A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline."— Transcrição da apresentação:

1 Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline

2 A fauna do Pantanal A região pantaneira possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta, como mais de duas mil espécies de aves, peixes, mamíferos e répteis. Alguns animais, como o tuiuiú e o jacaré, tornaram-se verdadeiros símbolos da região. Os jacarés tem importante papel na preservação da fauna do Pantanal, funcionando como agentes de ciclagem de nutrientes e reguladores da fauna piscícola, controlando inclusive a população de piranhas. A região pantaneira possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta, como mais de duas mil espécies de aves, peixes, mamíferos e répteis. Alguns animais, como o tuiuiú e o jacaré, tornaram-se verdadeiros símbolos da região. Os jacarés tem importante papel na preservação da fauna do Pantanal, funcionando como agentes de ciclagem de nutrientes e reguladores da fauna piscícola, controlando inclusive a população de piranhas. A região pantaneira possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta, como mais de duas mil espécies de aves, peixes, mamíferos e répteis. Alguns animais, como o tuiuiú e o jacaré, tornaram-se verdadeiros símbolos da região. Os jacarés tem importante papel na preservação da fauna do Pantanal, funcionando como agentes de ciclagem de nutrientes e reguladores da fauna piscícola, controlando inclusive a população de piranhas. A região pantaneira possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta, como mais de duas mil espécies de aves, peixes, mamíferos e répteis. Alguns animais, como o tuiuiú e o jacaré, tornaram-se verdadeiros símbolos da região. Os jacarés tem importante papel na preservação da fauna do Pantanal, funcionando como agentes de ciclagem de nutrientes e reguladores da fauna piscícola, controlando inclusive a população de piranhas.

3 As aves são uns dos maiores atrativos do Pantanal, além de ser sua maior e mais variada população (são 656 espécies). O tuiuiú, a cabeça-seca, o colhereiro e as garças biguás são típicos da região. Muitas espécies fazem seus ninhos em áreas comuns, em árvores que passam a ser chamadas ninhais e que são um espetáculo à parte. As aves são uns dos maiores atrativos do Pantanal, além de ser sua maior e mais variada população (são 656 espécies). O tuiuiú, a cabeça-seca, o colhereiro e as garças biguás são típicos da região. Muitas espécies fazem seus ninhos em áreas comuns, em árvores que passam a ser chamadas ninhais e que são um espetáculo à parte. Animais típicos do cerrado se concentram em grande número na região, como o cervo-do-pantanal, o cachorro- vinagre, a anta, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. Há também a ocorrência de grandes felinos, como a onça- pintada, um dos mais temidos predadores da região. Entre os primatas, os mais comuns são o macaco-prego e o bugio. Animais típicos do cerrado se concentram em grande número na região, como o cervo-do-pantanal, o cachorro- vinagre, a anta, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. Há também a ocorrência de grandes felinos, como a onça- pintada, um dos mais temidos predadores da região. Entre os primatas, os mais comuns são o macaco-prego e o bugio.

4 Tuiuiú

5 Ficha do Bicho FICHA TÉCNICA DO TUIUIÚ FICHA TÉCNICA DO TUIUIÚ Nome: Tuiuiú (jabiru mycteria) Nome: Tuiuiú (jabiru mycteria) Peso: 8 kg Peso: 8 kg Comprimento: 1,50 de altura e bico 30 cm Comprimento: 1,50 de altura e bico 30 cm Onde vive: as margens dos rios em arvores esparsas Onde vive: as margens dos rios em arvores esparsas Alimentação: peixes, moluscos anfíbios e insetos. Alimentação: peixes, moluscos anfíbios e insetos. Filhotes: 2 a 5 ovos Filhotes: 2 a 5 ovos

6 Você sabia? Que o tuiuiú é uma das maiores aves da América do Sul. É o símbolo do Pantanal, na época da incubação enquanto um choca dois ovos o outro fica de pé sobre a beirada do ninho em constante vigília. Que o tuiuiú é uma das maiores aves da América do Sul. É o símbolo do Pantanal, na época da incubação enquanto um choca dois ovos o outro fica de pé sobre a beirada do ninho em constante vigília.

