A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS."— Transcrição da apresentação:

1 MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS

2 DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A ELETRÓNICA DIGITAL TEM ESSA VANTAGEM COM REFERÊNCIA À ELETRÓNICA ANALÓGICA. SÃO DISPOSITIVOS DE MEMORIA: UM CAPACITOR, UM FLIP-FLOP, REGISTRADORES.

3 TERMOS BÁSICOS - Célula de memória – dispositivo ou circuito capaz de armazenar um bit. Por exemplo, um flip-flop, um capacitor, etc. - Palavra de memória – grupo de bits (células) em uma memória que representa instruções ou dados. - Byte – conjunto de 8 bits. - Capacidade – número de bits que podem ser armazenados em um dispositivo de memória.

4 ENDEREÇO

5 TERMOS BÁSICOS - Memória volátil – tipo de memória que necessita de aplicação de energia para poder armazenar a informação. - Memória de acesso aleatório (RAM) – memória onde o tempo de acesso é o mesmo para qualquer posição. - Memória de acesso seqüencial (SAM) – memória onde, para se localizar uma determinada posição, é preciso passar por todos os endereços. Por exemplo, fitas magnéticas. - Memória de leitura e escrita (RWM) – memória que pode ser tanto lida como escrita. - Memória somente de leitura (ROM) – Memória onde as informações armazenadas só podem ser lidas.

6 TERMOS BÁSICOS Memória estática – tipo de memória onde os dados permanecem armazenados enquanto existir energia, sem a necessidade de atualização periódica da informação. Memórias - Memória dinâmica – tipo de memória onde os dados permanecem armazenados enquanto existir energia, mas com periódica atualização da informação (Refresh).

7 PRINCIPIOS DE OPERAÇÃO
Independente dos tipos de memórias existentes, o princípio básico de operação é o mesmo: - Selecionar o endereço a ser acessado (leitura ou escrita); - Selecionar o tipo de operação: leitura ou escrita; - Se a operação for escrita, fornecer os dados de entrada; - Se a operação for leitura, os dados estarão disponíveis na saída; - Habilitar a memória para que a operação seja concluída e desabilitar a memória para que ela não responda às entradas de endereço e ao comando de leitura/escrita.

8 DIAGRAMA BÁSICO

9 CONEXÕES ENTRE O Up E A MEMORIA
As memórias RAM e ROM são interfaceadas com a CPU através de três grupos de linhas de sinais ou barramentos: barramentos de endereço, barramento de dados e barramento de controle.

10 Memória Somente de Leitura (ROM)
A memória somente de leitura (ROM) é um tipo de memória onde os dados nela armazenados não são alterados ou não mudam com freqüência. DAIAGRAMA DE BLOCOS

11 ARQUITECTURA DE UMA MEMORIA

12 TIPOS DE MEMORIA ROM ROM Programada por Máscara – este tipo de ROM tem suas posições escritas (programadas) pelo fabricante de acordo com as especificações do cliente. Uma máscara (tipo de negativo fotográfico) é usada para informar as conexões elétricas do chip. Este tipo de ROM é usado para armazenar tabelas ou informações pré-programadas como códigos geradores de caracteres de terminais de vídeo. - ROM Programável (PROM) – tipo de memória ROM onde a programação é feita apenas uma única vez pelo usuário. Esta programação consiste na queima ou não de um fusível que corresponde a um bit de informação por um equipamento chamado programador.

13 TIPOS DE MEMORIA ROM ROM Programável e Apagável (EPROM) – tipo de memória ROM que pode ser programada e apagada pelo usuário várias vezes. O processo de programação consiste em aplicar certos níveis de tensões que provocam a condução permanente ou não condução de transistores MOS. O apagamento da memória é feito pela exposição dos circuitos internos à luz ultravioleta através de uma “janela”.

14 CIRCUITO PROGRAMADOR DE EPROM

15 APAGADOR DE EPROM

16 - PROM Apagável Eletricamente (EEPROM) – é uma melhoria em relação
às EPROMs pois pode ser tanto programada como apagada eletricamente. Assim, elas podem ser programadas e apagadas no próprio circuito, sem a necessidade de luz ultravioleta ou um programador especial. - CD ROM – tipo de armazenamento somente para leitura que utiliza tecnologia laser. Os bits são definidos pela reflexão ou não de um feixe laser apontado para um ponto do disco.


Carregar ppt "MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google