Dicionário de Dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
Advertisements

MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Organização e Projeto de
Requisitos de Software
Fluxograma de Atividades
PORTUGUÊS ESTRUTURADO E PSEUDOCÓDIGO
O Modelo E-R Definição: Características
Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas.
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos.
Fluxograma de Atividades Informática na Administração prof. Amauri Marques da Cunha Período 2007/1.
Diagrama de fluxo de dados (DFD)
Modelo Entidade-Relacionamento
Mapeamento ER-Relacional
Modelagem Funcional.
Profa. Aline Vasconcelos
Projeto Lógico Transformação ER para o Modelo Relacional (nível lógico) Baseado em Regras São aplicáveis a maioria dos casos 1 esquema ER pode gerar N.
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7. Novas abordagens da análise.
7. Novas abordagens da análise estruturada e análise essencial de sistemas 7.1 Dicionário de dados 7.2 Especificação de processos 7.3 Análise essencial.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7. Novas abordagens da análise.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Exercícios de php Dia 04/03/2011.
ESCOLA TÉCNICA ALBERT EINSTEIN.
Frotas – Sistema de Solicitação de Cotações
Análise Estruturada.
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante
Prof. Alfredo Parteli Gomes
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
DFD – Data Flow Diagram Diagrama de Fluxo de Dados
Treinamento gravames..
Validação experimental de uma abordagem baseada em busca para projeto de arquitetura de linha de produto de software Thelma Elita Colanzi Adaptação do.
Análise Estruturada.
Análise Estruturada – Dicionários de Dados
Análise Estruturada Diagramas de Fluxo de Dados
Transportes & Cia..
Especificação de Processos e Dicionário de Dados
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Campus de Caraguatatuba Aula 5: Modelo Entidade Relacionamento (2)
Análise Estruturada de Sistemas para Aplicações Convencionais
ANÁLISE ESTRUTURADA Diagramas de Fluxo de Dados
Manual Protheus 11.
Tutorial de Inscrição para novos membros. Guia Passo a Passo.
Outubro de 2008Ciência da Computação – UGF – Candelária1 Diagrama de Fluxo de Dados & Dicionário de Dados Professor: Jucelito Wainer de Souza Alunos: Pedro.
Profa. Reane Franco Goulart
REVISÃO DFD.
Cadastros de Clientes (Aba 02 – opção CARTÃO) 16) Endereço Residencial: CEP: Bairro: Logradouro: Complemento: UF: Nº Cidade: Cadastros de Clientes (Aba.
Quando for ser feito um novo cadastro, aparecerá
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
    -   -  Cadastro de Cliente (Aba 01)
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Análise e Projetos de Sistemas Prof. Jorge Manuel Lage Fernandes
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Desenvolvimento Comercial de Sistemas
Diagrama de Fluxo de Dados Elementos do DFD
Sistemas de Informação (SI)
Análise Estruturada de Sistemas
Projeto de Banco de Dados Ceça Moraes Dezembro/09.
Análise e Projeto de Sistemas
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Prof. Thales Castro. Depósito de dados Entidade externa Processo Fluxo de dados.
Modelagem de Dados Estudo de Caso 2. 2 A Faculdade A fim de melhorar o andamento de suas atividades, uma faculdade resolveu informatizar as suas atividades.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
Prof. Thales Castro. Depósito de dados Entidade externa Processo Fluxo de dados.
Dicionário de Dados.
Transcrição da apresentação:

Dicionário de Dados

O que é um Dicionário de Dados (DD)? O DD é uma listagem organizada de todos os elementos de dados pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas para que se possa conhecer todas as entradas, saídas, componentes de depósitos e cálculos intermediários.

Importância Descreve o significado dos fluxos e depósitos mostrados no DFD. Descreve a composição de pacotes agregados de dados. Ex: endereço (cidade, estado, cep). Sem o DD, tudo o que for modelado poderá ficar incompleto ou inconsistente.

O que um DD define? o significado dos fluxos e depósitos mostrados nos DFD’s; a composição de pacotes agregados de dados que se movimentam pelos fluxos; a composição dos pacotes de dados nos depósitos; os valores e unidades de partes elementares de informações dos fluxos e dos depósitos; detalhes dos relacionamentos entre os depósitos realçados em um DER

Notação de DD = + ( ) { } [ ] ** @ | É composto de e Opcional (pode estar presente ou ausente) { } iteração [ ] Escolha uma das opções alternativas ** Comentário @ Identificador (campo chave) de um depósito | Separa opções alternativas na construção Exemplo de um DD de um nome: Nome = título + primeiro-nome + (nome-intermediário) + último-nome Título = [sr. | srta. | sra. | dr. | dra. ] Primeiro-nome = {caracter-válido} Nome-intermediário = {caracter-válido} Último-nome = {caracter-válido} Caracter-válido = [ A-Z | a-z | 0-9 ]

Dê um exemplo da notação “{ }”. código_cartão = 16{número_válido}16 número_válido = [0-9] Dê um exemplo da notação de “[ | ]”. sexo = [F | M] Quais são os possíveis significados das expressões abaixo? a) endereço = (cidade) + (estado) endereço é definido como uma cidade e um estado ou endereço é definido como uma cidade ou endereço é definido como um estado ou endereço é definido como vazio

Agora é com vocês Quais são os possíveis significados das expressões abaixo? b) endereço = end_rua + cidade + (estado) + (cod_postal)

Qual é o significado de cada uma das notações abaixo? a) a = 1{b} a é definido como vários b’s com no mínimo 1. b) a = {b}10 a é definido como vários b’s com no mínimo 0 e no máximo 10. c) a = 1{b}10 a é definido como vários b’s com no mínimo 1 e no máximo 10. d) a = 10{b}10 a é definido como 10 b’s.

Faz sentido ter um pedido definido desta forma? Pedido = nome_cliente + endereco_remessa + 6{item} Sim. Porque o pedido é composto de nome_cliente e endereco_remessa e vários itens, com no mínimo 6. Sim. Porque o pedido é composto de nome_cliente e endereco_remessa e vários itens, com no mínimo 6.

Exemplo Dê uma definição de DD para o nome_cliente baseada na seguinte especificação verbal de um usuário: “Quando nos lembramos do nome de um cliente, temos o cuidado de incluir um título de cortesia que pode ser “Sr.”, “Srta.”, “Sra.”, “Srs.”, ou “Dr.” (Existem muitos outros títulos como “Professor”, “Sir” etc., porém não nos ocuparemos deles). Cada um dos nossos clientes tem um primeiro nome, mas nós permitimos uma única inicial se eles preferirem. Nomes intermediários são opcionais. E, naturalmente, o último nome é obrigatório; permitimos muitos tipos de últimos nomes, incluindo nomes com apóstrofos ( D’Arc ) ou outros. Permitimos ainda um sufixo opcional para nomes como “Jr.” ou “3rd.”

Exemplo de um DD de um nome: Nome = Título + primeiro-nome + (nome-intermediário) + último-nome + (sufixo-nome) Título = [sr. | srta. | sra. | dr. | dra. ] Primeiro-nome = 1{caracter-válido} Nome-intermediário = 1{caracter-válido} Sufixo-nome =1{caracter-num - válido} Último-nome = {caracter-válido} Caracter-num-valido=[caracter-valido|0-9] Caracter-válido = [ A-Z | a-z | 0-9 ] nome_cliente = título + prim_nome + (interm_nome) + ult_nome + (suf_nome) titulo = [Sr. | Srta. | Sra. | Srs. | Dr.] prim_nome = 1{ caracter_valido } interm_nome = 1{ caracter_valido } ult_nome = 1{ caracter_valido } suf_nome = 1{ caracter_num_valido } caracter_num_valido = [caracter_valido | 0-9] caracter_valido = [a-z | A-Z | ‘ | | - | .]

Exercício Escreva uma definição de DD das informações contidas na sua carteira de identidade.

DD carteira de identidade cart_ident = reg_geral + dt_exped + nome + filiacao + naturalidade + dt_nasc + doc_origem + cpf reg_geral = 1{ caracter_val } dt_exped = data_val nome = 1{ caracter_val }40 filiacao = (nome_pai) + nome_mae naturalidade = 1{ caracter_val } dt_nasc = data_val doc_origem = 1{ caracter_val } cpf = 11{ numero_val }11 nome_pai = 1{ caracter_val }40 nome_mae = 1{ caracter_val }40 caracter_val = [a-z | A-Z | ‘ | | - | 0-9 | .] numero_val = [0-9] data_val = [01-31] + [01-12] + [1900-2100]