DOENÇAS BACTERIANAS Prof. Ana Luiza Nunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dengue.
Advertisements

Bactérias prof Sanvido.
Reino Monera Prof. Valéria
As principais portas dos agentes infecciosos
VIROSES Prof Edilson Soares
Biologia - AUGUSTA BASTOS
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS
REINO MONERA.
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
Doenças Bacterianas.
Vírus: Os únicos seres acelulares
Bacterioses Prof. Roberto Machado.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Filo Nematodea (Nematelmintos)
HERPES.
TUBERCULOSE.
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC
Biologia 2 Cap. 07 Doenças humanas causadas por bactérias
DOMÍNIO: BACTÉRIA e ARCHAEA
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
PET – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
BACTERIOSES Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia
Meio Ambiente e Recursos Naturais Água na Saúde e na Doença
O reino de seres vivos mais simples da Terra
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Doenças de pele.
FEBRE MACULOSA E SUA EPIDEMIOLOGIA
Tuberculose.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
MENINGITE.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Doenças Causadas por Bactérias
DST/AIDS.
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Febre Tifóide e Hanseníase
ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________
SÃO AS CAMPEÃS DA EVOLUÇÃO
BACTERIOSES Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Infeções sexualmente transmissíveis
Vacinação.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Aluno:Gabriel Cerqueira e Paula de Paula Professora(o): Ionez Camargo Professor STE:Marcos Fernandes Data:31/05/11 Disciplina:Ciências Ano: 7ª Turma:A.
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Bactérias META Apresentar as características inerentes às bactérias, bem como suas estruturas básicas e diversidade metabólica para que o aluno perceba.
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Bactérias Aula 1 Professora Natália. A célula bacteriana Micro-organismos unicelulares Procariontes Isoladas ou colônias 4 componentes fundamentais.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Vírus Aula 1 Professora Natália.
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
Transcrição da apresentação:

DOENÇAS BACTERIANAS Prof. Ana Luiza Nunes

O que causa a doença é a toxina liberada pela bactéria. ** Botulismo: Bactéria: Clostridium botulinum ,um bacilo anaeróbico que produz esporos resistentes. Encontrado em fezes, no solo e em alimentos. Transmissão: contato com a bactéria, pelas fezes ou alimentos contaminados. Sintomas: visão embaçada e dupla, tontura, dificuldade de urinar e defecar, boca seca e queda das pálpebras. Na sequencia: ataca o SNC, levando a paralisação da musculatura (engolir, falar, locomover e …. Respirar !!!) O que causa a doença é a toxina liberada pela bactéria. Existe o soro ANTIBOTULÍNICO !!!

Clostridium botulinum

** Lepra ou Hanseníase: . Bactéria: Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. Doença predominantemente cutânea, podendo atacar nervos periféricos, olhos e outros órgãos. Transmissão: pelas vias aéreas superiores e gotículas de saliva. Sintomas: manchas pardas ou esbranquiçadas na pele, com perda de sensibilidade no local ou outros locais. Aparecimento de caroços nas partes frias do corpo (orelhas, mãos e cotovelos). O tratamento é prolongado, porém 100% eficaz. É gratuito pelo Ministério da Saúde.

** Meningite bacteriana: Causada pelas bactérias do grupo meningococos, pneumococos ou hemofilus. Trasmissão: pelas vias aéreas respiratórias ou por processos infecciosos como otites (infecção de ouvido) Sintomas: febre alta, mal estar, vômitos, dor de cabeça forte e dor com endurecimento do pescoço.

Vacinação é indispensável!!! Existe o soro antitetânico… ** Tétano Bactéria: Clostridium tetani ,um bacilo anaeróbico que produz esporos resistentes. Encontrado em fezes, no solo e em objetos. Transmissão: contato com algo contaminado pela bactéria, e esta penetra pela pele através de um ferimento. Sintomas: ataca o SNC. Pessoa apresenta rigidez muscular em todo corpo, especialmente no pescoço. Dificuldade de engolir e abrir a boca. Vacinação é indispensável!!! Existe o soro antitetânico…

Imagem: Opistótono

** Febre Maculosa: Bactéria: Rickettsia rickettsii , que ataca os vasos sanguíneos, levando-os a ruptura. Transmissão: pela picada do carrapato estrela (vetor). Só adquirimos pela picada do carrapato – quando ficar 4 horas ou mais em contato com o corpo da pessoa. Sintomas: aparecem após 7 dias da picada, com dores no corpo, febre alta, dor de cabeça e em sequencia aparecem manchas vermelhas no corpo (máculas). Estas crescem e formam as maculopapulas. Inclusive na palma das mãos e planta dos pés. Altíssima letalidade!!!

