Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
Advertisements

Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Tecnologias da Informação e da Comunicação
HARDWARE.
Arquitetura e organização de computadores
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Documentos Digitais Aula 7.
Programa e Plano de Ensino
E-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos Fórum de documentos digitais Unicamp 21 de junho Campinas.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Prof. Carlos H. Marcondes
Profª. ALINE (WEB-TUTORA)
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Respostas das atividades da aula 4.
Fundamento à Informática
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
CLASSIFICAÇÃO DOS PERIFÉRICOS
O CONCEITO DE DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO EM AMBIENTE
Arquitetura de Computadores
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Introdução aos Sistemas Multimédia
Tecnologias Especificas Informática
Políticas de Backup FATEC – Americana
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO
Estrutura e funcionamento de um computador
Hardware Aula 03.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Fundamentos Arquivísticos
Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio
O Computador e o Sistema de Informação Carlos Dinis Gonçalves 1O Computador e o Sistema de Informação.
Organização de Computadores
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Princípios de Sistemas de Informação
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Subsistema de Memória.
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
Conceitos Básicos de Informática
Introdução à Informática
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as.
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Fundamentos de Sistemas Operacionais
(Sistema de Processamento de Dados)
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
TIC - Tecnologias da Informação e
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC) 7º ano Escola Secundária do Padrão da Légua.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
REDE DE COMPUTADORES Arquitetura de Computadores Prof. Bruno Viana
Computação Eletrônica 2
Introdução à Engenharia de Computação
Documentos Digitais Aula 6.
Banco de Dados I Introdução – UNIDESC O que é um Banco de Dados? Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações) organizadas de forma.
Introdução a Informática
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Introdução à Computação
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
História dos computadores – O ENIAC
Victor Passos. INFORMÁTICA Ciência do Tratamento Automatização da Informação, utilizando para tal máquinas automáticas INFORmação autoMÁTICA.
Microcontroladores Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Pernambuco Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco - Unidade.
Transcrição da apresentação:

Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo Documentos Digitais Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo

1. O Mundo em Mudança: as novas Tecnologias “Revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação.” (Castells, 1999, p. 39) Integração do Mundo em redes globais, comunidades virtuais. Para Bauman “A velocidade do movimento e o acesso a meios mais rápidos de mobilidade chegaram nos tempos modernos à posição de principal ferramenta do poder e da dominação”.

Desenvolvimento da Sociedade da Informação: Neste sentido o poder tornou-se tão rápido quanto a capacidade de dominação do tempo. “Não importa mais a diferença entre próximo e distante” Desenvolvimento da Sociedade da Informação: Tecnologia + comunicações (integração) Informação / Comunicação / Transações

“A mudança histórica das tecnologias mecâ-nicas para as tecnologias da informação aju-da a subverter as noções de soberania e auto-suficiência que serviam de âncora ideo-lógica à identidade individual.” (Castells, 1999, p. 58) Entre as tecnologias da informação inclui-se computação (software, hardware, tecnolo-gias de microeletrônica), telecomunicações e opto- eletrônica e engenharia genética.

Características da Sociedade da Informação A informação é a matéria-prima, pois são tecnologias que agem sobre a informação; Como a informação é parte integral de toda atividade humana todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados pelo novo meio tecnológico; A morfologia das redes está adaptada à crescente complexidade das interações e aos modelos imprevisíveis do desenvolvimento; Flexibilidade, capacidade de reconfiguração; Convergência e integração (hardware e software estão integrados no sistema de informação)

Cronologia da Sociedade da Informação Etapas de desenvolvimento: A Era do computador central: primeiro computador eletrônico (anos 30), primeira busca “on line” (anos 40 a 70); A Era dos computadores pessoais: primeiro computador pessoal (1977); A Era das redes: Memórias óticas e início da internet (WWW) (anos 80), cria-se o Amazon (E-Commerce) (anos 90), nasce USB (Sec. XXI); E………….

As tecnologias da informação deram um grande incentivo em direção à Modernidade Líquida, pois “o poder pode se mover com a velocidade do sinal eletrônico. (...) o poder se tornou verdadeiramente extraterritorial”

2. Desmaterialização do suporte e os Desafios do Arquivo A liquefação do suporte: Documento Informação (Suporte) (Suporte eletrônico) Organização da informação em novos supor-tes As novas tecnologias foram pensadas para transmissão rápida da informação. Preservação da Informação nestes novos su-porte.

3. Conceitos Documento – “Unidade constituída pela infor-mação e seu suporte; a menor unidade arquivística, indivisível” (Dicionário de Termos Arquivísticos, 1989) Documentos – “Informação registrada , inde-pendente da forma ou suporte (…) possui conteúdo, contexto e estrutura suficientes para servir de testemunho”. (CIA, 2002) Documento – conteúdo ligado a um suporte Transformação do suporte ou sua desmate-rialização

Arquivos Nacional (2005) Brasil Autor Definições Freitas (1989) Arquivos computadorizados: arquivos formados por conjunto de dados gravados em fitas magnéticas, cartões perfurados ou similares cujo o conteúdo é acessível apenas pelo computador, organizado de acordo com o princípio de proveniência. Arquivos Nacional (2005) Brasil Documento eletrônico: documento em meio eletrônico. Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (1991) Documento eletrônico: unidade de registro de informação acessível por meio de equipamento eletrônico. Documento digital: unidade de informação codificada por dígito binário. Documento arquivístico digital: documento arquivístico codificado em dígito binário, produzido tramitado e armazenado por sistema computacional. Associação Francesa de Normalização (1991) Arquivos eletrônicos: documento produzido sobre forma de registro eletrônico por um organismo público ou provado no exercício de suas atividades.

Conselho Internacional de Arquivo (1988) Documento/Arquivo: usualmente em código, gravados sobre um suporte como um disco magnético, fita magnética, cartão perfurado, cujo o conteúdo é acessível apenas por máquina. Conselho Internacional de Arquivo (2005) Documento eletrônico: documento arquivístico sobre suporte eletrônico de armazenamento. Camargo e Bellotto (1996) Documentação eletrônica: documentação cujo o conteúdo registrado em suportes especiais é acessível apenas por computador. Volpi Neto (1999) Documentos eletrônico: aquele elaborado por meio de um computador, sendo seu autor identificável por meio de um código (...) e conservado na memória desse ou em memórias eletrônicas de massa. Arquivo Nacional (2004) Austrália Documento Digital: documento criado, transmitido e mantido por meio de tecnologia de computação Fonte: Santos, 2005, p. 35.

Necessidade de um computador e um software compatíveis Documento Digital: unidade de registro de informações codificada por meio de dígitos binários Documento Eletrônico: unidade de informa-ção acessível por meio de um equipamento eletrônico. Necessidade de um computador e um software compatíveis Hardware (físico) Software (lógico) Informação (suporte/bits)

Tipos de Suporte: 1. Magnético - disco rígido, disquetes, fitas DAT, DDS, AIT 2. Óptico – CD-ROM, CD-R, CD-RW, DVD-ROM, DVD-R