Um Oceano de plástico   Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informação emitida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revela que aproximadamente se consomem cada ano, arredor do mundo, entre 500 bilhões.
Advertisements

Informações e Curiosidades
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
O que podemos fazer para melhorar o meio ambiente?
O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados.
Placas Tectonicas.
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
Animais Marinhos Larissa e Maria 2º ano B.
Projeto Animais Marinhos
Distribuição da água no planeta Terra
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
LIXO MARINHO.
Os Meigos e os Ferozes Trabalho realizado por: António Faria nº2
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Instituto PURA - Porto Alegre - RS-Brasil

Instituto PURA - Porto Alegre - RS-Brasil
Pesquisa feita nos Estados Unidos
Quando chega o verão, nós, humanos,
Quando chega o Verão, nós, humanos,
Desenvolvimento sustentável.
George Bernard Shaw (Nobel 1925)
O FUNDO DO MAR TURMA: 2ª A Professoras: Luciana Trevisan
ILHA DA TRINDADE O PARAÍSO INACESSÍVEL CLICAR.
O que uma sacola plástica tem a ver com a Mata Atlântica?
O Tigre Disciplina: -Área de Projecto Professora: -Sandra Carmo
Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
Quando chega o Verão, nós, humanos, sentimo-nos atraídos pelo mar. Multidões invadem as praias procurando o contacto com as ondas que nos proporcionam.
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS
Descubra se você sabe tudo de mares e oceanos.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
O que a Marina descobriu sobre os «mares de plástico»
Os 11 lugares mais desagradáveis para se visitar no mundo
Espécies marinhas em perigo
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Instituto PURA - Porto Alegre - RS-Brasil Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando.
Placas Tectônicas.
Descubra o que você sabe sobre os animais
Animais do Mar Tartaruga marinha.
Água poluída mata mais que violência no mundo
Formas de Relevo Submarino
NAS PROFUNDESAS DOS MARES
Tartaruga-de-couro marinha
Mundo animal salamandra.
Tartaruga marinha.
JAPÃO Terremoto.
Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.
Peixe-Boi.
Instituto PURA - Porto Alegre - RS-Brasil Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando.
Os corais Sandra e Jéssica.
TARTARUGA MARINHA.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Animais do Mar Turbarão-azul.
Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contato com as ondas que nos proporcionam.
Curiosidades das espécies marinhas
A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta facilidade nas lojas… A triste história dos sacos plásticos descartáveis que.
Natureza Bem Vindo! Agora você vai navegar pelas belezas do Fundo do Mar. Clique nos peixes abaixo e confira!
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta cordialidade das lojas… A triste história dos sacos plásticos descartáveis.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta facilidade das lojas…
PROF. ADEMIR AMARAL.
Tartaruga Marinha.
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Qual é a sua PRAIA ? Amanda Lira IFPE- Subsequente Saneamento – 1°
A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta cordialidade das lojas… A triste história dos sacos plásticos descartáveis.
< />.
Transcrição da apresentação:

Um Oceano de plástico   Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

Todas a peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave

A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'. Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.

Tartaruga deformada por aro plástico 

Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.   Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully