Aspetos da Sintaxe do Português Leitorado de língua Portuguesa – TuriM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCREVER BEM É QUE A GENTE SE ENTENDE
Advertisements

Lucas Seguir a Jesus.
Colocação Pronominal Ilustrada
O emprego do pronome pessoal
JESUS E SEU “EXEMPLO” ...de CONSEGUIR! ...de REALIZAR! ...de VENCER!
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
REDAÇÃO EMPRESARIAL TÉCNICAS PARA REDAÇÃO
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Marcos Páscoa e CeIa.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Auditoria de Segurança da Informação
A Revelação e sua transmisão
Questões sobre quatro quadrados
Programação Baseada em Objectos Desenho de TAD
SINTAXE: Funções sintácticas internas ao grupo verbal
OITAVO IV.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Colocação dos pronomes pessoais átonos
Professora: Raysa Ferreira
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Profª.: Cristiane Soares e France Sampaio
Salas de Matemática.
Profª Karen Neves Olivan
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
Desafios de confiança ontem e hoje
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Bom Karma ¡Disfruta deste texto breve mas agradável! Eis o que disse o Dalai Lama, no alvor do novo milénio. Bastam uns poucos segundos para lê-lo e para.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Um Coração liberto Lucas 15:
Pág 1, 2, 3, 4, 5, 6 ok.
ANEDOTA JCA.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Sintaxe.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Discurso Directo Indirecto.
EXERCÍCIOS SOBRE COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Identificando Oportunidades
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
Gramatic game NOME: VITOR E CAMILO TURMA: 172 JOGAR.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
Pronomes.
colocação dos pronomes oblíquos
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Colocação dos pronomes oblíquos
Colocação Pronominal Prof-OLAVO MARTINS.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
Pronome pessoal em adjacência verbal
Diálogos – Português, 2.º ciclo
Transcrição da apresentação:

Aspetos da Sintaxe do Português Leitorado de língua Portuguesa – TuriM Os Pronomes Aspetos da Sintaxe do Português Leitorado de língua Portuguesa – TuriM

INTRODUÇÃO PRONOMES CLÍTICOS: formas pronominais átonas, uma vez que não têm acentuação própria e são abrangidas pela acentuação do verbo de que são objeto ou a que são subjacentes. Pronomes clíticos: me, nos, te, vos, o, a, lhe, os, as, lhes, se. Podem ocorrer em posição pré-verbal ou proclítica (Não te vi ontem.), em posição pós- verbal ou enclítica (deram-me um livro), ou no interior do verbo, em posição mesoclítica (ver- nos-emos amanhã).

Regras de colocação dos Pronomes Pessoais Clíticos Em posição pós-verbal (enclítica): A) Nas frases declarativas afirmativas: Ex: Encontrei-os no cinema. B) Nas frases interrogativas directas afirmativas: Ex: Ofereceste-lhe um livro? C) Nas frases subordinadas completivas afirmativas: Ex: Pensava levá-lo à praia.

Continuação… Em posição pré-verbal (proclítica): A) Frases declarativas negativas: Ex: Não vos via há muito tempo. B) Frase interrogativa introduzida por pronomes, advérbios ou conjunções: Ex: Quem te ofereceu as flores? C) Nas subordinadas completivas com complementador expresso: Ex: O pai pensou que a mãe o ia buscar.

Pronomes de complemento direto e indireto D) Nas subordinadas relativas: Ex: O homem que a agrediu é aquele. E) Nas subordinadas temporais: Ex: Dou-te o material quando mo pagares. F) Nas frases introduzidas por também, até, tudo, alguém, apenas, só… Ex: Alguém se enganou nas contas. Até tu me traíste!

Direto: o/a/os/as

Indireto: me/te//lhe/nos /vos/lhes

Com tempos compostos ou passiva Os Clíticos colocam-se antes de ter e ser nos seguintes contextos que configuram as situações anunciadas anteriormente. Não vos tenho visto. Não me foi dada qualquer satisfação. Até os amigos o têm abandonado. Parece que vos têm convidado para muitas festas. Quando o prémio lhe foi entregue ficou comovido. Dizem que o rei o terá convidado para ministro.

Os Clíticos colocam-se após os verbos ter ou ser em todos os outros casos: Os amigos têm-lhe sido fiéis. Foram-me concedidos alguns dias de férias. Foi-vos entregue o documento? O Pedro pensava ter-lhe entregado o livro.

Com verbos modais (dever, poder) ou perífrases (estar a, começar a) Se se derem as condições enunciadas atrás (clíticos em posição pré-verbal), é indiferente a colocação do pronome: Os rapazes não o devem convidar. / Os rapazes não devem convidá-lo. Quanto ao texto, penso que ela o está a escrever. / Quanto ao texto, penso que ela está a escrevê- lo. Só os amigos nos podem ajudar. / Só os amigos podem ajudar-nos.

Continuação… Se não se derem essas condições, os clíticos colocam-se após o verbo modal ou do verbo no infinitivo: Os alunos devem-no ajudar. / Os alunos devem ajudá-lo. Os admiradores estão-no a assediar. / Os admiradores estão a assediá-lo.

CORRECÇÃO DOS EXERCÍCIOS 1. Tratávamos a meninas com todo o carinho. 2. É melhor suprimir o rapaz. 3. Ela não revelou o segredo. 4. Mostrou à tia imediatamente. 5. Entrego a Vocês no Palácio de Belém. 6. Oxalá encontre a Joana! 7. Se venderes o carro ao teu amigo diz-me… 8. Põe o queijo na mesa! 9. Construíram as pontes em quatro anos.

10. Ainda que no tivessem prometido. 11. Tem-la visto ultimamente? 12. O aumento ser-lhes-á concedido a partir de Janeiro. 13. Compu-la a pensar em ti. 14. Tê-los-ão avisado? 15. Entregámos-lho no sábado. 16. Se assim acontecesse, dar-vo-la-iam de bom grado. 17. Quem o autorizou a transferi-la? 18. Tinham-nas adquirido em Paris. 19. Quando vo-la pediram?

20. Fá-lo-íamos com o maior prazer. 21. Di-lo já! 22. Transmiti-la-emos no segundo canal. 23. Convém humedecê-lo primeiro. 24. Na próxima semana trar-lhos-ei pessoalmente. 25. Tê-lo-á cometido num momento de loucura? 26. Talvez no-las devolvam. 27. Tem-los tomados todos os dias? 28. Perdoar-lhes-eis as ofensas. 29. Não foi fácil apreendê-los. 30. Contar-vo-la-emos de uma forma original.

BIBLIOGRAFIA Cintra, Lindley e Cunha, Celso, (1995), Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, pp. 298 e ss. Leitorado de língua Portuguesa - Università degli Studi di Torino (adaptado)