Louis Raspino, President & CEO

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Transcrição da apresentação:

Louis Raspino, President & CEO SEGURANÇA NOS PNEUS Segurança é a prioridade da nossa empresa Louis Raspino, President & CEO clique para avançar

A maioria de nós conduz veículos diariamente e quase nunca presta atenção a uma das partes mais vitais do veículo, ou seja, os pneus.

Infelizmente, poucas pessoas mudam este mau hábito, a não ser quando já é demasiado tarde.

Sabia que a validade dos pneus expira quatro anos após a data de produção, e que essa data está gravada na lateral do pneu?

É muito fácil descobrir qual a data limite de um pneu. Na lateral do pneu está gravado um número de 4 dígitos, o qual indica a semana e o ano em que foi fabricado; a validade expira exactamente quatro anos depois.

0 7 0 7 sétima semana ano de fabrico: 2007 Este número indica que o pneu foi fabricado na sétima semana de 2007, ou seja, em Fevereiro de 2007, o que faz com que a sua validade vá até Fevereiro de 2011. 0 7 0 7 sétima semana ano de fabrico: 2007

Se utilizarmos pneus caducados, estes poderão rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave, ou até mesmo fatal. Um bom hábito é inspecionar os pneus regularmente, para verificar se já passaram da data limite.

Outro aspecto importante, que muitas vezes não verificamos, é a pressão dos pneus. A maioria dos postos de abastecimento calibra os pneus dos carros em 28 PSI. Além disso, quando vamos viajar, eles, frequentemente, baixam a pressão para 24 -26 PSI, alegando que “os pneus aquecerão na auto-estrada e voltarão à pressão normal” ! NÃO PERMITA ISSO!

Na lateral do pneu, está também a pressão máxima permitida para esse pneu específico. Alguns pneus têm uma pressão máxima de 32 PSI, outros admitem 44 PSI e alguns chegam a 50 PSI. Verifique os seus pneus, para saber qual é a pressão máxima recomendada. É aceitável ter os pneus algumas libras abaixo da pressão máxima, mas não muito.

Nunca exceda essa pressão. PRESSÃO MÁX. ACEITÁVEL 32 PSI 28 PSI 44 PSI 35 PSI 50 PSI 44 PSI (44 psi) PRESS MÁX Pneus diferentes são desenhados para diferentes pressões. A pressão máxima para os pneus do seu carro está num pequeno número gravado na lateral do pneu, junto da borda. Nunca exceda essa pressão.

PERIGO!! O calor excessivo danifica os pneus A baixa pressão aumenta a temperatura do pneu. Fotos em infravermelho, de pneus testados em alta velocidade, mostram que o calor que provoca os danos, aumenta com a redução da pressão. PERIGO!! O calor excessivo danifica os pneus baseado em pneus tamanho P235/75/R15

Outro ponto importante é a carga a que sujeitamos os nossos pneus Outro ponto importante é a carga a que sujeitamos os nossos pneus. Muitas vezes sobrecarregamos os nossos veículos, sem dar muita atenção ao esforço que isso representa para os pneus. Exceder a capacidade máxima de carga sobre um pneu, pode resultar numa falha do mesmo e provocar um acidente.

Capacidade Máxima de Carga por Pneu A tabela da esquerda mostra o índice de carga e a capacidade máxima de carga por pneu, em libras e em quilogramas. Capacidade Máxima de Carga por Pneu

Máxima Capacidade de Carga = 2271 lbs. ou 1030 kg. Índice de Carga = 109 Máxima Capacidade de Carga = 2271 lbs. ou 1030 kg.

O limite de velocidade para o qual um pneu está desenhado é indicado por uma letra junto ao índice de carga. A tabela da esquerda mostra os limites de velocidade em km/h e mph

Mas, qual o significado destes números? Em geral, quando vamos comprar pneus e nos perguntam o tipo que procuramos, simplesmente lemos as indicações no pneu velho e damo-las à pessoa da loja. Mas, qual o significado destes números?

P 265 / 60 R 18 pneu para veículo de passageiros largura do pneu em milímetros pneu radial P 265 / 60 R 18 relação entre a altura e a largura do pneu (neste caso 60% da largura) roda/jante de 18 polegadas

Resistência à Temperatura Símbolo Área A Área Quente B Área Normal C Área Fria As letras indicam a resistência de um pneu ao calor. Os pneus classificam-se como A, B ou C, em ordem decrescente de resistência ao calor

TRAÇÃO A tração é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu com maior graduação deveria permitir parar o veículo, em piso molhado, numa distância mais curta que um pneu de menor graduação. A tração está classificada do mais alto ao mais baixo como “AA”,”A”, “B” e “C”

DESGASTE Este número indica o ritmo de desgaste do pneu. Quanto mais alta a graduação, mais tempo ele demora a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de grau 400 deveria durar o dobro de outro de grau 200

O QUE DEVEMOS SABER SOBRE PNEUS Data de fabrico Máxima pressão recomendada Tração Desgaste Máxima capacidade de carga x pneu Limite de velocidade Resistência à temperatura Tamanho do pneu

Esperamos que estas informações lhe tenham sido úteis e que lhe permitam conduzir com MAIOR SEGURANÇA.