Guardar o Sábado como memorial da Criação. Observar o Sábado como memorial da Redenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
12 O Dia do Senhor A Bíblia Fala.
Advertisements

Por que Tantos Guardam o Domingo?
Deus cria o homem Sou filho de Deus.
MARCOS
Êxodo 20,1-17 Naqueles dias Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros.
Caminhada do Povo de Deus
Como ser religioso sem ser adorador.
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
02: Os deveres para com Deus
JOSÉ COMO GOVERNADOR DE TODO EGITO
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Compreender que a adoração deve ser seguida do serviço. Entender o que constitui a verdadeira adoração.
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
Alegrem-se os céus nas alturas, e que as nuvens façam chover a justiça, porque o Senhor se compadeceu de seu povo (Is 48,8). Alegrem-se os céus nas.
Aprender a aceitar que para Deus toda a gente é importante. Perceber que Deus vê algo de valioso em cada um de nós.
O Sábado como um sinal eterno O dia de Sábado como celebração da Liberdade.
Perceber como o Santuário nos revela um Deus Santo e Glorioso. Aprender a desejar estar no Santuário.
Aprender a reconhecer a Fonte da nossa confiança, Cristo, o nosso Sumo- Sacerdote. Perceber o cuidado que Deus tem por nós, ao exortar-nos.
Compreender as boas- novas do julgamento antes do Advento. Perceber que a sentença do julgamento é a favor dos santos e contra os inimigos.
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
Compreender que a riqueza do mundo traz muitas tentações, com as quais as pessoas humildes não têm de se confrontar. Perceber que por baixo de.
O Sábado Sábado o Selo de Deus 3 Peter P. Goldschmidt
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Perceber a diferença entre as duas classes de adoradores, simbolizadas por Abel e Caim Aprender a centrar a adoração em Deus e a aceitar.
Associar a nossa adoração a uma vida ética Fundar a adoração no reconhecimento da nossa condição de pecadores.
Adorar o Deus Criador e justo Juiz Lembrar-nos dos actos de Deus na vida do Seu povo.
A eucaristia Começar.
CRISTO E O SÁBADO Lição 5 3 de maio de 2014.
A compreender que, por definição, os discípulos são pessoas que moldaram a vida à imagem da vida do seu Mestre. A vida de discipulado é desafiante,
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
Compreender que Deus ama as autoridades. Perceber que não está sozinho, quando tem de comparecer perante pessoas com poder.
“Lembra-te do dia do sábado. ”
Entre os Dez Mandamentos escritos nas duas tábuas de pedra, se destaca o quarto mandamento que identifica o Doador da lei. Sua posição dentro da arca,
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
INGREDIENTES PARA UM ANO DE VITÓRIA 1- SER AGRADECIDO AO SENHOR Col
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
O Sábado e a Adoração. O Sábado e a Adoração “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós,
Love Book Window Tired Mientras Duda Shabat.
Hebreus 10 Seguir a Cristo
Compreender a relação entre a Lei e a Graça Reconhecer a necessidade do Salvador Jesus Cristo.
Adorar com um coração quebrantado Adorar com um cântico de louvor.
Compreender a identificação que Cristo faz de Si mesmo. Refletir nas implicações que essa identificação tem para a minha Salvação.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Dedicar-me totalmente a Deus Adorar em submissão e obediência.
Aceitar a presença de Deus na minha vida Conhecer Deus.
TEMAS BÍBLICOS.
Compreender que a crise final gira em torno da questão da adoração. Entender que o Sábado será a pedra de toque da crise final.
Compreender quem Deus verdadeiramente é. Ser humilde no acto de adorar a Deus.
Maria, a Mãe da Evangelização
Ansiar por uma fidelidade à Aliança com Deus, sem cedências. Levar o povo de Deus à presença do Senhor mediante a oração intercessora.
Compreender o relacionamento de Jesus com o Sábado. Entender o verdadeiro significado do Sábado.
Testemunhos Para Ministros, pag.136 “Deus fez o mundo em seis dias literais, e no sétimo dia literal descansou de toda sua obra que fizera, e restaurou-se...
Lição de maio de Que que dizer Lucas quando fala da assistência à igreja aos sábado como um costume de Jesus? Por que deveríamos ter nós também.
"Deus vos cumulou de bênçãos"
Lição da Escola Sabatina Cristo como Senhor do Sábado
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Sábado o Selo de Deus 9 Tome uma Decisão Peter P. Goldschmidt
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Adorar em conformidade com a verdade revelada de Deus. Não transigir quanto aos princípios fundamentais da nossa fé.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 07 – O dia do Senhor
8. Tempo esgotado! 21 DE NOVEMBRO DE 2015
Lição da Escola Sabatina 8 de novembro a 14 de novembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 20 de dezembro a 26 de dezembro de 2015.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Lição da Escola Sabatina 20 de março a 26 de março de 2016.
E te darei os tesouros das trevas e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
Transcrição da apresentação:

Guardar o Sábado como memorial da Criação. Observar o Sábado como memorial da Redenção.

