A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hardware : Memórias Instrutor : Marcos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hardware : Memórias Instrutor : Marcos"— Transcrição da apresentação:

1 Hardware : Memórias Instrutor : Marcos

2 Memórias São todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, sendo eles temporários ou permanentes.

3 Memória Principal: Podem ser chamadas de memória real, são memórias que sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Exemplos: RAM, ROM, cache e registradores.

4 Memória Secundária: São memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Exemplos: HD, CDs, DVDs e disquetes.

5 Memória Volátil Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática. A memória dinâmica é a mais barata delas e, portanto, a mais utilizada nos computadores e são aquelas que foram popularizadas como memórias RAM. A memória estática não necessita ser analisada ou recarregada a cada momento. Fabricada com circuitos eletrônicos conhecidos como latch, guardam a informação por todo o tempo em que estiver a receber alimentação.

6 Memória Não Volátil São aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação. Como exemplos, citam-se as memórias conhecidas por ROM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rígido, CDs e disquetes. As memórias somente para leitura, do tipo ROM permitem o acesso aleatório e são conhecidas pelo fato de o usuário não poder alterar o seu conteúdo. Para gravar uma memória deste tipo são necessários equipamentos específicos.

7 Memória RAM Em português significa Memória de Acesso Aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita e é utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. É uma memória volátil, e a principal de um computador. É nela que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil, ou seja, um HD.

8 Tipos Existem basicamente dois tipos de memória em uso: SDR e DDR.
SDR são o tipo tradicional, onde o controlador de memória realiza apenas uma leitura por ciclo. DDR são mais rápidas, pois fazem duas leituras por ciclo.

9 Capacidade e Velocidade
A capacidade de uma memória é medida em: Bytes Kilobytes (1 KB = 1024 Bytes) Megabytes (1 MB = 1024 KB) Gigabytes (1 GB = 1024 MB). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo.

10 Memória ROM Em português: memória somente de leitura é um tipo de memória que as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Entre esses tipos encontramos as PROM, as EPROM e as memórias flash. Ainda de forma mais ampla, e de certa forma imprópria, dispositivos de memória terciária, como CD-ROMs, DVD-ROMs, etc., também são algumas vezes citados como memória ROM.

11 Tipos PROMs podem ser escritas com dispositivos especiais mas não podem mais ser apagadas ou modificadas. EPROMs podem ser apagadas pelo uso de radiação ultravioleta permitindo sua reutilização. Memória flash semelhantes às EEPROMs são mais rápidas e de menor custo CD-ROM são discos ópticos que retêm os dados não permitindo sua alteração DVD-ROM são discos ópticos, tal como os CD-ROM, mas de alta densidade

12 Memória Cache Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM. A taxa de acerto típica pode variar entre 80% e 99%, localizada entre a memória principal e o processador central. A principal vantagem na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.

13

14 Disponível para Download em:
Fim


Carregar ppt "Hardware : Memórias Instrutor : Marcos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google