7 Jacaré

8 Ficha do bicho FICHA TÉCNICA DO JACARÉ Nome: Jacaré do pantanal (caiman crocodilus) FICHA TÉCNICA DO JACARÉ Nome: Jacaré do pantanal (caiman crocodilus) Comprimento: Até 3 metros Comprimento: Até 3 metros Onde vive: Norte da Argentina até o sul da Amazonas e Pantanal Onde vive: Norte da Argentina até o sul da Amazonas e Pantanal Alimentação: peixes, caramujos e insetos. Alimentação: peixes, caramujos e insetos. Filhotes: 20 a 30 ovos Filhotes: 20 a 30 ovos

9 Você sabia ? O jacaré do Pantanal Mato- Grossense é um dos animais brasileiros que vem correndo maior risco de desaparecer. O jacaré do Pantanal Mato- Grossense é um dos animais brasileiros que vem correndo maior risco de desaparecer. Os coureiros, como são chamados os caçadores de jacarés, matam esses animais e retiram sua pele. A carne é abandonada; depois de decomposta, restam montes de ossos. Os coureiros, como são chamados os caçadores de jacarés, matam esses animais e retiram sua pele. A carne é abandonada; depois de decomposta, restam montes de ossos. A pele do animal é vendida dentro e fora do país. Com ela, fabricam-se bolsas, sapatos, cintos, carteiras, etc. A pele do animal é vendida dentro e fora do país. Com ela, fabricam-se bolsas, sapatos, cintos, carteiras, etc.

10 Onça pintada

11 Ficha do Bicho FICHA TÉCNICA DA ONÇA PINTADA FICHA TÉCNICA DA ONÇA PINTADA Nome: Onça Pintada (Panthera onça) Nome: Onça Pintada (Panthera onça) Peso: cerca de 110 kg Peso: cerca de 110 kg Comprimento: até 2,10m Comprimento: até 2,10m Onde vive: Parte baixa da floresta de Terra firme Onde vive: Parte baixa da floresta de Terra firme Alimentação: antas, queixadas, tamanduás, tartarugas, aves, peixes, Capivaras, veados, pacas, macacos até mesmo jacarés. Alimentação: antas, queixadas, tamanduás, tartarugas, aves, peixes, Capivaras, veados, pacas, macacos até mesmo jacarés. Filhotes: Até 4 Filhotes: Até 4

12 Você sabia? A onça pintada é o maior mamífero carnívoro do Brasil! Ela é ótima caçadora, tem grande habilidade para nadar e subir em árvores. Quando sai para caçar, chega silenciosamente, observa a vítima e vai acompanhando seus movimentos até chegar a hora certa de atacar! A onça pintada é o maior mamífero carnívoro do Brasil! Ela é ótima caçadora, tem grande habilidade para nadar e subir em árvores. Quando sai para caçar, chega silenciosamente, observa a vítima e vai acompanhando seus movimentos até chegar a hora certa de atacar!

13 Anta

14 Ficha do Bicho FICHA TÉCNICA DA ANTA FICHA TÉCNICA DA ANTA Nome: Anta (tapirus terrestris) Nome: Anta (tapirus terrestris) Peso: até 200 kg Peso: até 200 kg Comprimento: até 2m(macho) e 2,20(fêmea) Comprimento: até 2m(macho) e 2,20(fêmea) Onde vive: florestas de terra firme na beira dos rios Onde vive: florestas de terra firme na beira dos rios Alimentação: folhas, frutos, raízes, plantas aquáticas e até cascas de árvores. Alimentação: folhas, frutos, raízes, plantas aquáticas e até cascas de árvores. Filhotes: apenas 1 Filhotes: apenas 1

15 Você Sabia? A anta é um animal pacífico, tímido, que se esconde na água durante o dia e sai à noite para comer. Ela tem a forma de um porco, patas de rinoceronte e o focinho parecido com uma pequena tromba de elefante. A anta é um animal pacífico, tímido, que se esconde na água durante o dia e sai à noite para comer. Ela tem a forma de um porco, patas de rinoceronte e o focinho parecido com uma pequena tromba de elefante.

16


Carregar ppt "Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google