A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO

2 Corpo e locomoção dos animais
Os animais são diferentes e, por isso, se locomovem de formas diferentes também. A locomoção deles é feita para que possam procurar alimentos, abrigos ou até mesmo escapar de outros animais. As espécies que não se locomovem são aquáticas e recebem os alimentos trazidos pela água.

3 * Animais aquáticos: Esses animais se locomovem nadando. São os peixes, golfinhos e baleias, entre outros. Sua locomoção é feita pelo movimento do corpo, e da cauda, além das nadadeiras que ajudam a manter o equilíbrio dentro da água.

4 Animais terrestres: Os animais terrestres podem se locomover de diferentes formas: *Andar ou correr, como a onça; * Saltar, como os sapos; * Rastejar, como as serpentes; * Voar, como as aves, morcegos e borboletas. Animais como o jacaré, por exemplo, se locomovem tanto na água, como na terra.

5 Alguns animais, durante o inverno, migram para lugares mais quentes ou que possam se reproduzir e criar os filhotes. Migrar é percorrer grandes distâncias, para ir de um lugar a outro.

6 Cobertura do corpo Os animais podem ter seu corpo coberto por: Pelos: cachorros, gatos, cavalos, seres humanos e outros animais. Penas: aves (papagaios, pombas e pinguins).

7 Escamas: serpentes, lagartos e peixes.
Placas duras: jacarés, tartarugas e jabutis.

8 O nascimento dos animais
*Animais que nascem de ovos: Aves, tartarugas, pássaros, jacarés, peixes e insetos nascem de ovos. Eles são colocados pela fêmea e os filhotes vão desenvolvendo-se dentro dele. Após o nascimento, os pais se tornam responsáveis pela sua alimentação, até que cresçam e procurem o próprio alimento.

9 *Animais que nascem do corpo da fêmea:
Antes de nascer, esses filhotes ficam dentro da barriga da mãe, recebendo nutrientes do seu corpo. Após seu nascimento, eles se alimentam durante muito tempo do leite produzido pela mãe, assim como nós, seres humanos.

10 Cada animal vive em um ambiente diferente, de acordo com suas características. Chamamos esse ambiente de Hábitat ou Ambiente Natural. Os animais são terrestres, quando vivem fora da água, como os lobos, pássaros e minhocas. Já os que vivem nas águas dos rios e mares são chamados de aquáticos, como os peixes, as baleias e o tubarão. Fora do seu hábitat, muitos não conseguem sobreviver, por não se adaptarem a um lugar diferente daquele a que já estão acostumados.

11 Os animais precisam se proteger do frio, da chuva e de outros animais que possam atacá-los. Para isso, constroem seu próprio abrigo, como é o caso da formiga e do João-de-Barro.

12 Animais domesticados e animais silvestres
São os animais criados durante muito tempo pelo homem, que servem para fornecer alimentos ou outras coisas: bois, galinhas, porcos, ovelhas, cavalos, entre outros. Alguns animais convivem com o homem por muito tempo, fazendo-lhe companhia. É o caso dos gatos, cachorros e peixinhos. São os animais de estimação.

13 Alguns animais não conseguem se adaptar a viver com o homem, para serem domesticados. É o caso dos animais silvestres, que vivem em seu hábitat , em liberdade, sobrevivendo e criando seus filhotes. Muitas vezes, esses animais são capturados e vendidos de forma ilegal, para serem criados como animais domesticados.

14 Alguns morrem antes mesmo de chegar ao local que serão vendidos e os que sobrevivem, passam a viver em jaulas, presos, longe de seu habitat. Eles ficam cada vez mais fracos e acabam morrendo. Muitos desses animais estão em extinção, isto é, estão ameaçados, correndo o risco de não existirem mais em nosso planeta.


Carregar ppt "REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google