Prof. Leandro da Silva Taddeo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Advertisements

APS I Análise e Projeto de Sistemas I
Tópicos Avançados em Banco de Dados
03/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Sílabo: Introdução à Ciência da Computação (SCC0121)
PARADIGMAS DE LINGUAGENS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
Disciplina Banco de Dados II Gerenciamento de transações
AED /04 1 Programa Conceitos de Programação Orientada por Objectos A linguagem Java –Classes e Objectos –Strings e Arrays –Membros de classe: variáveis.
Disciplina: Química Orgânica Fundamental – QB51C-N61
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
2/18/2014Mestrado em Ciencia da Computacao Tópicos Especiais Mineração de Dados Profa. Sandra de Amo Mestrado em Ciência da Computação Faculdade.
Introdução à Computação Gráfica
SSC SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 1 – Apresentação da disciplina
Teleprocessamento e Redes Programa da Disciplina
Tele-Processamento e Redes (Redes de Computadores) Prof. Fábio Moreira Costa Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Curso de Ciência da.
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Computação Gráfica Teórica
Linguagens Formais e Autômatos
Tópico Avançados em Sistemas de Computação (Pesquisa Operacional)
Sistemas de Informação
CAP-223 N. L. Vijaykumar (Vijay) Tel:
01/05/01 1 INTRODUÇÃO 1 Referências bibliográficas Barsoum, M. W. Fundamentals of ceramics. New York, McGraw-Hill, 1997.
Tecnologia em Redes de Computadores
Monitoria GDI Aula Prática
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE Zoologia II –
“Simulação de dispositivos dinâmicos para jogos”
Introdução a Engenharia de Software
Planejamento Integrado de Sistemas de Infraestrutura Urbana
Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5680 – Aula 000 Segurança da Informação e Segurança de Redes INE-5680 Luiz Carlos Zancanella, D.Sc.
Modelagem de Software.
BCC /02 Apresentação da Disciplina BCC361 – Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof.
Inteligência Artificial
Faculdade de Computação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Modelagem Matemático Computacional
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Tecnologia da Informação
Segurança em Aplicações
Especialização em Segurança da Informação Segurança no Armazenamento de Informações Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
IF696 - Integração de Dados e DW
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Computação Gráfica Aula 10 Constructive Solid Geometry (CSG)
Sistemas de Informação 8º Semestre 2S
01/05/01 1 INTRODUÇÃO 1 Referências bibliográficas Barsoum, M. W. Fundamentals of ceramics. New York, McGraw-Hill, 1997.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
1.
Linguagem de Programação - III Ementa: Uma linguagem com o paradigma funcional (LF: Linguagem Funcional) Conteúdo: Contexto das Linguagens, Histórico de.
CONTROLE II Prof. Samuel Bettoni.
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Introdução à Computação Gráfica
CURSO ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS Aula /2
Segurança em Banco de Dados e Aplicações Márcio Moreira
Prof. Fábio Carneiro Mokarzel 2014
Fabrício Dias
Análise e Especificação de Requisitos © 2001 Jaelson CastroInformações Gerais 1 Análise e Especificação de Requisitos - IF119 Centro de Informática Jaelson.
Matemática Discreta Bacharelado em Sistemas de Informação
Introdução à Disciplina Computação Gráfica e Processamento de Imagens Luciana de Toro Gomes Guimarães União das.
Modelagem Orientada a Objetos Especialização em Engenharia de Software PUCPR 1999.
Ray Tracing Luís César Ray Tracing Turner Whitted,1979/80
Mineração de Dados Profa. Sandra de Amo
Pandora's Box Graphics Engine Uma engine gráfica com aplicações em visualização científica Andrew T. N. KurauchiVictor K. Harada Orientador: Prof. Dr.
Projeto de Circuitos Integrados Semidedicados Prof. Marcio Cunha Aula 00 – Apresentação da Disciplina.
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 00 – Apresentação da Disciplina.
Data Warehousing & Business Intelligence PPGIA/BSI – DEINFO – UFRPE Ceça Moraes
Lógica Programável e VHDL Prof. Marcio Cunha Aula 00 – Apresentação da Disciplina.
Computação Gráfica
Transcrição da apresentação:

Prof. Leandro da Silva Taddeo Computação Gráfica Aula 0 Apresentação da Disciplina Prof. Leandro da Silva Taddeo

Computação Gráfica Objetivos Gerais Apresentar os princípios básicos da Computação Gráfica Bidimensional e Tridimensional e suas respectivas aplicações em modelagem de elementos, animação gráfica e simulação.

Computação Gráfica Objetivos Específicos 3 Apresentar o que é a Computação Gráfica, destacando particularidades e aplicações.(4 hs) Apresentar conceitos teóricos acerca da Computação Gráfica Bidimensional, seguidos de modelos de implementação diversos.(36 hs) Apresentar conceitos teóricos acerca da Computação Gráfica Tridimensional, seguidos de modelos de implementação baseados em bibliotecas gráficas.(40 hs) 3

Computação Gráfica Deveres do Aluno Verificar se o nome consta na chamada das disciplinas matriculadas Não existe o abono de faltas Controlar o seu número de faltas

Computação Gráfica Datas das Avaliações VP1 (14/03/2012) VF (13/06/2012)

Computação Gráfica Nota de VP1: Prova de VP1 Avaliações Nota de VP1: Prova de VP1 Nota de VP2: (Prova de VP2 + Trabalho) 2 Nota de VF: Prova de VP3

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Unidade I APRESENTAÇÃO O que é a Computação Gráfica Evolução Aplicações Padrões de hardware e software Renderização e rasterização

Conteúdo Programático Unidade II COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2D Conceitos Básicos Primitivas Gráficas 2D Atributos Transformações Geométricas Aplicação Prática 2D

Conteúdo Programático Unidade III COMPUTAÇÃO GRÁFICA 3D Biblioteca Gráfica Primitivas Gráficas 3D Materiais Transformações Espaciais Aplicação Prática 3D

Bibliografia

Bibliografia Básica AZEVEDO, F; CONCI, A; Computação Gráfica: teoria e prática. Ed. Campus 2003. FOLEY, J.D.; Feiner, S.K.; Van Dam, A. et all.; Computer graphics: principles and practice, 2nd. ed. Addison-Wesley, 1995. HEARN, D.; BAKER, M.P. Computer graphics with OpenGL, 3. ed. Prentice-Hall, 2003.

Bibliografia Complementar 13 MORTENSON, M. Mathematics for computer graphics applications: An Introduction to the Mathematics and Geometry of Cad/Cam, Geometric Modeling, Scientific Visualization, and Other Cg Applications. 2nd ed. Industrial Press, 1999. SHREINER, D; WOO, M.; NEIDER, J.; DAVIS, T. OpenGL programming guide: the official guide to learning OpenGL, Version 1.4, 4th ed: Addison-Wesley Publishing Company, 2003. SHREINER, Dave OpenGL(R) reference manual: the official reference document to OpenGL, Version 1.4. 4th ed. Addison-Wesley, 2004. 13

Exemplos 14 14

Exemplos

Exemplos