UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
Advertisements

UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
Tente ler sem chorar!!!.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
O relato é real e comovente!
Clique para passagem de slides / ligue o som
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
A BONECA.
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
TIC Planeamento do espaço físico do Interior da Biblioteca da ETAP do Pólo de Valença Relatório realizado pelos alunos: Diogo Morais Filipe Gomes Pedro.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Usuários da Informação
A ÚLTIMA PEDRA Roberto Shinyashiki.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Os Problemas Tudo que acontece dentro de um computador
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.
Os dois amigos.
LOIRAS Infames.
COITADO DO PROCESSADOR!!
Autor desconhecido Formatado por Leonil
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Aprendi Clique.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Amizade é isso... Ligue o Som.
Convidando e Recebendo Participantes.
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Tema. Sou uma poetisa.
Eu sou um poeta.
Trabalho de Usuários da Informação
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
O Melhor Ginecologista
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Educação Financeira para crianças e Jovens
E. M. PROF. EURICO SILVA EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central na UFMG PROFESSOR(A): Adriana Bogliolo Sirihal Duarte DISCIPLINA: Estudos de Usuários

GRUPO: 6 ALUNOS(A): Adriana de Freitas Espírito Santo Ana Paula Porto Pereira Oscar Filho Sara de Fátima Soares Barbosa Zeila Cristina Gontijo Guimarães

Objetivo geral : Necessidades e expectativas dos usuários do Espaço de Leitura da Biblioteca Central, localizado na Universidade Federal de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Relativo ao Espaço de Leitura: Avaliar o espaço físico; Nível de satisfação do usuário com o acervo; Saber quais serviços são oferecidos; Nível de satisfação do usuário com o serviço; Conhecer o usuário potencial; Por que o usuário ainda não frequenta; E o que motivaria o usuário a frequentar.

Como você avalia o Espaço de Leitura?

O que você busca no Espaço de Leitura?

Você conhece os meios de divulgação do Espaço de Leitura?

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS Foram escolhidos aleatoriamente 6 usuários no Espaço de Leitura da Biblioteca Central na UFMG. Através da aplicação de uma entrevista semi- estruturada foram trabalhadas as respostas, com o uso da técnica do incidente crítico.

Entrevistas

Entrevistado: 1 Frequenta pouco o E.L. mas gostaria de frequentar mais. Conheceu o espaço quando houve a necessidade de ir a B.C. e ele aproveitou para conhecer também todo o espaço físico. Acredita que uma melhor e ampla divulgação do E.L. poderia proporcionar um momento de relax a várias pessoas que trabalham e estudam durante todo o dia no Campus e poderiam usufruir de tantas coisas boas que o espaço oferece. “... Eu fui relaxar um pouco antes da aula começar. É que as pessoas precisam ter uma pausa para relaxar um pouco no seu dia a dia é isto que encontro lá. Só que são poucas as pessoas que sabem que tem este espaço.” “...acho que poderiam criar aqueles ambientes mais aconchegantes tipo com vários sofás mais confortáveis e com muitos almofadões...” “Gosto de tudo que tem lá: os jornais, as revistas, livros. Tem ate DVD mas eu nunca peguei porque também nunca sei qual dia vou poder ir lá de novo para devolver, é que chego bem na hora da aula começar e quando vou embora já ta fechado.”

Entrevistado : 2 Foi feito uma entrevista com aluna do campus da saúde; ela relata que costuma frequentar o espaço de leitura com intuito de pegar livros emprestados,e que nunca usou o espaço para descanso e nem pra fazer leitura. E estranhou bastante quando se deparou com alunos dormindo nos sofás destinados a pessoas que vão ao local fazer leitura. Foi perguntado como ela soube do espaço de leitura ela respondeu: “Entrei na BC unicamente pra procurar um livro e vi um espaço bastante aconchegante, então entrei pra conhecer e fui muito bem recepcionada, e me encantei com a proposta do local, mas infelizmente tem uma divulgação ruim. Pois poucas pessoas têm conhecimento dos serviços oferecidos pelo espaço”.

