EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRONOMES.
Advertisements

REGÊNCIA.
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
PRONOMES.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
(que, quem, qual, onde, cujo)
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
PRONOMES.
Funções morfológicas e sintáticas do QUE
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
O que são os pronomes pessoais??
Orações Subordinadas Substantivas
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
PERÍODO COMPOSTO.
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
EMPREGO DOS PRONOMES. EMPREGO DOS PRONOMES CLIQUE NO TÓPICO DESEJADO PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO MENU PRINCIPAL PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO EMPREGO DOS PRONOMES.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
DISCIPLINA: Português
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
AFE DE PORTUGUÊS.
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
É a palavra que substitui o nome.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
PRONOMES e COLOCAÇÃO PRONOMINAL
O pronome O pronome.
Estudo dos Pronomes Pessoais
Estrutura composicional do texto: a função do pronome
Fonologia – o estudo dos sons
Professor Marlos Pires Gonçalves
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Pronomes Relativos.
PRONOME RELATIVO.
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
Emprego dos pronomes pessoais
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
CLASSE DE PALAVRA: PRONOME
OS OBJETOS – PÁG. 13 (apostila 2)
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
Gramática Pronomes.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
PRONOMES PESSOAIS Singular 1ª Eu me, mim, comigo 2ª Tu te, ti, contigo
NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS
Pronome pessoal em adjacência verbal
Trecho do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Emprego dos Pronomes Pessoais
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
AULA 07 PRONOME. SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM ALGUÉM BATEU À PORTA PRONOME.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
Pronome  É a palavra variável em gênero, número e pessoa que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivos Artigos Pronomes Numerais Substantivos.
Transcrição da apresentação:

EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma. Entregaram o texto para MIM (2-NÃO PRATICA AÇÃO) após a aula. Para MIM (??), restou pouco tempo. Deram um minuto para EU (??) entregar o livro.

EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma. Entregaram o texto para MIM (2-NÃO PRATICA AÇÃO) após a aula. Para MIM (2), restou pouco tempo. Deram um minuto para EU (1) entregar o livro.

EU, MIM, TU, TI Sei que há algo entre MIM (2) e você. Há discussões entre ela e TI (2). Isso não acontecerá entre MIM e TI.(2) Falaram mal de TI, não de MIM. (2) Nada resta para TI, nem para MIM. (2) Entre EU falar (1) e TU saíres (1), com certeza, houve um silêncio sem fim.

CONSIGO Ele carrega CONSIGO as mágoas da infância (com ele mesmo – valor reflexivo) Posso conversar consigo? ERRO Correto: Posso conversar com você? Consigo – somente reflexivo

CONOSCO e CONVOSCO Você quer sair CONOSCO amanhã? Vós sois excelentes amigos, sempre estarei CONVOSCO. ATENÇÃO! Eles saem COM NÓS todos. Conversarei COM VÓS mesmos. determinante: numeral, pronome = com nós, com vós.

PRONOMES OBLÍQUOS ME, TE, SE, NOS, VOS, O, A, OS, AS, LHE, LHES Podem desempenhar as funções sintáticas de: OD (VTD); OI (VTI); COMPLEMENTO NOMINAL (regência nominal); ADJUNTO ADNOMINAL (posse = pronome possessivo).

OBJETO DIRETO ME, TE, SE, NOS, VOS, O, A, OS, AS Ele me ajudou muito. (ajudar – VTD) Você escolheu-nos como amigos? (escolher – VTD) Eu o limparei com certeza. (limpar – VTD) Acabei namorando-a por impulso. (namorar- VTD) Ele se feriu com a faca (ele mesmo) – ferir VTD

PRONOMES OBLÍQUOS O, A, OS, AS (lo, la, los, las, no, na, nos, nas) – serão sempre objeto direto (VTD) LO = após verbos terminados em R, S, Z NO = após verbos terminados em M, ÃO, ÕE O = antes ou após os demais verbos (terminam com vogal)

PRONOMES OBLÍQUOS Mataram aquela senhora = Mataram-na. Dão flores às jovens = Dão-nas. Quero servir o jantar = Quero servi-lo. Não devo magoar as garotas = Não devo magoá-las. Eu vi o acidente = Eu o vi. (preferível) Eu vi-o. O professor lê os textos = O professor os lê. O professor lê-os.

PRONOMES OBLÍQUOS LHE (LHES) – serão objeto indireto (VTI) PARA PESSOAS!!! Dei flores a você = Dei-lhe flores (OI) Entreguei tudo aos alunos = Entreguei-lhes... Entreguei o osso ao cão. Entreguei A ELE. Peguei-lhe a bolsa = Peguei a bolsa dela. Roubaram-lhes o carro = Roubaram o carro deles (adjunto adnominal)

PRONOMES DE TRATAMENTO Apesar de se referirem à segunda pessoa (com quem se fala), toda a concordância deve ser feita na terceira pessoa (singular ou plural). Vossa / Sua Senhoria nomeará seu substituto. SUA – falar de, referir-se a VOSSA – falar com (VOcê), dirigir-se a (VOcê)

PRONOMES RELATIVOS QUE – substitui pessoas ou “coisas”; PREP. + QUEM – substitui pessoas; O QUAL – substitui pessoas ou “coisas”; Subst. + CUJO + subst. – posse(squerda); ONDE – lugar; aonde – destino; de onde (origem) QUANDO – tempo; COMO – antecedido de: jeito, maneira, modo, forma, característica.

PRONOMES RELATIVOS Conheci bons autores que (os quais) eram norte-americanos. 2 orações em 1 período coeso = sem repetição. Pronome relativo “que” substitui o antecedente – autores.

EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE PAULO ESTAVA GRIPADO. PAULO SAIU. AQUELE É O SORVETE. EU GOSTO DO SORVETE. BONDOSO É O PAI. ELE SE REFERE AO PAI. CONHECI CRIANÇAS. CRIANÇAS ESTAVAM ALEGRES. ESTE É O LIVRO. EU ACREDITO NO LIVRO.

EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE PAULO O QUAL / QUE ESTAVA GRIPADO SAIU. AQUELE É O SORVETE DE QUE EU GOSTO. AQUELE É O SORVETE DO QUAL EU GOSTO. BONDOSO É O PAI A QUE ELE SE REFERE. CONHECI CRIANÇAS AS QUAIS / QUE ESTAVAM ALEGRES. ESTE É O LIVRO EM QUE / NO QUAL EU ACREDITO.

EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE Este é o professor CUJO carro é prata. CARRO DO PROFESSOR SUBST. + CUJO + SUBST. -> SEM ARTIGO!!! Este é o professor CUJAS bicicletas são prata.

EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE O MOÇO PARA QUEM DOEI O LIVRO É ELE... O MOÇO DE QUEM FALEI É ELE... AQUELE É O SORVETE DE QUE EU GOSTO. ESTE É O LIVRO EM NO QUAL EU ACREDITO. ELA É A PESSOA COM QUE/QUEM VOU SAIR.