OS JOVENS E AS DROGAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lisângela Propp Março/2008
Advertisements

Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS
Organização: Associação de Estudantes
TOXICOFILIAS
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Crack "Crack" refere-se à forma não salgada da cocaína isolada numa solução de água, depois de um tratamento de sal dissolvido em água com bicarbonato.
Drogas Ilícitas É toda e qualquer substância (droga) proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados.
♦♦Drogas♦♦ ♦♦Crack♦♦.
Higiene e problemas sociais
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
SENAD SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS BRASIL
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Drogas na adolescência
Por que o LSD causa alucinações nas pessoas?
O que é LSD? LSD ou LSD-25 é uma substância sintética produzida em laboratório. Nome científico: dietilamida do ácido lisérgico. É classificada como droga.
Drogas.
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Visão equivocada População vulnerável adolescentes e crianças Visão equivocada População vulnerável adolescentes e crianças.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
I JORNADA CIENTÍFICA COMEMORATIVA AO ANIVERSÁRIO DA 3a. POLICLÍNICA
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
Motivações relacionadas com a dependência
DEPENDÊNCIA QUÍMICA CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Motivações relacionadas com a dependência
Projeto saúde (Drogas).
Grupo: Tipicos da póvoa.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
Diga sim à vida Estiloja.com.
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DROGAS.
Bruna Luiza Gil Saia - Terapeuta Ocupacional
Drogas Alucinógenas (LSD)
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Toxicofilias Conceito objetivos.
Drogas lícitas e ilícitas
DROGAS ILÍCITAS  .
Drogas na sociedade e na família
DROGAS E ÁLCOOL NO TRABALHO
Violência e Uso de Drogas:
Profa: Roberta S. C. Costa
A VERDADE SOBRE O MUNDO DAS DROGAS
Substâncias psicoativas
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
VÍCIOS – TIPOS E CONTÁGIO. O CORPO É NOSSO VASILHAME SUBLIME.
Transcrição da apresentação:

OS JOVENS E AS DROGAS

Papel da Família e da Escola: Prevenção Informações corretas

Drogas Psicotrópicas – Funcionamento mental consciente inconsciente Censura

DROGAS: Qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos resultando em mudanças fisiológicas e comportamentais. DROGAS PSICOTRÓPICAS: Substâncias que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso psiquismo.

Por que um adolescente experimenta drogas? Auto-afirmação Curiosidade Falta de informação Insegurança, incapacidade de resolver os seus problemas Descontentamento com ele mesmo Solidão e abandono Onipotência do adolescente Para ter novas sensações(fortes emoções) Para ser aceito pelo grupo Saúde deficiente

O mais importante é o estado emocional em que o indivíduo se encontra ( momento de vida ) e a motivação que o levou a fazer uso da droga. EXPERIMENTAÇÃO - BOA (perigo da dependência ) - RUIM

O PROBLEMA DA DEPENDÊNCIA FÍSICA O organismo do indivíduo passa a necessitar da droga (o organismo para de produzir substâncias que antes produzia) Síndrome de abstinência Passa a usar a droga não mais pelo prazer que ela proporciona mas para se livrar dos sintomas provocados pela síndrome Tratamento-Tirar a droga aos poucos. PSÍQUICA Não faz mais nada e nem se sente bem sem a droga TRATAMENTO DESINTOXICAÇÃO E TERAPIA

O que classifica uma pessoa como dependente: Tipo de droga – existem drogas que viciam mais rapidamente como o crack outras mais lentamente como o álcool. Pureza da droga – a cocaína é uma droga que encontramos misturadas com outras substâncias (talco,pó de vidro etc.) Organismo do indivíduo – uma dose X de droga capaz de provocar a overdose em um indivíduo pode não ser suficiente para outro e não causar os mesmos efeitos. Momento de vida que o indivíduo se encontra – motivação que o levou ao uso da droga. Classificação das drogas segundo os efeitos que causam no SNC do indivíduo:

Estimulantes: estimulam a atividade das células nervosas Estimulantes: estimulam a atividade das células nervosas. O indivíduo fica mais agitado; alerta; ligado! Diminuem fome, sono e cansaço. Cigarro – Nicotina Alcatrão, monóxido de carbono e benzopireno. Brasil- Morrem 164 pessoas por dia. Cocaína – Folha de coca Crack – cacaína + bicarbonato de sódio ou amoníaco + água – Quando levanta fervura temos as pedras de crack. Anfetaminas

Depressoras: deprimem a atividade das células nervosas Depressoras: deprimem a atividade das células nervosas. O indivíduo fica com o raciocínio mais lento, fala arrastado, lentidão de movimentos. Morfina Heroína Papoula do Oriente – substância leitosa - ópio – secando temos o pó de ópio – o pó possui vários opiáceos – morfina – com pequenas modificações em laboratório conseguimos um pó branco e amargo – heroína. Solventes e inalantes – causam euforia. Atrapalham a visão, coordenação motora, a fala fica atrapalhada e pode levar ao coma.

Álcool Droga mais consumida pelos jovens? Brasil: De acordo com o ministério da saúde, 80,5% dos brasileiros entre 10 e 19 anos já beberam pelo menos uma vez e cerca de 20% das internações em hospitais gerais do País são provocadas por doenças relacionadas ao álcool. Porta de entrada para outras drogas Droga lícita e de fácil acesso Perigo! Associação com outras drogas – Potencializa os efeitos das outras drogas

Alucinógenas: perturbam a atividade das células nervosas, podendo levar o indivíduo a ter alucinações e ilusões. Prejudica principalmente a capacidade de percepção das pessoas. LSD – Substância do ácido lisérgico que é extraído de um cogumelo que vive na planta do centeio A mais potente das drogas alucinógenas. Pode causar desintegração da personalidade e causar loucuras. Viagens boas e ruins.

MACONHA Maconha vicia? Vicia e provoca dependência psicológica. Dep. Fís. # Dep. Psi. Poder viciante da maconha é de 50% ( de 10 pessoas que experimentam, 5 acabam viciadas) Não importa a freqüência, se a pessoa não consegue passar pela droga sem se deixar dominar pelo desejo de consumí-la, já está viciada. Provoca o fenômeno da tolerância no usuário. Tem hoje um nível de THC até 5x mais alto do que nos anos 60 e 70. Aumento da incidência de S. do Pânico.

FATORES DE RISCO Características mais comuns do jovem usuário: Baixa auto-estima Dificuldade nas relações sociais Baixa tolerância a frustração Falta de identidade social Falta de diálogo não só na família, mas em outros contextos sociais Instabilidade familiar Afastamento da família / Pais distantes “Modelos de identificação perfeitos” Tolerância do ambiente ao uso de drogas Disponibilidade da droga

Como podemos perceber que o jovem está fazendo uso de algum tipo de droga? Mudança brusca no comportamento-A pessoa passa a ser arredia, ter reações desproporcionais aos estímulos que lhe são apresentados (inquietação motora, irritação e agressividade- abstinência) Mudança no grupo de amigos Mudança de hábitos e atitudes Mudança na relação com o dinheiro Mudança com relação aos estudos