Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS NA IMINÊNCIA DA SUA MORTE COM …

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
Advertisements

Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
Oração Eucarística VI-C
Cenáculos de Oração Missionária
Cenáculos de Oração Missionária
Cenáculos de Oração Missionária
CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO
“Quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”
A INFÂNCIA DE JESUS.
encontro pessoal e comunitário com Jesus
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
18 de Janeiro de 2009 Domingo II do Tempo Comum Domingo II do Tempo Comum Música do século XIV.
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
no Evangelho de S. Marcos
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Glorificarei Teu Nome ó Deus Com cânticos Te celebrarei.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
Oração do Terço Mistérios Dolorosos.
Cenáculos de Oração Missionária
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Oração do Terço Mistérios Luminosos.
Uma perspectiva Bíblica
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
A eucaristia Começar.
Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis
Cristo, só Cristo, que a vida entregou pra nos salvar.
Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS
Oração do Terço Mistérios Gloriosos.
MANHÃ.
Cenáculos Oração Missionária
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS
Hebreus 10 Seguir a Cristo
A Fé que transforma sua vida
Entrada Refrão: Deus está aqui Tão certo como o ar que eu respiro,
Entrada Refrão: Deus está aqui Tão certo como o ar que eu respiro,
Catequese 2.
Grupo de Jovens Kerigma 10 de Janeiro de 2014
V Domingo do Tempo Comum
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
Domingo de Pentecostes
XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Uma mulher cheia de Graça!
XXVI Domingo do Tempo Comum
COM … “ A SUA MISERICÓRDIA VAI DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO” Cenáculos Oração Missionária.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
JESUS CRISTO: ROSTO VISÍVEL DA MISERICÓRDIA DE DEUS
COM … ”Vendo-a, O Senhor compadeceu-Se dela” Cenáculos Oração Missionária.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
Transcrição da apresentação:

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS NA IMINÊNCIA DA SUA MORTE COM …

Introdução Anim. – Irmãs e irmãos, estamos aqui, neste dia, em comunhão com todos os cenáculos, que têm a nossa mesma vocação e missão que é: oferecer ao Pai, por Cristo, a nossa vida; pedir sem cessar o dom do Espírito Santo para o povo de Deus, para as religiões e para o mundo, e viver em comunhão uns com os outros, para testemunhar a fé em Jesus, Filho de Deus. Coloquemo-nos na Escola de Jesus e peçamos-lhe que nos revele a sua presença divina, sobretudos nos momentos de sofrimento e de aparente falta de resposta de Deus às nossas necessidades.

Cântico

Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

Anúncio do Tema "Ao meio dia, a terra ficou escura até as três da tarde. Às três, Jesus gritou em alta voz: "Eloì, Eloì, lemà sabactàni?", que significa: "Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes?"(Mc 15,34).  Jesus deixa que o seu coração exprima dor, mas deixa emergir, ao mesmo tempo, o sentido da presença do Pai e a aceitação do seu desígnio de salvação para a humanidade. Também nós, sentimos o "hoje" do sofrimento e do silêncio de Deus - que exprimimos tantas vezes na nossa oração - mas encontramos também o "hoje" da Ressurreição, da resposta de Deus que tomou sobre si os nossos sofrimentos, e nos dar a firme esperança de que serão vencidos. 

Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir do Coração de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Anim. - Mostrai-nos a vontade do Pai e dai-nos força para a cumprir com prontidão e generosidade.

Oremos Anim. - Rezemos em dois coros o Salmo 22 que Jesus rezou na eminência da sua morte e deixemos que tenha eco em nós. - Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Clamo de dia e não me respondeis E durante a noite, sem conseguir sossegar. - E, no entanto, Vós sois o Santo de Israel. Em Vós confiaram os nossos pais. Confiaram, e Vós os salvastes. - Eu, porém, estou a sofrer demais. Todos os que me vêem escarnecem de mim e dizem: Confiou no Senhor, Ele que o livre!

Oremos - Senhor, pertenço-Vos desde o seio materno! Não me abandoneis, porque estou atribulado! Não há quem me ajude! - O meu coração tornou-se como cera, Derretem-se dentro de mim as minhas entranhas, A língua pegou-se-me ao paladar! -Mas Vós, Senhor, sois o meu auxílio! Apressai-Vos em socorrer-me E cantarei o Vosso nome na assembleia. - Diante do Senhor se prostrarão todas as nações. Os grandes do mundo se curvarão perante Ele E proclamarão a Sua salvação.

Leitura Bíblica (Mc 15, 25-47) 25 Eram nove horas da manhã quando o crucificaram. 26 Por cima da cruz puseram um letreiro, com o motivo da sua condenação, que dizia: “O rei dos judeus”. 27 E crucificaram dois ladrões juntamente com ele: um à sua direita e outro à sua esquerda. 28 Cumpriu-se assim a Escritura que diz: Foi considerado como um criminoso. 29 Os que passavam por ali insultavam-no e abanando a cabeça diziam: «Olha o tal que deitava abaixo o templo e tornava a construí-lo em três dias! 30 Desce agora da cruz e salva-te a ti mesmo!» 31 Também os chefes dos sacerdotes e os doutores da lei troçavam de Jesus dizendo uns para os outros: «Salvou os outros e não consegue salvar-se a si mesmo! 32 Já que é o Cristo, o rei de Israel, desça agora da cruz para vermos e acreditarmos nele.» Até os dois ladrões que foram crucificados com ele o insultavam. 33 A partir do meio-dia toda a terra ficou às escuras até às três horas da tarde.

Leitura Bíblica (Mc 15, 25-47) 34 Foi então que Jesus exclamou com voz forte: «Eloí, Eloí, lemá sabactáni?» que traduzido quer dizer: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?» 35 E alguns dos presentes ao ouvirem-no diziam: «Olhem! Está a chamar por Elias!» 36 Então um homem foi a correr, molhou uma esponja em vinagre, pô-la na ponta duma vara, chegou-a à boca de Jesus e disse: «Deixem lá, vamos a ver se Elias o vem tirar da cruz!» 37 Mas Jesus deu um grande grito e morreu. 38 Então a cortina do templo rasgou-se ao meio, de alto a baixo. 39 O oficial do exército romano, que estava em frente da cruz, vendo como Jesus morreu, exclamou: «Este homem era realmente o Filho de Deus!» 40 Estavam também algumas mulheres a observar de longe. Entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de José, e ainda Salomé.

Leitura Bíblica (Mc 15, 25-47) 41 Estas mulheres tinham seguido e ajudado Jesus quando ele andava pela Galileia. Encontravam-se lá também muitas outras que o tinham acompanhado até Jerusalém. 42 Ao cair da noite, na altura da preparação do sábado, isto é, na sexta-feira à tardinha, 43 apareceu José de Arimateia. Era um conselheiro muito respeitado que também esperava a vinda do reino de Deus. Encheu-se de coragem, foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. 44 Pilatos ficou admirado ao ouvir que Jesus já tinha morrido e mandou chamar o oficial para lhe perguntar se tinha sido há muito tempo. 45 Depois de o oficial o ter informado, Pilatos entregou o corpo de Jesus a José de Arimateia. 46 Este foi despregá-lo da cruz e envolveu-o num lençol de linho que tinha comprado. Depois sepultou-o num túmulo escavado na rocha e rodou uma grande pedra para tapar a entrada. 47 Maria Madalena e Maria, mãe de José, estiveram a ver onde foi sepultado. Palavra do Senhor.

Ressonância da Palavra: Comentário: (Catequese de Bento XVI) “Que significado terá a oração de Jesus, naquele brado que Ele lança ao Pai: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste»? Significará dúvida sobre a sua missão, sobre a presença do Pai? Nesta oração Jesus não terá tido porventura a sensação de ter sido abandonado? As palavras que Ele dirige ao Pai são o início do Salmo 22, em que o Salmista manifesta a tensão entre o sentir-se abandonado e a consciência da presença de Deus no meio do seu povo. Ele reza, dizendo: «Meu Deus, grito de dia e não me respondes; de noite, e não tenho sossego. E, no entanto, Tu és o Santo de Israel» (v. 3). No momento de angústia, a oração diante de Deus, aparentemente ausente, torna-se um grito.

Ressonância da Palavra: Comentário: (Catequese de Bento XVI) E isto acontece também na nossa relação com Deus: nas situações mais difíceis e dolorosas, quando parece que Ele não ouve, não devemos ter medo de confiar-Lhe todo o peso que levamos no nosso coração: não devemos ter medo de gritar-Lhe o nosso sofrimento. Temos que estar convictos de que Deus está próximo, embora aparentemente esteja calado. Repetindo, na cruz, precisamente as palavras iniciais do Salmo — «Elli, Elli, lemá sabactháni?» — «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?» (Mt 27, 46), Jesus reza no momento da última rejeição dos homens, na hora do abandono; mas reza com o Salmo, consciente da presença de Deus Pai, também naquela hora em que sente o drama humano da morte. E, em nós, surge a pergunta: como é possível que um Deus tão poderoso não intervenha para tirar o seu Filho desta situação terrível? É importante compreender que a prece de Jesus não é um grito de quem vai, desesperado e abandonado, ao encontro da morte. Nesse momento, Jesus faz seu todo o Salmo 22, o Salmo do povo de Israel que sofre, mas que também conhece a ação salvadora de Deus.

