O Renascimento e a formação da mentalidade moderna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
O Renascimento Trabalho Realizado por: André Branco nº1
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO CULTURAL
RENASCIMENTO.
O Renascimento Cultural. Professor: Adailton Figueiredo.
Classicismo.
RENASCIMENTO CULTURAL
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
Humanismo e individualismo
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
A Arte do Renascimento.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
Prof. Everton da Silva Correa
Aula Multimídia.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
Profa. Karen Neves Olivan
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
RENASCIMENTO.
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Renascimento Cultural
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Renascimento Cultural (sec XIV-XVI)
O Renascimento XIV - XVI
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
O Renascimento e o nascimento da mentalidade moderna
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Minidicionário Aurélio.
RENASCIMENTO CULTURAL
RENASCIMENTO CULTURAL:
Renascimento Cultural e Científico
25/8/20151Profª Suzana.  Portugal – Luis Vaz de Camões: Os Lusíadas  Espanha – Miguel de Cervantes: Dom Quixote  Inglaterra – Willian Shakespeare:
Rascunho da obra A última ceia
Cultura Renascentista
Renascimento Cultural
HISTÓRIA 10.º ANO RENASCIMETO.
RENASCIMENTO CULTURAL
O RENASCIMENTO DEFINIÇÃO: Movimento cultural da Idade Moderno (XV e XVI) que representou uma contraposição aos valores medievais, defendendo os novos.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Transcrição da apresentação:

O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Séculos XV e XVI

Localização espácio temporal O Renascimento nasceu em Itália; A partir de Itália expandiu-se para o resto da Europa; Vigorou entre os séculos XV e XVI. Profª Cristina Romba

Por quê em Itália? Porque Itália reunia algumas condições favoráveis: - A Itália estava dividida em vários estados e alguns deles eram muito ricos e prósperos; - Alguns desses estados rivalizavam entre si; - Havia muitos mecenas (homens ricos que ajudavam os artistas); - Havia inúmeros vestígios da arte greco- romana e bibliotecas com cópias de manuscritos da Antiguidade. Profª Cristina Romba

A difusão do Renascimento A rápida difusão das ideias do renascimento deveu-se a uma preciosa invenção do alemão Gutenberg, a imprensa (século XV). Profª Cristina Romba

Descobrir o Mundo… descobrir o Homem No século XV, os Descobrimentos tornaram possível o conhecimento de novas terras, novos povos, novas culturas. Profª Cristina Romba

À medida que descobria novos mundos, o Homem descobria-se a si próprio. Assim se formou uma nova mentalidade com o Homem no centro do mundo e das preocupações humanas: o antropocentrismo substituiu o teocentrismo. Profª Cristina Romba

Os novos valores do Renascimento Deus escolheu o Homem […] e, colocando-o no centro do Mundo disse-lhe: […]. És tu que segundo os teus desejos e o teu discernimento, podes escolher […]. Pico della Mirandola, Sobre a dignidade do Homem, 1486 Antropocentrismo O Homem passou a estar no centro do Universo e das preocupações humanas. Tudo é feito à medida do Homem, para o bem-estar do Homem e para a sua valorização. Profª Cristina Romba

Coloquei-te no centro do Mundo para que, daí, pudesses facilmente observar as coisas. […] És tu que, pela tua livre vontade, podes escolher o teu próprio modelo e a forma de te realizares. Pela tua vontade, poderás descer às formas degradadas da vida, que são animais. Pela tua vontade, conseguirás alcançar as formas mais elevadas que são divinas. Pico della Mirandola, Sobre a dignidade do Homem, 1486 Individualismo O Homem tem capacidade para escolher e decidir por si próprio, para pensar por si próprio e passa a valorizar-se e a acreditar nas suas capacidades. Profª Cristina Romba

No nosso tempo, todas as matérias nos interessam No nosso tempo, todas as matérias nos interessam. Aprendemos grego (sem o qual ninguém se pode considerar sábio), hebraico e latim. Considero indispensável que aprendas estas línguas. Rabelais, Cartas de Gargântua a Pantagruel, 1534 Classicismo Gosto pela cultura clássica: pelas línguas grega e latina, pelos pensadores clássicos, pela arte e literatura clássica, pelos valores clássicos que valorizam o Homem. Profª Cristina Romba

[…]. Quanto à Natureza, quero que a estudes cuidadosamente: deves conhecer os peixes que enchem os mares e as aves que voam nos céus; as árvores de todas as florestas e as ervas de todos os campos; os metais ocultos no ventre da Terra e as pedras preciosas de todos os continentes. […] Depois, mais cuidadosamente ainda, estuda os livros dos médicos gregos, árabes e latinos […] e através da prática da anatomia, procura conhecer esse outro mundo que é o homem. Rabelais, Cartas de Gargântua a Pantagruel, 1534 Naturalismo Interesse pelo estudo da Natureza física e humana em todos os seus aspectos. Profª Cristina Romba