Guardar o Sábado como memorial da Criação 1º PASSO Guardar o Sábado como memorial da Criação

O Sábado é, primeiramente, o Memorial da Criação da Terra por Deus O Sábado é, primeiramente, o Memorial da Criação da Terra por Deus. De facto, Deus disse “Lembra-te do dia de Sábado…” precisamente porque desejava que esse dia fosse um Memorial do seu poder criador. Note-se que a palavra “lembra-te” e a palavra “Memorial” em Hebraico partilham a mesma raiz triliteral (zkr). Deus queria que o Sábado viesse lembrar ao homem, cada semana, que Ele não é o produto do acaso ou da necessidade de um suposto processo evolutivo, mas é a obra de um Criador Todo-Poderoso que merece ser adorado e honrado.

Deus começou por “descansar” no sétimo dia, dando assim o exemplo que deveria ser seguido pela Humanidade criada no sexto dia. Depois, Deus “abençoou” o sétimo dia, fazendo com que esse dia fosse fonte de bênçãos físicas e espirituais para o Homem. Finalmente, Deus “santificou” o sétimo dia, pondo-o de parte para uso santo. Assim, por estes três actos fundadores, Deus fez do Sábado um Santuário no Tempo.

Como Santuário no Tempo (e não no Espaço), o Sábado pode ser empregue como suporte da adoração por toda a Humanidade espalhada pela superfície espacial da Terra. Todas as semanas este “Santuário no Tempo” chega a cada homem e mulher, estejam eles onde estiverem no espaço do globo terrestre. Cada sétimo dia da semana, nós entramos no “espaço-tempo” deste Santuário que o próprio Deus erigiu para Sua adoração.

Observar o sábado como Memorial da Redenção 2º PASSO Observar o sábado como Memorial da Redenção

Quando comparamos a redacção do quarto mandamento em Êxodo 20:11 com a redacção em Deuteronómio 5:15, descobrimos que o Sábado não é apenas o Memorial da Criação, mas também o Memorial da Redenção do povo de Deus. Esta Redenção é tipificada pela libertação de Israel da terra da escravidão e do sofrimento. Mas ela foi efectuada em anti-tipo pela Redenção da Humanidade realizada através do sacrifício de Jesus. Assim, Paulo lembra-nos que cada ser humano que aceita Jesus como seu Redentor é liberto da escravidão e do sofrimento do pecado (Rom. 6:16-23).

Portanto, o Sábado comemora também esta Redenção da Humanidade por Jesus. O que não admira, pois Jesus – o Verbo – não foi apenas a Causa divina da Redenção da Humanidade, mas foi também a Causa divina da Criação (Sal. 33:6, 9; João 1:1-3). Ele descansou no sétimo dia da Criação (Gén. 2:2; cf. João 1:1-3) e descansou também da sua obra de Redenção da Humanidade ao permanecer no túmulo durante todo o dia de Sábado (cf. Marcos 15:42-46; 16:1-9).

A Redenção e a Santificação estão intimamente ligadas A Redenção e a Santificação estão intimamente ligadas. Os seres humanos são redimidos da escravidão do pecado para serem feitos novas criaturas, restabelecidas na sua semelhança com Deus. Este processo de recriação da imagem de Deus no ser humano liberto do pecado é precisamente o processo de santificação. Assim, não é estranho que o Sábado – Memorial da Criação e da Redenção – seja também o sinal de que Deus está santificando o seu povo redimido, isto é, que o está recriando à Sua imagem e semelhança.

Portanto, ao observar o sábado, o cristão está a declarar ao mundo o seu envolvimento no processo contínuo de santificação do carácter. Sem esta santificação, não poderá haver verdadeira redenção do pecado.

Guardando o Sábado como Memorial da Criação. Observando o Sábado como Memorial da Redenção. Vivendo o Sábado como Sinal da Santificação.

Sinto o desejo de observar fielmente o Sábado como Memorial da minha criação e da minha redenção por Jesus? Sinto o desejo de viver autenticamente o Sábado como sinal da minha santificação por Deus?

Vivendo o sábado de modo mais autêntico. Aproveitando as horas do sábado para uma maior comunhão com Deus.

Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

Observar o sábado, segundo a Lei de Deus. 1. Ser fiel no respeito pelas horas do sábado. 2. Procurar usar o sábado para me aproximar mais de Jesus. No próximo sábado vou procurar viver a experiência do sábado de um modo intenso e autêntico. As distracções que o mundo oferece no sábado.