Ressonância da Palavra: Comentário: (Catequese de Bento XVI) Deste modo, Jesus assume sobre Si não só o sofrimento do seu povo, mas o de todos os povos, de todos os tempos, que padecem pela opressão do mal. Ao mesmo tempo, leva tudo isto ao Coração do próprio Deus, na certeza de que o seu clamor será atendido na Ressurreição: «O grito de dor, naquele momento extremo, é certeza da resposta divina, certeza da salvação — não só para Si próprio, mas para “muitos”» (Jesus de Nazaré II, 239-240). Nesta oração de Jesus há sentimentos de extrema confiança e de abandono nas mãos de Deus, mesmo quando Ele parece ausente, mesmo quando Ele não diz nada, seguindo um desígnio que nos é incompreensível. No Catecismo da Igreja Católica lemos assim: «No amor redentor que constantemente O unia ao Pai, [Jesus] assumiu-nos no nosso afastamento de Deus por causa do nosso pecado, a ponto de, na cruz, poder dizer em nosso nome: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”» (n. 603). O seu é um sofrer em comunhão connosco e por nós, que deriva do amor e já contém em si a redenção, a vitória do amor.”

Pistas para o diálogo de grupo - Tal como Jesus, já rezamos ao Pai por nos sentirmos sozinhos e abandonados? - Tal como Jesus, apesar das humilhações mundanas e dos silêncios aparentes, somos capazes de rezar ao Pai, com confiança? 

Leitura missionária

Preces Senhor, concedei-nos o dom da fé, que nos ajude na nossa debilidade e nos torne capazes de confiar e de rezar em todas as angústias, oremos ao Senhor. Nos momentos de dor e de dúvida, concedei-nos, Senhor, agraça de abandonar-nos com confiança nas mãos de Deus que é o nosso “escudo” e “glória”, oremos ao Senhor. Perante as situações mais difíceis e dolorosas, quando parece que Deus não ouve, que não tenhamos medo de Lhe confiar todo o peso que levamos no nosso coração, oremos ao Senhor. Em cada angústia, fazei, Senhor, que o nosso grito de ajuda se transforme em cântico de louvor, oremos ao Senhor.

Preces Por todas as pessoas que enfrentam o momento da sua morte, para que sintam esperança e a paz de Deus, oremos ao Senhor. Por todas as pessoas em situações de sofrimento , oremos ao Senhor. Outras intenções…  Pai Nosso

Oração pelo mundo Anim. - Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos - Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! Anim. - Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo com o mal e faz os homens e os povos temerosos da morte. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Anim. - Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder Salvador! Anim. - Do Coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

Oração pelo mundo Anim. - Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Anim. - Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Anim. - Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos - Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós sois o Senhor! Só Vós sois o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Amen!

Entrega do Cenáculo Anim. - Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nos Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Anim. - Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor. Todos - Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo. Anim. - Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... Todos - ...seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Amen!

III Parte – Compromissos e Atividades Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. Novo compromisso: Nos momentos de dor e angústia rezar com confiança em Deus e estar atento ao que acontece em nós e à nossa volta. Ajudar outras pessoas a ver a sua dor na perspetiva da ressurreição e a focar-se no amor de Deus.

Oração Conclusiva Senhor, Deus da vida, da verdade e do amor, trazemos-te as nossas cruzes diárias, na certeza de que estás presente e nos ouves. Jesus, que o teu brado nos recorde que, na oração, devemos superar as barreiras do nosso «eu» e dos nossos problemas, abrindo-nos às necessidades e sofrimentos do próximo. Ensina-nos a orar com amor pelos numerosos irmãos e irmãs que sentem o peso da vida quotidiana, que vivem momentos difíceis, que estão na dor e que não recebem uma palavra de conforto para que, também eles, possam sentir o amor de Deus que nunca nos abandona. 

Cântico

Bênção e Despedida Anim. - Por intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espirito Santo. Todos - Amen. Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe. Todos – Graças Deus.