Nunca os nossos antepassados […] imaginaram que viria o tempo em que o Ocidente conheceria o Oriente como agora conhece. Os escritores antigos escreveram sobre isso tantas fábulas que se pensava ser impossível navegar até ao Oriente. […] Como a experiência é a mãe de todas as coisas, por ela soubemos radicalmente a verdade. Duarte Pacheco Pereira, Esmeraldo de Situ Orbis, 1505 Experiencialismo Necessidade de comprovar pela observação e pela experiência qualquer facto antes de o aceitar como válido; valorização do aspecto prático do conhecimento. Profª Cristina Romba

Se alguém julgar que falo com mais atrevimento do que verdade, venha inspeccionar comigo as vidas humanas […]. Este mete no ventre tudo quanto ganha, poucos dias depois, passa fome. Aquele não vê a felicidade senão no sono e no ócio. […] Os negociantes mentem, roubam, defraudam, enganam e consideram-se pessoas muito importantes, porque andam com os dedos cheios de anéis de ouro. […] Erasmo de Roterdão, Elogio da Loucura, 1511 Espírito crítico O Homem passa a pensar por si próprio, a questionar a sociedade e o mundo que o rodeia, em vez de o aceitar como um dado adquirido. Até o saber tradicional passa a ser questionado. Profª Cristina Romba

Em síntese… Os valores do Renascimento são: * Antropocentrismo * Individualismo * Classicismo * Naturalismo * Experiencialismo * Espírito crítico O Homem do Renascimento era um Homem com uma nova mentalidade, curioso, crítico, multifacetado. Profª Cristina Romba

Alargamento da compreensão da Natureza Desejo insaciável por saber a verdade; Satisfazer a curiosidade; Explicar as contradições e insuficiências do saber antigo. - Atitude crítica face à realidade; - Todo o conhecimento deverá ser confirmado pela razão, pela observação e pela experiência. Mentalidade racionalista Profª Cristina Romba

Levou ao desenvolvimento de várias ciências: Anatomia Astronomia Cartografia Botânica Zoologia Geografia Farmacopeia Profª Cristina Romba

Produção literária humanista Itália Picco de la Mirandola Baltasar Castiglione Nicolau Maquiavel Boccaccio Leonardo da Vinci Miguel Angelo Buonarroti Sobre a dignidade do Homem O Cortesão O Príncipe Decameron Monalisa, A última Ceia (os seus trabalhos escritos só foram publicados na actualidade) Tecto da Capela Sistina (Vaticano), cúpula da Igreja de Stª Maria das Flores (Florença), Pietà, David… Literatura Tratados de política Pintura, arquitectura, escultura, física, anatomia... “ Profª Cristina Romba

Produção literária humanista França Rabelais Países Baixos Erasmo de Roterdão Inglaterra Thomas More William Shakespeare Espanha Miguel de Cervantes Gargântua e Pantagruel Elogio da Loucura Utopia Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear, Macbeth, Henrique V… D. Quixote Literatura Crítica social Literatura, crítica social Teatro, poesia Romance de cavalaria Profª Cristina Romba

Produção literária humanista Portugal Luís Vaz de Camões Fernão Mendes Pinto Garcia de Orta João de Barros Duarte Pacheco Pereira António Ferreira Pedro Nunes Damião de Góis Garcia de Resende Gabriel Pereira André de Resende Os Lusíadas, Éclogas e Canções, Sonetos... Peregrinação Os Colóquios dos Simples e Drogas da Índia Roteiros da Ásia Esmeraldo de Situ Orbis A Castro (inventou o NÓNIO, foi matemático e astrónomo) (embaixador em vários países da Europa e feitor em Antuérpia, conheceu Erasmo e Lutero...) Cancioneiro …. Poesia épica e lírica Literatura de viagens Tratados de medicina e farmacopeia “ Teatro Matemática, Astronomia... Crítica social Correspondência Literatura (poesia) Profª Cristina Romba

Sob o mecenato dos Papas A arte renascentista Dois grandes focos da arte renascentista em Itália: - Florença (século XV) - Roma (século XVI) Sob o mecenato dos Médicis Sob o mecenato dos Papas Profª Cristina Romba

Arquitectura Grande precursor: Brunelleschi; Inspiração: arquitectura clássica – Classicismo Tipo de edifícios: - Igrejas - Palácios - Bibliotecas - Hospitais - Arcadas - Fontes Ordem Proporção Elementos estruturais e decorativos Profª Cristina Romba

Características da arquitectura Horizontalidade (definida pelos frisos, pelas cornijas e balaustradas); Simetria (equilíbrio, proporção, harmonia); Basílica de S. Pedro, Vaticano, Roma Profª Cristina Romba