A MEU AMIGO RACIONALISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Que o outro saiba quando estou com medo e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
Tudo porque eu te amo pai
Quando tudo parece P E R D I O.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
O ESTRANHO.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
Mulheres , apaixonem -se
42 coisas para eu me lembrar de fazer todos os dias da minha vida
A vida.
Mãe Adotiva Letícia Thompson.
Mães que Partiram Letícia Thompson.
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
AMOR MAIÚSCULO FORMATAÇÃO : Isis TEXTO ADAPTADO : Autoria desconhecida
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Autoria do Texto: Desconhecida
Gostava tanto de você Recebi este texto de uma amigo e não sei de quem é a autoria. Porém, ele é bastante interessante e nos faz refletir sobre a vida.
QUEM SOU EU Letícia Thompson.
Preghiera di San Francisco di Assis.
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
COISAS DA VIDA Clarice Lispector.
SÓ PARA OS MAIS IMPORTANTES....
Hamilton Slide Encantos da Alma.
Quém é Você?.
O Amor.
Clique para passagem de slides Ligue o som
Vá embora Autora: Lena Morais.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
NOME DO AUTOR , DESCONHECIDO.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
A TURMA DO MERCADINHO DA ESQUINA
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
As vezes, precisamos perder as pessoas para
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
SEJA FELIZ !! SEJA FELIZ !!.
San Francisco di Assis.
René Descartes Meditações.
Uma Lição de Vida Com Som.
By Búzios Slides ILUSÕS DO AMANHÃ Avanço automático.
FRASES SOBRE ARTE EM FUNDO DE MOSAICO (04) Irene Alvina
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
Provérbios de Salomão, capítulo 8
SALMO, capítulo 52 Salmo de Davi
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
ILUSÕES DO AMANHÃ Alexandre Lemos Aluno da APAE.
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal.” Romanos 12.10
ENTREVISTA COM DEUS.
POR AMOR, VENHA! De Sidnei Piedade Com som Apresentação de Nadir Berto.
Quando Tudo Parece Perdido...
Ligue o som Simplesmente somos... Acho que desde sempre, Talvez eu seja sua mesmo antes de nascer, Porque em mim Bate um coração compassado com o.
Não sei precisar quando, mas um dia acordei muito triste. Apesar do dia estar claro e ensolarado, eu estava muito cinza. Como um robô me levantei...
SOBRE MIM.
Receita de Vida.
Não sei o que está acontecendo comigo, diz a paciente para o psiquiatra... ela sabe. Não sei se gosto mesmo da minha namorada, diz um amigo para outro...
LIGUE O SOM Tecle espaço ou clic com o MOUSE para mudar de SLIDE REINALDO.
CLARICE LISPECTOR PROGRESSÃO AUTOMÁTICA Já escondi um amor com medo de perdê-lo. Já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por estar.
João e os ditongos.
PROGRESSÃO AUTOMÁTICA. Como te recompensar? Todo o bem que alguém poderia receber... Recebi de ti! O melhor sorriso no melhor momento... Você me deu!
Lu_guerreira Se hoje estou assim A culpa é somente sua Ainda escuto você chamar meu nome... Fico a sua procura Sem nada encontrar...
Transcrição da apresentação:

A MEU AMIGO RACIONALISTA Arthur da Távola

Não exija muito de mim. Nem me creia melhor do que sou. Conhecer “é desilusionar”. Embora possa ser, também, perdoar. Por enquanto (e talvez para sempre), sou apenas um garimpeiro do Absoluto. Não me peça para definir. Nem pergunte por que o escrevo com letra maiúscula. Quer a verdade? É por medo. Já senti medo e esperança ao mesmo tempo. A gente tem mais medo (e mais esperança) do que não conhece. Porque mais teme a própria fantasia do que a realidade. Esta, a gente enfrenta. Aquela, enquanto perdura, assusta muito mais.

Não, não desdenho as verdades do mundo: “Primo vivere deinde philosophari”. O pão repartido. Mas posso buscá-las ao mesmo tempo em que garimpo. Rio acima ou rio abaixo, garimpeiros do Absoluto somos, na busca do ouro-Verdade que ele esconde. A verdade está para o homem como o ouro está para o garimpeiro. Ele acha pedras de ouro. Não acha o ouro. Há ouros, pedaços da verdade una do ouro. Garimpeiros do Absoluto temos casuais encontros com a Verdade, com fragmentárias moléculas da nossa participação no uno-ouro-Verdade do cosmos.

E garimpando seguimos, uns rio acima, outros rio abaixo E garimpando seguimos, uns rio acima, outros rio abaixo. Garimpam os astronautas, garimpam os anacoretas. Garimpam os filósofos, os físicos, os químicos e alquimistas, garimpam os antropólogos. E como garimpam os poetas que sempre acham mais ouro, só que em pedaços menores. Garimpa quem pensa e garimpa quem apenas vive (os mais felizes). A vida é um grande garimpo feito de brincadeira pelo homem sério. É misturar acaso e sorte com ciência e trabalho e mesmo assim ficar na mesma. É busca, é procura, seleção, esperança e só, “às vezes”. Se há ouro quer-se mais. Se não há, resta o sonho. Mas a realidade da procura só surge quando a esperança cessa.

Garimpamos a terra em busca da verdade do homem. A da Justiça Garimpamos a terra em busca da verdade do homem. A da Justiça. Garimpamos o Absoluto em busca do ouro da Verdade. De que só nos foi dado ter intuições, percepções, lampejos. A Verdade é a infinitude. Porque a Infinitude é a Perfeição. Nossa mente é finita como a vida, logo imperfeita.

A vida não é como a Verdade. É mero espaço de tempo inserido entre Ela A vida não é como a Verdade. É mero espaço de tempo inserido entre Ela. Que está antes e depois. É “flash” que espocou no meio da Verdade e fulgura por breve tempo em nossa mente. A Verdade está no antes e no depois da vida. Durante esta, a Verdade aparece, existe, pode até salvar os homens: mas como o ouro do garimpo, sempre em pedaços. O jeito é garimpar. E saber esperar, garimpando. No tempo dos tempos, as pedras que você joga fora porque ouro não são, podem ser as que vão formar o ouro do futuro. Que faz você com as idéias que abandona por tolas e malucas como este artigo? Não conterão elas a possibilidade do ouro futuro da sua Verdade? Não serão elas partes ínfimas desta mesma Verdade? Quem pode lhe garantir que a Verdade não nasce da trama íntima de seus erros?

Não exija muito de mim. Não cobre do garimpeiro o ouro Não exija muito de mim. Não cobre do garimpeiro o ouro. Cobre-lhe a procura. A honesta procura. Não jogue na minha cara as verdades do mundo. Destas eu sei. E o que doem embora continuem encantando a minha esperança. O homem, por mais que saiba e melhor que seja, é apenas um garimpeiro. Aceitar-se como tal, na busca da verdade humana, da igualdade e da justiça e na busca da Verdade, do Absoluto. Paralelas. Como correm as pedras no fundo do rio. Garimpeiro apenas. O resto seria pretensão, delírio e onipotência. ( Cópia literal de texto recebido da Dra. Délcia Enricone, na Aula Magna da PUCRS- ano 1977)

CRÉDITOS A Meu Amigo Racionalista Autor- Arthur da Távola Texto arquivo pessoal- Joyce L.Krischke Art & PPS by Lu@zul Imagens- Google Música – Song_for_peace.wave Direitos autorais reservados aos titulares

FIM SAIR