A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO
Safety Talk Fevereiro 2009

2 CONDUÇÃO DEFENSIVA É a forma de conduzir, que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer consigo, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros utentes da via. A Condução defensiva, é a melhor maneira de conduzir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente.

3 CONDUTOR DEFENSIVO  Adopta uma posição de condução correcta e regula os elementos de segurança disponíveis.  Mantém uma permanente a concentração  Previne os efeitos negativos que afectam o Tempo de Reacção

4 ▫ Exploração perceptiva ▫ Identificação 2. Tratamento da Informação
PROCESSO DECISIONAL: 1. Recolha da informação ▫ Exploração perceptiva ▫ Identificação 2. Tratamento da Informação ▫ Previsão ▫ Decisão 3. Acção motora “VER”  PENSAR AGIR Informação Resposta, ex: Travagem

5 O Condutor Defensivo deve:

6  Agir e não Reagir  Prever e Antecipar  Equacionar o comportamento dos outros  Permanente consciência de que não põe em perigo os outros usuários da via  Noção de que a prioridade não é um direito absoluto  Ver e Ser Visto  Não surpreender e nem ser surpreendido, imobilizando o veículo no espaço livre e visível sem colidir.

7 VELOCIDADE E CAMPO VISUAL

8  Estar em constante aperfeiçoamento
 Usar devidamente os espaços  Promover atitudes positivas que resultam geralmente em comportamentos positivos  Adequada manutenção da Distância de Segurança

9 Forma prática de manter uma distância de segurança:
Manter a Distância de Segurança Ponto de Referência

10 O que é uma condução económica?
ECO-CONDUÇÃO É um modo de condução que permite:  reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes,  proporcionar um maior conforto na condução e  aumentar a segurança rodoviária. É uma condução defensiva por excelência.

11 Condução Económica visa:
 Economia de combustível  Redução das emissões de CO2  Redução dos níveis sonoros  Redução de custos  Aumento do conforto  Menor desgaste do motor / veículo  Diminuição de custos de manutenção do veículo  Aumento da segurança  Melhorar a qualidade de vida

12 Economizar em segurança
ANTES DE INICIAR A MARCHA: • Garanta a distribuição do peso homogeneamente • Privilegie uma manutenção preventiva em detrimento da correctiva Verificar a pressão dos pneus regularmente e cuidadosamente • Evite cargas no tejadilho ou, se necessário, opte por uma velocidade mais baixa. • Evite cargas desnecessárias.

13 Economizar em segurança
DURANTE A CIRCULAÇÃO: • Mantenha uma velocidade de circulação o mais uniforme possível; • Não conduza a velocidades elevadas. • Os limites de velocidade estabelecidos no Código da Estrada correspondem a velocidades que garantem consumos de combustível aceitáveis

14 Economizar em Segurança
• Depois do motor ligado inicie a marcha assim que possível • Adapte a caixa de velocidades ao esforço do motor • Opte por mudanças elevadas • Evite rotações elevadas • Evite acelerações e travagens bruscas, mantendo tanto quanto possível rotações uniformes.

15 Economizar em Segurança
Desligue o motor durante as paragens prolongadas Optimize a utilização do ar condicionado e do sistema de aquecimento dos vidros Utilize os equipamentos de bordo: essencialmente o conta rotações económetro controlo de velocidade computador de bordo Indicador de alteração de mudança Limitador do acelerador

16 Economizar em segurança
• Trave suavemente • Sempre que possível, trave com a caixa de velocidades • Evite efectuar ultrapassagens desnecessárias • Mantenha uma distância de segurança • Conduza sempre em antecipação, tentando prever o que vai acontecer

17 Presta um grande contributo para a redução de sinistralidade.
Ao apostar numa Condução Defensiva e económica... A sua condução vai-se tornar mais tranquila, controlada, económica e segura. Presta um grande contributo para a redução de sinistralidade.

18 O que diz o Código da Estrada …

19 1 – O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito
Artigo 13º Posição de marcha 1 – O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem (…) Artigo 12º Início de marcha 1 - Os condutores não podem iniciar ou retomar a marcha sem assinalarem com a necessária antecedência a sua intenção (…) Artigo 18º Distância entre veículos 1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição da velocidade deste. Artigo 19º Visibilidade reduzida ou insuficiente Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m. Artigo 26º Marcha lenta 1 – Os condutores não devem transitar em marcha cuja lentidão cause embaraço injustificado aos restantes utentes da via.


Carregar ppt "CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google