Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer um blog?.
Advertisements

Orientação – acesso ambiente virtual
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Programa Intel® Educar
Programa Nas Ondas do Rádio
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Podcast e transmissão de rádio via internet
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
CRIAÇÃO Antes de criar sua página na pbwiki, é necessário que tenha uma conta de no gmail. Se não tiver, crie uma. Depois: -Acesse:
Tutorial de Acesso ao Moodle QI
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Web: criação de páginas
Passo a passo – Instrutor GradeMark – Correção de Documentos Adição de Comentários.
SISTEMA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Plataforma de Ensino a Distância
PAR – Plano de Ações Articuladas
Utilizando recursos especiais do Webnode
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
Orientações Gerais.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
para a utilização do Portal
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Passo a passo – Instrutor Tarefas Iniciais. Tarefas apresentadas neste passo a passo: Criar nova classe Editar classes existentes Criar tarefa de submissão.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
Tutorial de Inscrição para novos membros. Guia Passo a Passo.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Guia de Abertura de Chamado
Carlos Pinheiro, Aceda a Clique em Join Diigo.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
Passo a passo – Instrutor PeerMark – Avaliação por Pares.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
PLATAFORMA MOODLE: EAD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
Tutorial do AEP – Apoio ao Ensino Presencial Alunos
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Escolha uma nova senha: Escolha uma pergunta secreta e a resposta para essa pergunta:
Transcrição da apresentação:

Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011 Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Nesta Aula Instrumentos de avaliação; Gestão do conhecimento; e Gestão de recursos e de produtos da comunicação.

Instrumentos de avaliação: Ferramentas construídas para atender demandas específicas do projeto: Aferir resultados esperados; Mensurar o impacto de uma intervenção; Constatar o cumprimento de metas pré-estabelecidas.

GESTÃO EDUCOMUNICATIVA GESTÃO DE PROJETOS: DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO TICS A SERVIÇO DA CRIAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GESTÃO EDUCOMUNICATIVA O CONHECIMENTO A FAVOR DE TOMADAS DE DECISÕES CORRETAS (INSPIRADAS PELA ÉTICA) E SEGURAS

Hoje é necessário que cada escola: Mostre-se para a sociedade; Apresente os projetos e as ações que desenvolve; Defenda a filosofia pedagógica que segue; Explicite as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. Essas informações são abertas, com possibilidade de acesso a todos. DESAFIO COMO LIDAR COM A GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES DISPERSAS EM DOCUMENTOS, PROCEDIMENTOS OU SIMPLESMENTE EM PESSOAS, POR MEIO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E HABILIDADES? MAS, NÃO BASTA INFORMAR. É PRECISO CRIAR CAMINHOS DE COMUNICAÇÃO: E-MAIL, LISTAS DE DISCUSSÃO, FÓRUNS E CHATS.

PENSANDO NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS, O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORAR AS RELAÇÕES? VOCÊ ACHA QUE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS (RÁDIO ESCOLAR, BLOG, JORNAL MURAL, VIDEO ENTRE OUTROS) PODEM AJUDAR A RESOLVER OU MINIMIZAR PROBLEMAS? COMO?

FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES COMO CRIAR BANCO DE DADOS, REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES Acesse: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/educom/Default.aspx?MenuID=145&MenuIDAberto=58

ATIVIDADE DESENVOLVER UM FORMULÁRIO ONLINE PARA CONHECER, NA PRÁTICA, A FERRAMENTA DO GOOGLE, CONHECIDA COMO SPREADSHEET E, DESSA FORMA, APRIMORAR O PROJETO QUE SERÁ DESENVOLVIDO NA ESCOLA.

MAS ANTES... VAMOS CONHECER COMO CRIAR UM FORMULÁRIO ONLINE POR MEIO DA FERRAMENTA SPREADSHEET DO GOOGLE DOCS

Em primeiro lugar é preciso criar uma conta no Google Docs (http://docs.google.com). Para quem já tem uma conta no gmail é mais prático usar esse e-mail para criar uma nova conta no Google Docs, pois quando abre o seu Gmail pode aceder-lhe mais rápidamente clicando em Docs no menu do Gmail

Uma vez feito o Sign in, no menu do Google Docs clique em New >Form.