Sintomas: febre alta, tosse purulenta, dor torácica e fraqueza. ** Pneumonia: Bactéria: Streptococcus pneumoniae, Hemofilus, micoplasmas e clamídias. Infecção aguda nos pulmões – em apenas um ou em ambos (pneumonia dupla). Segundo OMS, é a doença que mais mata crianças de até 05 anos de idade. Sintomas: febre alta, tosse purulenta, dor torácica e fraqueza.

** Tuberculose: Bactéria: Mycobacterium tuberculosis , também conhecido como bacilo de Koch. Acredita-se que 30% da população mundial esteja infectada. É uma das doenças que mais mata no Brasil!!! Transimissão: contato com gotículas contaminadas no ar ou contato direto com pessoas doentes. Sintomas: tosse produtiva, dor torácica, febre, sudorese, cansaço e até escarro com sangue. Teste de Mantux e Rx do Pulmão. Tratamento gratuito pelo Ministério da Saúde!!!

** Leptospirose: Bactéria: Leptospira, presente nos rins de muitos animais. Incidência da doença aumenta muito na estação chuvosa. Transimissão: contato direto com a urina de animais contaminados ou com a água contaminada pela Leptospira. Essa bactéria penetra pelas mucosas ou pele. Bactéria vive até 6 meses no ambiente após ser liberada pelo transmissor. Sintomas: febre alta, mal estar, dor muscular (principalmente na panturrilha), olhos vermelhos, manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça. Caso complique: hemorragias, complicação renal, torpor e coma.

O uso de preservativos é uma forma ideal de prevenção! ** Gonorréia: DST Bactéria: Neisseria gonorrheae , compromete com maior frequencia a uretra (canal que liga a bexiga ao meio externo). Em casos mais graves pode comprometer a região orofaringea, região anal, corrente sanguínea e articulações. Transimissão: Pelo contato direto com pessoas contaminadas ou indireto, tendo o contato com a secreção purulenta produzida. Sintomas: Inflamação do canal da uretra que gera dor e ardor ao urinar e produção de uma secreção espessa, purulenta pela uretra. O uso de preservativos é uma forma ideal de prevenção!

** Sífilis: DST Bactéria: Treponema pallidum, compromete os órgãos sexuais no início e posteriormente outros órgãos sistemicos. Transimissão: Pelo contato direto com pessoas contaminadas ou indireto, através do sangue contaminado (transfusão de sangue). Há transmissão vertical. Sintomas: 1) Lesões duras (cancros) nos órgãos genitais, anus , gengiva, palma mãos e planta pés. 2) Manchas avermelhadas na pele e mucosas. 3) Alteração SNC, fígado e rins. O uso de preservativos é uma forma ideal de prevenção!

1) Estágio da Sífilis

2) Estágio da Sífilis

3) Estágio da Sífilis

. Acne: Infecção nas glândulas sebáceas da pele, especialmente na face e nas costas.

. Erisipela Manchas avermelhadas na pele. Provoca muita dor local, febre local e possibilidade de necrose. Acomete principalmente pernas e pés.

Erisipela bolhosa

. Impetigo (Pereba) Forma feridas (pústulas) na pele e estas secam e formam uma casca. Muito frequente na face. Aquisição: Contágio direto.

Impetigo Impetigo com crosta

. Brucelose: - considerada uma zoonose Bactéria do gênero Brucella, entra no corpo da pessoa pela alimentação de origem animal contaminada. Doença com forma aguda e crônica, de comprometimento sistêmico.

. Coqueluche: Também conhecida por doença da tosse comprida. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas contaminadas ou por gotículas eliminadas no ar. Segundo, OMS em 2010 aumentou significativamente o numero de casos em adolescentes/adultos e na América Latina, triplicaram nos últimos 5 anos.