Estratégias de estudo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Advertisements

0. TORNE-SE ENSINÁVEL Antes
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
Resiliência.
LUANA QUEM SOU EU.
SER CRIANÇA!.
A Educação pelo Exemplo e pelo estímulo
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
O conteúdo.
Rotina....
Estou aprendendo Irene Alvina Clicar.
Ajude – me!!.
Um velho pedreiro que construia casas
Mobilização da Comunidade Escolar
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Rolagem automática dos slides
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Como é grande o meu amor por Você
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Bom dia!!!... Talvez....
A vida é rodeada de porquês.... A dúvida nos permeia a existência!
TALVEZ.
“MÃE... MINHA CRIANÇA ” Vendo você mãezinha penso nos mistérios desta doença, Alzheimer. Quem na vida nunca passou pela saudade dos tempos de criança?
Metatron Respeitando as dificuldades de cada um.
As Meninas Superpoderosas
Ministério da Fidelidade.
Automático.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Meu Mundo é Você!.
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
Oração para um mundo melhor.
Jesus Eu quero ser como as crianças
Enfermeira Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
VIRGEM MARIA.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Rotina....
1 CORINTIOS 13 Hoje!.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
TALVEZ Aristóteles Onassis Crystal TALVEZ Aristóteles Onassis Crystal
L i g u e o S o m TALVEZ... "Talvez eu venha a envelhecer rápido demais. Mas lutarei para que cada dia t enha valido a pena. Talvez eu sofra inúmeras.
VALORES FAMILIARES E SOCIAIS
Invadem Ambientes Familiares
PAI LÍDER.
ATIVIDADES Reescrita de trechos.
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Minimamente Feliz..
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Talvez Sônia Carvalho.
“Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tuas força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão.
HAMILTON H AMILTON S LIDE Só quero te ver feliz HAMILTON Eu queria ser aquele pelo qual você sente saudade. Embora se eu fosse sempre estaria ao seu.
PAI! Vim pra lhe dizer!.
Oriah Mountain Dreamer
TALVEZ....
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Talvez eu venha a envelhecer rápido demais. Mas lutarei para que cada dia tenha valido a pena. Talvez eu sofra inúmeras desilusões no decorrer de minha.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Eu era feliz, pois tinha em você tudo que eu mais precisava. Você era minha segurança, o meu verdadeiro amigo, o incansável mestre, o palhaço que me.
Ti conhecer,
Transcrição da apresentação:

Estratégias de estudo

Não tenho tempo

Sabe meu filho, Até hoje não tive tempo para brincar com você Sabe meu filho, Até hoje não tive tempo para brincar com você. Arranjei tempo para tudo, Menos para ver você crescer. Nunca joguei dominó, dama, xadrez ou batalha naval com você. Percebo que você me rodeia, Mas sabe, sou muito importante e não tenho tempo!... Sou importante para números, convites sociais, Uma série de compromissos inadiáveis... E largar tudo isso para sentar no chão com você?... Não, não tenho tempo! Um dia você veio com caderno da escola para o meu lado. Não liguei, continuei lendo o jornal... Neimar de Barros

A importância dos pais no aprendizado dos filhos Tempo de dedicação Tempo X Qualidade

Para que as relações possam ser consistentes a família precisa ter seus princípios, suas prioridades bem claras.

O que vem primeiro? O que rege meus princípios? Dinheiro ou Afeto? Arrumação da casa ou respeito ao próximo? O que é correto moralmente? O que é estar feliz? O que realmente preciso para estar feliz? Dinheiro, tempo em família?

Autoestima / autoimagem Toda pessoa precisa receber afeto, ter certeza de que é aceita e amada. Os pais dão os trilhos para a criança que está construindo seu eu (ego): a consciência de si (mundo interno e mundo externo); suas referências (identificações parciais); sua autoimagem, que é banhada de discurso, de subjetividade; seus recursos psíquicos para lidar com o outro.

AUTOESTIMA Temos um aparato biológico pronto para construir isto que os psicólogos chamam de ego, que tem a ver com a consciência de si. São os estímulos externos e o discurso dos cuidadores que darão sentido, direção aos afetos que se ligam ao ego. É o discurso que constrói a subjetividade de cada um, lhe conferindo as primeiras referências, onde os pais, ou cuidadores, serão alicerce. Neste sentido uma relação familiar (e depois a escolar) acolhedora e estimulante é fundamental para que a criança conquiste uma autoimagem positiva, sem exageros, consistente, apoiada em relações consistentes.

Como estudar? Horário diário para o estudo; Lugar fixo para fazer as atividades escolares; Ambiente claro; Longe de estímulos; Participação dos pais; Organização familiar.

esquemas e/ou resumos; marca-textos nas palavras-chave, frases ou parágrafos principais; questionários; gravação da própria fala ou estudar em voz alta; vídeo-aulas sobre o assunto estudado; Imagens sobre o tema em questão. Além dessas estratégias de estudo é fundamental que a família e a própria criança percebam como a aprendizagem melhor acontece; se é através do estímulo visual, auditivo ou da escrita. Identificada a melhor forma de se aprender e assimilar deve-se incluir nas estratégias de ensino o uso de Por: Renata Carvas e Maria de Lourdes Ribeiro