Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
As Rochas Ígneas.
MINERAIS & ROCHAS.
O que é Geologia ? A Geologia é a ciência da Terra, de seu arcabouço, da sua composição, de seus processos internos e externos e de sua evolução.
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Professora Aleide Cristina
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
MINERAIS E ROCHAS.
Mineralogia.
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Rochas: Arquivos da História da Terra
Da superfície ao centro da Terra
Materiais de Construção
Rochas.
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Diálogo com os alunos acerca da visita de estudo a Arouca.
Rochas ígneas.
NOME: Milene L.Gagliardo.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
Rochas sedimentares(cont)
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Geografia.
Patric Santana Silva nº 16
Ciências Naturais 7º Ano Prof. Teresa Marcelino
das rochas – os minerais
Material Complementar
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Ciências Naturais – 7.º ano
Rochas – testemunhos da actividade da Terra
Conheces o ciclo das rochas?
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
TIPOS DE ROCHAS.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Revisão – 1ª série do E.M. Geografia.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Solos e Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Baseada na apostila da Prof. Dra Maria Rita Caetano Chang
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Dinâmica Externa da Terra
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Estrutura geológica no Brasil
TIPOS DE ROCHAS.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
Rochas Sedimentares MINERAIS.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
Rochas Magmáticas.
Transcrição da apresentação:

Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.

Mineral É um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos.

Minerais Minerais são elementos, ou substâncias químicas, geralmente sólidos, encontrados naturalmente na Terra; Há mais de 2 mil minerais diferentes. Eles são compostos pela união de vários tipos de elementos, como silício, oxigênio, alumínio, cálcio e ferro; As diferenças entre os minerais devem-se aos diferentes tipos de elementos que compõem e também à maneira como esses elementos estão arranjados; Os minerais encontram-se desigualmente distribuídos na crosta terrestre. Ex: o Japão é um grande importador de minério de ferro do Brasil. Minerais são identificados a partir da análise de suas propriedades, como: a cor, a dureza, o tipo de cristal que ele forma, a transparência, o brilho, e outras.

Do que é formado o granito? As rochas são formadas por minerais. A maioria delas compõe-se de vários tipos de minerais. Quando um ou mais minerais se agregam, é formada uma rocha. O granito, por exemplo, apresenta grãos de várias cores e brilhos. Esses grãos são os minerais que compõem a rocha. O granito é formado principalmente por três tipos de minerais: o quartzo, o feldspato e a mica.

Minerais: como reconhecê-los? Forma Prisma, fibra, agulha, placa, cubo, paralelepípedo, romboedro, tetraedro, octaedro, etc. Os grãos também podem ter aspectos irregulares: alongados, achatados ou eqüidimensionais. Dureza Na escala de dureza (escala de Möhs), o diamante tem dureza 10. A escala completa é a seguinte:  1: Talco  2: Gipsita, mica  3: Calcita  4: Fluorita  5: Apatita  6: Ortoclásio (feldspato), magnetita  7: Quartzo  8: Topásio  9: Coríndon  10: Diamante  Para auxiliar na determinação da dureza de um mineral, usam-se outros minerais já identificados. A dureza é uma propriedade importantíssima na definição da utilização dos recursos naturais, por exemplo. Para um piso sobre o qual circula grande número de pessoas (estabelecimentos comerciais, por exemplo), não é adequado usar mármore. Composto essencialmente por calcita, que tem dureza 3, o mármore perde em relação ao granito, constituído predominantemente por minerais bem mais duros: quartzo, de dureza 7, e feldspato, de dureza 6.

Minerais: como reconhecê-los? 3.Cor Ex: quartzo: incolor, branco, cinza, amarelo (citrino), rosa, roxo (ametista); Feldspato: incolor, branco, cinza, bege, rosa, vermelho, verde, azul (excepcionalmente preto, no caso da anortita); Calcita: incolor, branco, cinza, amarelo, vermelho, verde, marrom, azul;  Magnetita: preto; Mica: preto ou verde muito escuro (biotita), incolor, branco, cinza (muscovita), lilás (lepidolita). 4. Brilho Dois grandes grupos de minerais: os metálicos, que refletem mais de 75% da luz que recebem, e os não metálicos. 5. Clivagem Se um mineral tiver essa propriedade, pode se quebrar em superfícies planas e lisas se sofrer impacto. Isso é reflexo de sua estrutura cristalina interna. Há minerais que apresentam apenas um plano de clivagem, como a mica, que se quebra sempre em planos paralelos a uma única direção no espaço. Outros minerais, como os minerais do grupo do feldspato, apresentam dois planos de clivagem. 6. Magnetismo Alguns minerais podem ser atraídos por um campo magnético, como o de um ímã comum, ou o da própria Terra. Há apenas dois minerais que são atraídos pelo ímã comum de mão: a magnetita e a pirrotita. Dos dois, a magnetita é muito mais comum nas rochas e materiais de superfície como solos e sedimentos. Por isso o magnetismo é uma ótima propriedade distintiva da magnetita. Outros minerais apresentam propriedades magnéticas menos intensas, de grande interesse em estudos de laboratório para várias finalidades dentro da Geologia e da Geofísica.

Mica Talco Calcita

Magnetita (feldspato) Apatita Quartzo Topázio

Coríndon Diamante

Tipos de Rochas MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS (igni=fogo) : formadas a partir do resfriamento e da solidificação do magma ou da lava vulcânica. A ígnea intrusiva possui resfriamento lento no interior da Terra (ex: granito). A ígnea extrusiva tem rápido resfriamento na superfície (ex: basalto). Outro fenômeno de transformação do magma também ocorre, quando este entra em contato com a água: a lava esfria-se rapidamente. Os gases que ela contém são eliminados e forma-se uma rocha cheia de poros (ex: pedra-pomes). SEDIMENTARES: formadas quando rochas já existentes se fragmentam e seus sedimentos são carregados (transportados pela água, pelo vento ou pelo gelo, da origem até o ponto de deposição) para alguma área onde possam ser novamente compactados ou cimentados, quando se depositam em camadas; METAMÓRFICAS: são as “rochas mutantes”, formadas através de modificações de temperatura e de pressão em rochas já existentes, provocando uma reação química que altera sua composição ou estrutura original.

ROCHAS MAGMÁTICAS GRANITO (intrusiva) DIÓRITO (intrusiva) FELDSPATO RIÓLITO (extrusiva) ANDESITO (extrusiva) BASALTO (extrusiva)

ROCHAS SEDIMENTARES

ROCHAS METAMÓRFICAS

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA ESTRATIGRAFIA Princípio da horizontalidade Os sedimentos são sempre depositados em camadas horizontais. O fenômeno geológico que altera a horizontalidade é sempre posterior à sedimentação.

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA ESTRATIGRAFIA Princípio da Sobreposição Os sedimentos são compactados e cimentados, formando camadas, que por sua vez, serão sobrepostas por outras mais recentes.

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA ESTRATIGRAFIA Princípio da intersecção qualquer estrutura que intersecte vários estratos se formou depois deles, logo, é mais recente.