NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVA ORTOGRAFIA Fique de.
Advertisements

REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
Alfabeto Como era... O alfabeto era formado por 23 letras, mais as letras chamadas de ‘especiais’ k,w,y. Nova regra: O alfabeto é formado por 26 letras.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Acentuação 1.
Acentuação Gráfica.
O que propõe a reforma ortográfica
Reforma Ortográfica.
ACORDO ORTOGRÁFICO NOVAS REGRAS.
REFORMA ORTOGRÁFICA.
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Alunas: Fabiane Gomes Suzane Bittencourt
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
Língua Portuguesa Profª. Valéria ACENTUAÇÃO
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
REFORMA ORTOGRÁFICA.
Simplificando as diretrizes do novo acordo ortográfico da língua portuguesa José Geraldo Pereira Baião (Mestre em linguística pela UnB)
Nova ortografia da língua portuguesa
REFORMA ORTOGRÁFICA ALFABETO
Acentuação Gráfica.
Colégio Santa Dorotéia Professora Fernanda Mello Ferrary
Acordo Ortográfico.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Sistema de Informação – Português Instrumental
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
By Professor Christiano
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
REFORMA ORTOGRÁFICA PROFESSORA CARLA MANO
Profª Vera Cunha. Vigência Vigência – a partir de 1º de janeiro de Transição Transição – 4 anos, de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de.
Novo acordo ortográfico
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Acentuação Gráfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Reforma Ortográfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
ACORDO ORTOGRÁFICO Prof. Gilson Donato.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa PROF- OLAVO MARTINS ARI DE SÁ.
Rio sem discurso Um poema heraclitiano.
Novo Acordo Ortográfico Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
REGRAS COMPLEMENTARES
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.
Acentuação gráfica e o novo Acordo Ortográfico.. O Acordo Ortográfico Foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola,
NIVELAMENTO DE PORTUGUÊS Profa. Ivanilda Bastos. Não é de hoje que os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pensam em unificar.
Língua Portuguesa Acordo Ortográfico. Aspectos Positivos O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, gera polêmica entre gramáticos, escritores.
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. OBJETIVOS DO ACORDO 1)Fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua; 2)Criar uma comunidade com.
ACORDO ORTOGRÁFICO. As letras K, W, Y deixam de ser consideradas especiais e passam a fazer parte do alfabeto. São usadas em siglas, símbolos, nomes próprios.
NOVOACORDOORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antes era assim Agora... k, w e y não eram consideradas letras do alfabeto. Foram acrescentados ao idioma.
1ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Acentuação e Acordo Ortográfico. Acentuação gráfica 1- Monossílabos tônicos terminados em A, E, O Ex: pá, pé, dó (masculina) 2- Oxítonas terminadas em.
Transcrição da apresentação:

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO O ALFABETO PASSA A TER 26 LETRAS, INCLUINDO K, W, Y: km, watt, Byron, byroniano. Elas são usadas em siglas, símbolos , nomes próprios estrangeiros e seus derivados.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO O TREMA É ELIMINADO EM PALVARAS PORTUGUESAS OU APORTUGUESADAS: cinquenta, frequência, tranquilo, arguição, eloquência, consequência, pinguim, linguiça, aguentar, quinquênio.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO NÃO SE ACENTUA O HIATO -OO DAS PALAVRAS: enjoo (subst. e forma verbal), voo (subst. e forma verbal), coroo, perdoo, coo, abençoo, povoo, moo.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO NÃO SE ACENTUA O HIATO -EE DOS VERBOS CRER, DAR, LER E VER: creem, deem, leem, veem.Ex.: Os jovens creem num futuro promissor. Que eles deem o melhor de si. Os funcionários leem muito pouco. Os alunos veem o documentário.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO NÃO SE ACENTUAM OS DITONGOS ABERTOS -EI E -OI NAS PALAVRAS PAROXÍTONAS: assembleia, plateia, ideia, colmeia, Coreia, boleia, hebreia, boia, jiboia,paranoia, apoio, heroico. Exceção: herói, constrói, dói, anéis, papéis, anzóis, chapéu, véu.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO NÃO SE ACENTUAM AS PAROXÍTONAS HOMÓGRAFAS: para (verbo)/ para (prep.), pela (subst. e verbo), pelo (subst.), pera (subst.), polo (subst.). Exceção: pode (pres.) e pôde (pret. perf.) e por (prep.) e pôr (verbo). Ex.: Os alunos deverão passar por este caminho. Os gerentes deverão pôr os funcionários em suas respectivas funções.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Não se acentua o -u tônico nas formas verbais rizotônicas (acento na raiz), quando precedido de -g ou -q e seguido de -e ou -i (grupos que/qui e gue/gui): argui, apazigue, averigue, enxague, oblique.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Não se acentuam o -i e -u tônicos das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo: baiuca (taberna, botequim), boiuna (cobra lendária, sucuri), cheiinho, saiinha, feiura, feiume.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Emprega-se o hífen nos compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual: anti- inflamatório, anti-imperialista, anti-ibérico, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Não se emprega o hífen em certos compostos em que se perdeu, em certa medida, a noção de composição: mandachuva, paraquedas, paralama, parabrisa, parachoque, paravento.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Não se emprega o hífen nos compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente: autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intrauterino, neoimperialista, semiaberto, semiautomático, semiárido, supraocular, ultraelevado.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Não se emprega o hífen nos compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo essas consoantes se duplicarem: antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, extrarregimento, ultrarromântico, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal, suprassensível.