Disciplina: História Aluno: Tomás Cardoso Ano/Turma: 9ºA Nº 20 Docente: Rosário Patrício.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segunda guerra mundial
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
A Guerra Fria.
Segunda Guerra Mundial
Curso: Técnica Administrativa
Nazismo e Fascismo.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
1ª Guerra Mundial.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Guerra Fria.
2ª guerra mundial ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”
2º Guerra Mundial.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Alunos: Bárbara Moreira, Bruno Decnop e Giovanna Guinancio
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Tema E: Formatos de armazenamento ótico I – CD
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
Colégio Mafrense SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Salvador Dali Vida e Obra.
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A CRISE MUDOU O MUNDO. EUA: NEW DEAL.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
2ª Guerra Mundial.
O SÉCULO XX E A GUERRA TOTAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
II Guerra Mundial ( ) Instructor Note:
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
OPERAÇÃO BARBARROSA OS NAZISTAS CONTAVAM COM UMA RÁPIDA E DECISIVA VITÓRIA SOBRE OS SOVIÉTICOS, POIS NAS FRONTEIRAS RUSSAS HAVIA DE SOLDADOS.
Colégio Adventista de Diadema
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
TRABALHO DE HISTÓRIA NAZI-FASCISMO.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Regimes Totalitários e 2ª Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
Início da guerra Agosto de 1939: assinatura do pacto de não-agressão entre Alemanha e U.R.S.S. A Polônia seria dividida entre eles.
 Este papel, redigido e assinado pelo Chanceler Adolf Hitler no dia 31 de Agosto de 1939, dá a ordem para todas as Forças Armadas do Terceiro Reich invadirem.
 Forças anglo-americanas libertam o norte da África, a ilha da Sicília e a Itália.  Mussolini foi capturado e morto pela resistência popular italiana.
A Segunda Guerra Mundial Prof. Alan Carlos Ghedini.
2ª Guerra Mundial Exército Fantasma
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
Momento Histórico Retratado No Livro A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico, envolvendo as forças armadas de mais de setenta países, opondo os.
Rússia e Europa Oriental
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Transcrição da apresentação:

Disciplina: História Aluno: Tomás Cardoso Ano/Turma: 9ºA Nº 20 Docente: Rosário Patrício

 Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou entre 1939/1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências.  Organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.  Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. II Guerra Mundial

 Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade economica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.  Marcado por um número significante de ataques contra civis, foi a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes. II Guerra Mundial

 Aliados:  - União Soviética  -Estados Unidos  -Reino Unido  Principais Lideres: Joseph Stalin Franklin Roosevelt Winston Churchill  Eixo:  -Alemanha  -Japão  -Itália  Principais Lideres: Adolf Hitler Hirohito Benito Mussolini II Guerra Mundial

Lideres dos Aliados Esquerda: Joseph Stalin; centro: Franklin Roosevelt; direita: Winston Churchill

II Guerra Mundial Lideres do Eixo Esquerda: Benito Mussolini; centro: Adolf Hitler; direita: Hirohito

 Aliados  Soldados: mais de 16 milhões  Civis: mais de 45 milhões  Total: mais de 61 milhões  Eixo  Soldados: mais de 8 milhões  Civis: mais de 4 milhões  Total: mais de 12 milhões Vitimas

II Guerra Mundial Campos de concentraçãoOs mortos na guerra

 Os seus três elementos essenciais eram o efeito-surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais eram:  a desmoralização do inimigo;  desorganização de suas forças (paralisando os seus centros de controle).  O arquiteto desta tática militar foi o general Erich von Manstein.  O Blitzkrieg (termo alemão para "guerra-relâmpago") foi uma doutrina militar em nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tivessem tempo de organizar a defesa.

 Aperfeiçoada pelo general alemão Heinz Guderian no final de década de O efeito desejado pela guerra-relâmpago só pode ser obtido pela utilização coordenada da infantaria, dos blindados e da aviação, que agem conjuntamente para "perfurar" as linhas inimigas em um ponto de rutura. Estratégia da "guerra-relâmpago"

 Todo "atrito" com as forças inimigas era evitado. Se um foco de resistência era encontrado, era imediatamente cercado, suas comunicações interrompidas (o que dificultava a tomada de decisões e a transmissão de ordens) e o resto das tropas de ataque continuava seu avanço ao interior do campo inimigo o mais rapidamente possível.  O foco de resistência era destruído mais tarde, pelas forças de infantaria que seguiam o ataque surpresa.

Imagens da Guerra Relâmpago

Webliografia erra+mundial&newwindow=1&source=lnms&tbm =isch&sa=X&ei=6TE8U7vfCtGV7AavpIHIAQ&ved= 0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667