistema Urinário.
SISTEMA TEGUMENTAR.
Professor: Kemil Rocha Sousa Cintia Galvão e Lorena Viandeli
SISTEMA TEGUMENTAR Curso:- Cuidador de Idoso
Fisioterapia Dermatofuncional Prof.: Kemil Rocha Sousa
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Diretoria de Enfermagem
O tegumento dos animais
Profa. Ana Paula Caleffi Segura
Assistência de Enfermagem no cuidado com feridas
Público Consultoras de Beleza Independentes e Diretoras de Vendas Independentes Mary Kay. Pré-requisito/Conhecimento/Experiência Nenhum Materiais Necessários.
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Profa. Rosaura Leite Rodrigues
Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de.
FOTOSSÍNTESE.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Ciências Naturais 9.º ano
SISTEMAS DO CORPO HUMANO
Tipos de Tecidos.
RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
INTRODUÇÃO À TERMOTERAPIA PROFª. IVANA
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
ANÁLISE HISTOLÓGICA DE PELE NORMAL NA LOCALIZAÇÃO DE MELANOMAS DE ORIGEM INCERTA EM AMOSTRAS MAL IDENTIFICADAS Alberto Wainstein, Guilherme Duarte, Graciele.
Sistema tugumentar (PELE)
DISCIPLINA: Redação e Interpretação de Texto Científico Profa. Lílian Moreira.
Eliminação de produtos da atividade celular
Sistema Tegumentar.
Linha solar Mary Kay.
Ariane Gomes Diretora Sênior de Vendas
Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano.
Estrutura e funções da pele
Transcrição da apresentação:

Disciplina Dermatofuncional Prof°. Esp. Kemil Rocha Sousa PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Gastronomia Curso de Fisioterapia Disciplina Dermatofuncional Prof°. Esp. Kemil Rocha Sousa

Depilação a Laser

Introdução – Relato Histórico Desde a época de Cleópatra, no Antigo Egito, as mulheres se depilavam. De acordo com a lenda, elas foram as primeiras a utilizarem a argila, extrato de sândalo e o mel de abelha, ingredientes que deram origem as ceras usadas atualmente. (SANTOS et al)

Introdução A pele é a primeira linha de defesa do corpo humano contra as agressões do meio externo É o mais extenso órgão sensorial respondendo a estímulos táteis, térmicos e dolorosos (RUDOLF et al)

Introdução Constituída por três camadas Epiderme Derme Hipoderme (SANTOS et al)

Introdução Funções da pele: Nutrição Pigmentação Termoregulação Perspiração (eliminação do suor) Defesa Absorção (RUDOLF et al)

Introdução Tipos de Pele: Tipo 1: Pele muita clara, sempre queima e nunca bronzeia Tipo 2: Pele clara, sempre queima e algumas vezes bronzeia Tipo 3: Pele menos claro, algumas vezes queima e sempre bronzeia Tipo 4: Pele morena clara, raramente queima e sempre bronzeia Tipo 5: Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia Tipo 6: Pele negra, nunca queima e sempre bronzeia (RUDOLF et al)

Introdução Pêlo - São estruturas delgadas e queratinizadas, se desenvolvem a partir de uma invaginação da epiderme para a derme e para o tecido subcutâneo. Sua cor e disposição variam com a raça e a região do corpo (RUDOLF et al)

Introdução Os folículos estão divididos nas seguintes categorias: Folículos de pelos terminais: produzem cabelo e barba Folículos Velus: pelos finos e pequenos Folículos Sebáceos: pelos muito pequenos que não chegam a superfície (SANTOS et al)

Depilação a Laser A depilação consiste na técnica de retirada dos pêlos do corpo humano, essencialmente voltada para dois aspectos; - Beleza - Higiene Sendo praticadas pela maioria do público feminino e grande parte do público masculino

Depilação a LASER O processo do laser na depilação funciona através do efeito térmico, onde ocorre a liberação de uma determinada quantidade de energia no folículo piloso e consequentemente a destruição deste Como a melanina só é encontrada no bulbo piloso, o laser será eficaz quando alcançar a porção do bulbo a uma determinada potência e produzir uma temperatura média de 60°C (SANTOS et al)

Depilação a Laser Devido ao aumento da temperatura é necessário o uso de recursos como o spray de criogênio, gel e outros, para esfriar e proteger a epiderme Há possível destruição da melanina existente na epiderme, alterando assim outras células e podendo causar alteração de pigmentação, crostas, queimaduras e possíveis cicatrizes. (SANTOS et al)

Depilação a Laser Como o laser tem seu foco na melanina, indivíduos com pele mais escura tendem a absorver uma maior parcela da radiação, apresentando uma menor penetração dessa energia, quando comparados aos indivíduos de pele clara. O cliente ideal é aquele que apresenta pele clara e pêlo escuro O pêlo loiro e ruivo, não tem resultado com o laser devido a ausência de melanina (GUIRRO; GUIRRO,2004)

Depilação a Laser Etapas para realização do procedimento: Avaliação da pele com a presença do pêlo Demarcação da área desejada Eliminação de secreções Limpeza do local com álcool Resfriamento do local (gel ou spray) (SANTOS et al)

Depilação a Laser Durante a aplicação observa-se a resposta da pele, se há presença de hiperemia leve e edema peribulbar. Após a sessão é aplicado uma loção calmante (SANTOS et al)

Depilação a Laser O laser trabalha em um estado uniforme com estímulos contínuos e frequentes Deve ser aplicado em varredura, ou seja compreendendo toda a área a ser tratada Pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, exceto na área ocular (SANTOS et al)

Depilação a Laser Indicações: Indivíduos que necessitam estar livres constantemente dos pêlos Evitar a dor com a depilação tradicional Alérgicos a lâminas de barbear Pêlos encravados e foliculites (SANTOS et al)

Depilação a Laser Contraindicações: Gravidez Doenças autoimunes Feridas abertas Hematomas (SANTOS et al)

Depilação a Laser Efeitos colaterais: Aparecimento de edema folicular Prurido Hiperemia Aumento da temperatura por 5 dias (SANTOS et al)

Depilação a Laser Fatores que influenciam a dor na depilação: Sensibilidade de cada pessoa Quantidade de pêlos no local Fase do ciclo menstrual Regiões de barba e virilha, devido aos pelos mais grossos e sensibilidade da área (SANTOS et al)

Depilação a Laser Precauções Não se bronzear nos 10 dias antecedentes da sessão Durante o tratamento, aplicar diariamente filtro solar na região (3 vezes ao dia) Não utilizar ácidos na pele Não depilar com cera ou pinça (30 dias antes) Raspar a área com lâmina (1 dias antes) Não bronzear após sessão Aplicar compressa de gelo após sessão (SANTOS et al)

Depilação a Laser Para um resultado efetivo, são necessárias de 4 a 6 aplicações por região, sendo o intervalo entres as sessões de 60 a 90 dias

Depilação a Laser Aparelho utilizado Laser de Alexandrite Soprano

REFERÊNCIAS: GUIRRO, E; GUIRRO, R. Fisioterapia Dermatofuncional: fundamentos-recursos- patologias. São Paulo: Ed. Manole. 3. ed. 2004. RUDOLF, C; PAVELECINE, S; CRISTINA, J.O Processo de Depilação Definitiva: uma análise comparativa. SANTOS, A; BESSANI, J; MACHADO, M; PAGANINI, T.Diferentes tipos de Depilação: uma revisão bibliográfica.

Obrigada!