Surge de uma nova janela Edit form – [Untittled Form] onde podemos começar de imediato a editar o nosso formulário. Podemos começar por lhe atribuir um nome (que habitualmente irá ser utilizado também como nome da spreadsheet onde irão ser armazenados todos os dados que resultarem do preenchimento), e em seguida podemos começar a escolher o tipo de perguntas que desejamos colocar e construí-las.

O editor apresenta logo uma Sample Question 1 em que podemos: editar carregando no ícone do lápis, duplicar carregando no ícone imediatamente ao lado ou apagar carregando no ícone do caixote do lixo. Em Question Title escrevemos a questão. Em Help Text podemos escrever indicações para ajudar a responder à questão. Em Question Type podemos seleccionar o tipo de questão: Text, Paragraph text, Multiple choice, Checkboxes, Choose from a list ou Scale Note que pode fazer com que a resposta à pergunta tenha carácter obrigatório, bastando para tal seleccionar a opção Make this a required question.

No botão Add Item podemos escolher acrescentar nova pergunta (seleccionando o tipo de pergunta desejado de uma lista: Text, Paragraph text, Multiple choice, Checkboxes, Choose from a list ou Scale) ou acrescentar um Section header (opção útil quando queremos criar diferentes secções no questionário). Note que no rodapé desta janela também surge um endereço URL que corresponde ao endereço onde o Google Docs vai alojar o questionário e que poderá ser indicado posteriormente.

Quando terminar de editar o questionário clique em SAVE Quando terminar de editar o questionário clique em SAVE. Se clicar em seguida no link do rodapé poderá visualizar de imediato o aspecto que o seu questionário irá ter online. A partir do momento em que fez SAVE o Google Docs criou também uma spreadsheet onde serão armazenados todos os dados de quem responder ao questionário.

Clicando no botão Theme pode optar por uma das 69 opções de templates para incorporar no seu formulário. No exemplo apresentado foi escolhido o tema Header (Blue).

No botão More actions na opção Edit confirmation pode escrever uma mensagem para ser visualizada pela pessoa que preencheu o questionário. Nesta mensagem se activar a opção Let everyone see response summary, oferece às pessoas que enviaram uma resposta a possibilidade de visualizarem as outras respostas que foram dadas até então.

No botão More actions encontra-se também a opção Embed que lhe possibilita copiar o código para embeber o formulário directamente no seu blog, website, etc. (na PBworks pode fazê-lo via plugin de HTML; na Moodle também - criando uma página HTML e embebendo aí o código).

Fechando a janela Edit form regressa ao ecran inicial do Google Docs onde pode visualizar a nova spreadsheet que foi gerada a partir da form criada. Pode fazer rename para o nome que mais lhe convier. No caso do exemplo que é aqui apresentado foi-lhe atribuído o mesmo nome dado ao formulário Form example.

11. Abrindo a spreadsheet pode ver como é que os dados irão ser armazenados. É interessante verificar que o Google Docs inclui automaticamente o campo de Timestamp onde fica registado o dia e hora a que o questionário foi respondido por cada pessoa. Na spreadsheet aberta, se clicar no menu Form encontra opções para realizar diversas operações: Edit form - para editar a form; Go to live form - para ir directo ao URL da form; Embed form - para aceder ao código para embeber noutro local; Show summary - para ver um resumo das respostas Accepting responses - para activar ou desactivar a aceitação de mais respostas; Delete form - para apagar o formulário; Send - para enviar o formulário por e-mail; Email everyone – é uma opção que fica disponível quando um dos campos preenchidos no formulário é o endereço de e-mail da pessoa que responde, o que permite mandar uma mensagem para uma mailing list criada a partir das respostas (útil quando se trata, por exemplo, de um formulário para inscrição num curso ou workshop e queremos enviar uma mensagem por email a todos os inscritos).

Fontes bibliográficas   STEFHANOU, Luis; MÜLLER, Lúci Helena; CARVALHO, Isabel Cristina de M. Guia para elaboração de projetos sociais. 2ªed. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2003. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

Equipe de Assessoria Programa Nas Ondas do Rádio Realização http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço Vânia Ribeiro