A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rochas Sedimentares MINERAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rochas Sedimentares MINERAIS."— Transcrição da apresentação:

1 Rochas Sedimentares MINERAIS

2 Mineral - definição Corpo sólido, natural, inorgânico, de estrutura cristalina e com composição química fixa ou variável dentro de certos limites.

3 Não são minerais : Água e líquidos em geral;
Oxigénio, dióxido de carbono e outros gases; Âmbar (resina fóssil ), carvão, pérolas e outras substâncias produzidas por seres vivos; Qualquer substância produzida pelo Homem. Serão minerais ? -Gelo de um glaciar; -Mercúrio, elemento nativo líquido,

4 Mineralóides Na Natureza existem substâncias sólidas, naturais e inorgânicas, mas que não têm estrutura cristalina, são os mineralóides.

5 Microscópio petrográfico
Imagem dada pelo microscópio petrográfico, de uma rocha

6 Composição química

7 Elementos nativos / Sulfuretos

8 Óxidos e hidróxidos/ Halóides
(Cl-; F- ; Br- ; I-) ( O2- ; OH-)

9 Carbonatos / sulfatos ( SO4 2-) ( CO3 2-)

10 Fosfatos / Silicatos (SiO4 4-) ( PO3 2- )

11 Propriedades dos Minerais
Propriedades físicas – identificação de propriedades óticas ( cor, risca e brilho ) ; de propriedades mecânicas ( dureza, clivagem e fratura ) e determinação da dureza. Propriedades químicas – realização de testes e análises químicas.

12 Clivagem / Fractura Como se comportam os minerais quando sujeitos a uma pancada ?

13 Propriedades Físicas: Clivagem
Tendência de alguns minerais para fragmentarem, por aplicação de uma força mecânica, segundo superfícies planas e brilhantes, de direções bem definidas e constantes.

14 Propriedades Físicas: Fratura
Fragmentação irregular, sem planos de clivagem visíveis.

15 Classificação da Clivagem

16 Propriedades Físicas: Brilho
Efeito produzido pela quantidade e intensidade da luz que é refletida na superfície dos minerais. Brilho metálico – intenso, semelhante ao observado nos metais polidos, observa-se em minerais opacos. Brilho sub-metálico – semelhante mas menos intenso do que o metálico. Brilho não metálico – observa-se em minerais transparentes ou translúcidos. Utilizam-se termos como : vítreo, sedose, adamantino, nacarado, resinoso, ceroso ou gorduroso para descrever o seu brilho.

17 Propriedades Físicas: Cor
Minerais idiocromáticos – apresentam cor constante. Minerais alocromáticos – apresentam cor variável. A diversidade de cores num mineral alocromático deve-se, frequentemente, à presença de elementos estranhos à sua composição ( Ex. variedades de quartzo, corindo e berilo.

18 Mineral idiocromático
Pirite

19 Mineral Alocromático Quartzo

20 Propriedades Físicas: Dureza
Resistência que um mineral oferece à abrasão. Avalia-se quando é riscado por outro mineral ou por um objeto. Para determinar a dureza relativa entre dois minerais basta deslizar, sob pressão, uma aresta viva de um sobre uma superfície do outro. O mais duro deixará um sulco no mineral menos duro.

21 Escala de Mohs

22 Dureza Se o mineral desconhecido riscar a fluorite (4 ) e, por sua vez, for riscado pela apatite ( 5 ), a sua dureza será 4,5. Os termos da escala devem ser percorridos do mais duro para o menos duro, para evitar o desgaste dos menos duros.

23 Dureza Quando não temos a escala de Mohs :

24 Determinação da Dureza
Em A , determinação da dureza relativa entre dois minerais. Em B , determinação da dureza do mineral em relação a uma placa de vidro.

25 Propriedades Físicas: Traço ou Risca
Cor do mineral quando reduzido a pó. Para determinar a cor é usual riscar com o mineral a superfície despolida de uma porcelana. Funciona com minerais cuja dureza é inferior à da porcelana ( cerca de 7 ). Nos outros casos reduz-se a pó uma amostra do mineral. Frequentemente, a cor da risca de um mineral não coincide com a sua cor. Diferentes variedades do mesmo mineral têm sempre traço com a mesma cor.

26 Traço ou Risca Em regra, minerais alocromáticos têm risca incolor ou branca ; minerais idiocromáticos não metálicos têm risca igual à sua cor ; nos minerais de brilho metálico a risca tende a ser negra.

27 Propriedades Físicas: Densidade
A densidade ( d ) de um mineral depende da sua estrutura cristalina, ou seja, da natureza das partículas ( átomos ou iões ) e do seu arranjo, mais ou menos compacto. Os minerais de brilho não metálico possuem densidades próximas da do quartzo ( 2,6 ) ou da calcite ( 2,7 ). Minerais de brilho metálico apresentam densidades próximas da da pirite ( 5,0 ) Minerais muito densos apresentam densidades superiores a 7, como o ouro ( 15 a 19,3 )

28 Balança de Jolly - Densidade
Determina o peso (P) do mineral no ar; Determina o peso (P´) do mineral mergulhado na água. d =_____ P P - P´

29 Propriedades Químicas Reação ao ácido clorídrico
A calcite e outros carbonatos reagem com o ácido clorídrico, fazendo efervescência devido à libertação de CO2

30 Propriedades Químicas
CaMg(CO3) Ca CO3 A Aragonite reage com o HCl a Frio; A Dolomite reage com o HCl a Frio, mas só levemente; se utilizarmos o pó do mineral ele reage de forma evidente.

31 Propriedades Químicas
Ca CO3 Embora tenham a mesma composição química, a estrutura cristalina é diferente. Para as distinguir recorre-se a uma solução concentrada de nitrato de cobalto: Após ter fervido a aragonite toma a cor lilás; Após ter fervido a calcite fica branca e passado algum tempo passa a azul.

32 Minerais mais comuns nas Rochas


Carregar ppt "Rochas Sedimentares MINERAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google