A LEITURA TÁTIL COMO MEDIADORA PARA O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O primeiro livro no mundo com versão integral disponível na Internet!
Advertisements

A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
experiências INESQUECÍVEIS!
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
“A informática em minha vida”
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ACREDITE SE QUISER.
O Segredo do Sucesso.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O Poder da Palavra.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
EU DESISTO... por Thais Cadorim
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
A partir do próximo amanhecer
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
A partir do próximo Amanhecer
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
Ligue as colunas do computador e concentre-se
O Segredo do Sucesso.
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
A partir do próximo amanhecer
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
EU DESISTO... por Thais Cadorim
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
A tua Amizade é um precioso tesouro.
ACREDITE SE QUISER.
INFORMÁTICA.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
COITADO DO PROCESSADOR!!
INFORMÁTICA.
Aprendi Clique.
Carlise Inês Kronbauer
Frases Carmesim 73ª Semana Extraídas do Site:
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
A Farinhada!!!!!.
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
ACIONANDO A TECLCA SAP VOCÊS FALAM A MESMA LÍNGUA?
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
By Búzios Slides EU DESISTO Automático.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
SITUAÇÕES.
As marcas ideológicas dos textos
Eu sou poeta.
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
COMO ERA BOM.
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
AMANHECER.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
De novo... TheAngel® E tudo começou de novo... Escutei isso quando ia dar meia-noite E fiquei pensando... o que faço com o que havia antes? Como esqueço.
Frases Carmesim 202ª Semana Extraídas do Site:
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
E. M. PROF. EURICO SILVA EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Esta mensagem foi elaborada por PL Mensagens – Cadastre-se no site
Ti conhecer,
Procura-se o autor Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Decidi então que a partir do próximo amanhecer, vou mudar alguns detalhes.
Transcrição da apresentação:

A LEITURA TÁTIL COMO MEDIADORA PARA O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE Fátima Mendes Pedagoga Especialista em Educação Especial

Atuo há 06 anos na área da deficiência visual no CEPRE/FCM/UNICAMP Atividades desenvolvidas: braille e recursos de informática Atualmente atendo 09 pessoas cegas no ensino-aprendizagem do braille e três com baixa visão

Pesquisa iniciada em fevereiro de 2008 com dois sujeitos adultos com cegueira adquirida Eles optaram pela aprendizagem do braille

Em julho de 2008 levaram o primeiro livro para casa Em outubro de 2008 iniciaram o aprendizado da escrita na reglete e na sequência iniciaram a escrita na máquina de escrever

Era solicitado à eles que escrevessem um texto em casa e os levassem no encontro com o pesquisador. Tais textos eram lidos em conjunto e eventuais correções eram feitas. Enquanto se lia o texto produzido na sua casa, fazia-se a correção da ortografia e, eventualmente, a reestruturação gramatical de alguma frase.

No começo, eles produziam pequenos textos No começo, eles produziam pequenos textos. Com o tempo, adquiriram confiança e gosto pela escrita, o que resultou na escrita de textos mais longos e melhor elaborados. Durante as atividades de escrita, faziam-se uso do dicionário em braille, ferramenta importantíssima para o aprendizado correto da escrita.

O CEPRE possui um acervo de livros, dentre eles livros em braille, contando com exemplares em literatura estrangeira e nacional, literatura infantil estrangeira e livros técnicos. Também há livros falados infantis e livros falados nacionais e estrangeiros.

O acervo atende anualmente, no quesito empréstimos de livros em braille, a: em 2008 (06 livros em braille); em 2009 (21); em 2010 (39); e em 2011 até o momento (51).

Sujeito 1 “No princípio eu achava meio dificultoso porque eu pensava que eu não ia conseguir... Mas hoje eu vejo que conforme a gente se dedica não é tão difícil como eu pensava porque o que nos faz aprender é a dedicação...” Sujeito 2 “Eu pensava que o braille ninguém conseguia ler esses pontinhos. Eu falava pra minha esposa: - Vou tentar porque eu gosto de desafio, mas que eu vá conseguir, eu acho que eu não vou conseguir não...”

Sujeito 1 “Pra mim é uma nova experiência porque é como uma descoberta nova. Porque quando a gente não conhece, acha que pra nós não tem mais jeito, porque não tem nada pro deficiente visual, mas hoje eu vejo que tem a leitura em braille, eu acho uma coisa muito interessante.” Sujeito 2 “Tudo o que eu pensava a respeito do braille, que era difícil, não é, basta só um pouco de interesse e força de vontade que você aprende e desenrola...”

A informática e seus recursos não substituem o braille É através da leitura tátil que a pessoa cega terá contato com a ortografia correta.

Sujeito 1 “... Não que eu não possa fazer isso no computador, mas quando eu escrevo um poema ou leio um bom livro eu me vejo no poema ou vivo a história a qual estou lendo, por isso, aconselho todos os amigos deficientes visuais, descubram a magia das células braille porque ler e escrever é viver...” (trecho extraído de um texto dele)