Nossa Senhora, Divina Pastora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA FESTA DE N. S. DA PIEDADE AO QUADRILÁTERO SAGRADO
Advertisements

TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
Motivo: 50 anos do início dos Trabalhos do Vaticano II Período: de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
Nossa Senhora do Rosário
Bem-vindo/a.
Nossa Senhora das Neves
Nossa Senhora das Neves
A ESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO, NO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Rainha da Paz,Padroeira da Catedral Militar do Brasil
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
Nossa Senhora Rosa Mística
Imaculada Conceição.
Virgem Maria.
Vaso Insigne de Devoção
Santa Mãe de Deus.
Porque o Mês de Maio é dedicado a Maria?.
O CULTO À VIRGEM MARIA.
Culto à Virgem Maria.
A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel
Maria a Bem-Aventurada
Maria - Um modelo de fé.
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Maria, Mulher Eucarística
Maria, Mãe da Humanidade
Nossa Senhora Rainha dos Corações.
NATAL.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Nossa Senhora das Dores
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando.
melodia para o ouvido (São Bernardo).
Nossa Senhora da Consolação.
A Virgem, ao conhecer por meio do Anjo o estado de Isabel, apressa-se a ir ajudá-la nas lides da casa. Ninguém a obriga; Deus, através do Anjo, não.
Nossa Senhora do Bom Sucesso
Esta festa comemora a fundação da Ordem dos Mercedários, dedicada nas suas origens à redenção dos cativos. Conta uma piedosa tradição que a Santíssima.
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora Auxiliadora.
Nossa Senhora de Guadalupe
Natividade de Nossa Senhora
Em 7 de novembro de 2008 encerrou-se o ano comemorativo aos 700 anos de morte do representante máximo da Escola Franciscana: o beato João nascido em.
Rainha dos Anjos.
Maria, Mãe de Deus.
Na Ordem Carmelitana é guardada a tradição, segundo a qual o profeta Elias, vendo aquela nuvenzinha, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem,
Pedir a graça do Espírito Santo Ligar o som e deixar andar sozinho.
Nossa Senhora da Caridade do Cobre A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do.
Caríssimos, Por que dizemos que ainda é Natal? Assim dizemos por que após comemorarmos o dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, continuamos a comemorar.
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
Nossa Senhora do Rosário.
Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar
Os fi é is sempre invocavam o nome de Maria como esperan ç a de que Ela os ajudasse a resolver seus problemas pessoais. Assim este t í tulo não é novo,
Na Carta aos Bispos, aos presbíteros, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos da Igreja católica na República Popular Chinesa, de 27 de Maio de 2007,
Virgem de Guadalupe.
Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil e de Brasília
Nossa Senhora Auxiliadora.
História de Nossa Senhora do Carmo
Festa do santo nome de Maria
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
O Rosário.
Nossa Senhora da Consolata
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Nossa Senhora da Consolata.
Nossa Senhora da Confiança
Maria, Peregrina da Fé.
Nossa Senhora.
Nossa Senhora de Loreto Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos,
Imaculada Conceição da Virgem Maria
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS.
Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”,
A devoção à Santíssima Virgem 60 CAVALLINO, Bernardo A Santíssima Virgem 1650 Pinacoteca de Brera, Milão.
Transcrição da apresentação:

Nossa Senhora, Divina Pastora

Nossa Senhora Divina Pastora (também invocada sob os nomes de Divina Pastora das Almas, Mãe Divina Pastora ou ainda Mãe do Bom Pastor) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Bem-aventurada Virgem Maria, sendo, sob essa invocação, particularmente cultuada em Portugal, Espanha e América Latina.

A Imagem da Divina Pastora é venerada no Convento dos Capuchinhos de El Pardo (Madrid) As origens da devoção a Nossa Senhora Divina Pastora são imprecisas, mas as primeiras manifestações surgem no século XVIII. Existem referências à Virgem Maria vestida de pastora na vida de São João de Deus, de São Pedro de Alcântara, da Venerável Maria de Jesus de Ágreda e de Santa Maria das Cinco Chagas.

Inicialmente chamada de “Virgen Zagala” (que significa: “a pastora que cuida do seu rebanho”), esta invocação simboliza uma mãe que cuida de seus filhos. No entanto, a invocação mariana de Nossa Senhora Divina Pastora começou a tornar-se mais conhecida a partir da cidade de Sevilha, em Espanha.

De acordo com a tradição, a Virgem Maria terá aí aparecido no dia 8 de Setembro de 1703 – data na qual se comemora a festa da Natividade de Nossa Senhora. Ela ter-se-á revelado sentada numa rocha, vestida como uma pastora e num local onde pastavam algumas ovelhas. Desde logo, um conhecido frade capuchinho, Frei Isidoro, tornou-se num grande divulgador desta devoção (tendo mesmo solicitado a um pintor da Escola Pictórica de Sevilha, Alonso Miguel de Tovar, que fizesse a primeira representação da Virgem Maria sobre esta invocação).

  Posteriormente, o artista Francisco Ruiz Gijón esculpiu a primeira imagem em tamanho natural da Divina Pastora. Essa imagem foi levada na sua primeira procissão, em Outubro de 1705, com grande solenidade, até à Igreja Paroquial de Santa Marina e na qual foi desde logo constituída a “Irmandade Primitiva do Rebanho de Maria” (a primeira Irmandade dedicada a Nossa Senhora Divina Pastora).

As autoridades eclesiásticas acabaram por aprovar o culto em 1709, tendo também autorizado a criação das várias Irmandades da Divina Pastora (e a uma das quais o próprio Rei de Espanha se associou). A partir de 1705 começou a propagar-se por todo o território do Reino de Espanha e da América Latina esta invocação mariana. Nesse aspecto, teve um importante papel o Beato Digo José de Cádiz.

Tendo em consideração a enorme propagação do culto a Nossa Senhora Divina Pastora no sul de Espanha, além da cidade de Sevilha, também Cantillana, Málaga, Santa Marina e Cádiz se tornaram importantes lugares de veneração à Santíssima Virgem Maria sob esta invocação.

Na América Latina, o principal santuário da Divina Pastora é o da Ilha da Trindade, nas Antilhas. Este culto chegou também à Venezuela, através dos Frades Menores Capuchinhos, por volta do ano 1778. Na Venezuela, o culto a Nossa Senhora Divina Pastora atingiu tal proporção que até se utiliza a expressão “Ó Divina Pastora, a Venezuela é Tua!”, tendo-se tornado padroeira do Estado de Lara.

Já no Brasil até existe, no estado de Sergipe, uma cidade chamada Divina Pastora, elevada a vila em 1836, e cuja Igreja Matriz é dedicada a Nossa Senhora sobre esta invocação. Por curiosidade, o famoso pintor Cândido Portinari executou um belo afresco da Divina Pastora para a casa de campo do Barão de Saavedra em Correias, município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

No Brasil, em Brasília DF, criada por Dom Ávila, existe a Fraternidade Pastoral de Maria – Casa da Sopa, sob as benções de Maria Divina Pastora, pastoral criada na década de 80 que distribui, diariamente, 1.600 refeições aos que vivem em absoluta condição de pobreza no Plano Piloto, Taguatinga, Paranoá e Itapuã.

Texto : Internet – Imagens – Google – Música – Ave Maria Fafá de Belém – Formatação – Altair Castro 31/03/2012