Continuação da entrevista: 2 A entrevistada fala que talvez se houvesse um rigor quanto ao acúmulo de pessoas dormindo no local, e se tivesse uma maior diversificação e inovação juntamente com uma boa divulgação, o espaço viria a ser um local mais frequentado pra o fim que se propõe. Ela avalia ainda que: “... o espaço oferece acervo satisfatório, o espaço físico é muito bom, e não existe problemas quanto a ventilação ou iluminação.” Ela relata ainda que é de seu conhecimento que existe no espaço disponível para empréstimo uma vasta literatura infantil em braile.

Entrevistado : 3 Relatou que foi a biblioteca buscar literatura infantil, e fez uma avaliação do espaço como um todo, relatando que o espaço o atende tanto nas obras, espaço físico, quanto no atendimento, e que já visitou exposição no local, mas por que passou por lá e viu, e avalia que o espaço tem uma divulgação ruim de seus serviços assim como poderia disponibilizar computadores mesmo que em pequena escala, para assim atrair mais usuários. Deixa isso claro com o seguinte afirmação: “Ví que tinha uma exposição sobre marcadores de páginas, porque passei por lá, senão jamais saberia daquela exposição e de outros eventos, o Espaço de Leitura por apresentar um espaço tão bom com tanta variedade de leitura e com eventos ocasionais, deveria ter uma melhor divulgação, pois jamais em toda a minha trajetória acadêmica, fui convidada a sequer visitar o espaço de leitura.”

Entrevistado: 4 O entrevistado relata ter usado o Espaço de Leitura tanto para descansar como para estudar. Acha o espaço agradável e confortável, e elogia o atendimento e o espaço físico. Questiona sobre a divulgação, pois só ficou sabendo das exposições, por que passou por lá. Acredita que se o espaço tivesse computadores, com finalidade de entretenimento, seria mais frequentado. “... o sofá principalmente.” “... o atendimento é ótimo, e o espaço é bom...” “... eu estudo mais nos andares superiores da BC, mas no Espaço de Leitura também dá para estudar, porque é bem silencioso.” “... pelo menos seria um fator que levaria as pessoas irem lá (...) só de ter computador é uma forma de levar as pessoas para conhecer o Espaço....”

Entrevistado: 5 O entrevistado usa o espaço para fazer empréstimo de livros, e ler as revistas e jornal. Divulgação: tomou conhecimento de algum acontecimento por que passou por lá na ocasião. E relata nunca ter usado o espaço para descansar. “... geralmente venho para pegar livros, no meu caso literatura em geral, e para me atualizar...” “...exposição já vim em duas...” “...não, ainda não usei o espaço para descansar...”

Entrevistado: 6 O entrevistado diz usar o espaço de leitura para estudar e dormir, porque acha que o espaço é mais silencioso que as salas de estudos. Comentou que as atividades oferecidas são pouco divulgadas. “... vou lá ler, estudar, dormir....” “...atende, mas acho que deveria ser mais divulgado.” “...o povo ali só vê o sofá...” “... é um lugar que tem mais silêncio que as salas de estudos no andar superior...”

CONSIDERAÇÕES FINAIS A primeira fase da pesquisa foi realizada junto aos usuários do Espaço de Leitura da BC e através do emprego de questionários avaliativos captamos, de forma quantitativa, respostas com um certo grau de satisfação mas não muito convincentes para responderem nossos objetivos. Também foi realizada a aplicação de um outro questionário junto aos usuários potenciais, na busca de dados que completassem nossa pesquisa. Na segunda parte da pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto aos usuários efetivos do Espaço de Leitura. Aos dados obtidos nestas entrevistas foi aplicada a teoria do incidente critico, onde foi confirmado o resultado da primeira fase. Nesta fase final, também foi constatado que a falta de divulgação é um dos principais motivos que faz com que o Espaço de Leitura seja pouco conhecido e frequentado.