Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos Disciplina: Usuários da Informação
Objetivo do estudo O objetivo é criar um parâmetro de comportamento dos alunos do 8° ano na busca de informações para atividades escolares, construindo a imagem deste usuário com seus métodos, comportamentos e deficiências de pesquisa na busca da informação necessitada do meio referente; Traçando em um objetivo específico, a relação com as fontes de informação da Biblioteca Escolar e a Internet;
Universo e Amostra Foram entrevistados 12 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola E. Álvaro Laureano Pimentel.
Instrumento de coleta de dados O instrumento utilizado foi o método de grupo focal, formado por 2 grupos de 6 alunos.
Principais resultados da fase quantitativa No estudo quantitativo, chegamos a conclusão de que 50% dos alunos que participaram da pesquisa avaliaram a biblioteca de sua escola como razoável. A principal dificuldade na busca da informação para as pesquisas escolares é a falta de informação necessária; e na forma como lidam com as informações encontradas numa pesquisa escolar, 32% pesquisa somente o que se pede. A visão formada da representatividade da biblioteca para os alunos, se divide em 'um local que disponibiliza livros' e em 'um centro de informação'.
Análise qualitativa dos dados
Como você caracteriza o processo de busca nas suas pesquisas escolares Como você caracteriza o processo de busca nas suas pesquisas escolares? Começaremos do ponto em que é pedido a você para que faça uma atividade de determinada matéria.
Em todos os grupos, o primeiro passo a ser descrito, foi a utilização do Google, ou algum mecanismo de busca on-line. Em nenhum caso, houve pesquisa direta ou em segundo plano na biblioteca. Aluno 3: “ Eu gosto do wikipédia. Pego os assuntos mais importantes e coloco no word, se a professora não pedir pra escrever.”
Você freqüenta a biblioteca da sua escola Você freqüenta a biblioteca da sua escola? Você indicaria uma razão para os seus colegas não freqüentarem?
A maioria não freqüenta a biblioteca A maioria não freqüenta a biblioteca. Percebe-se que as reclamações e justificativas para não freqüentarem, é o atendimento falho, a falta de um horário para visitas e a má organização. No primeiro grupo, somente 2 alunos freqüentavam a biblioteca, e no segundo 3 alunos. Aluno 8: “Aqui quando você vai na biblioteca você é mal atendido e parece que não te querem lá. Nem vou.”
Entre biblioteca e internet, qual dos dois suportes você acha que não corresponde a suas necessidades em pesquisas? Em que ponto exatamente você acha que este suporte deixa a desejar?
A menção da biblioteca, como o suporte que mais deixa a desejar foi unânime. A maioria dos alunos ressaltam que o que deixa a desejar seria o atendimento. Embora afirmem que confiam mais em uma informação impressa, do que on-line. Aluno 1: “Eu confio mais nos livros, porque na internet, alguém pode escrever lá e mudar. Mas a biblioteca é mais demorada pra achar uma coisa. ”
Na sua opinião, o que a biblioteca representa para você e para a sua escola?
Em ambos os grupos a palavra ‘excluído’ e ‘isolada’, surgiram para definir o que a biblioteca representava. Aluno 6: “Eu acho maior (sic) legal a biblioteca, porém nem sempre nos podemos ir. Ela é um lugar excluído.”
Aluno 7: '' Um ambiente de lazer, um local educacional. '' Aluno 5: ''Um lugar de aprender mais (sic) educacional.'' Aluno 2: ''Pra escola ela é um lugar de melhoria de educação. ''
Ao fazer a pesquisa na Internet, você se preocupa em como colocar esse conteúdo no seu trabalho escolar? Preocupações como: não fazer uma cópia, ler e compreender o conteúdo, reformular o que foi encontrado. etc.
Pode-se inferir que o empenho em um trabalho, depende do assunto que se trata, levando maior empenho a assuntos que os interessem particularmente. Quando não há um tema de interesse, a pesquisa é desenvolvida por meios ‘mecânicos’. Aluno 5: “Vou falar a verdade, eu só copio e esqueço tudo depois.” Aluno 9: “Eu estudei muito com o trabalho da professora sobre sistema digestivo. Eu gosto muito, porque eu quero ser médica.”
Aluno 3: '' Eu copio e dou uma mudada no que está escrito. '' Aluno 4: '' Eu leio pra ver se está certo e depois copio. ''
Quais são as dificuldades que você encontra quando faz uma pesquisa?
Nos dois grupos, ninguém apresentou barreiras encontradas no processo de pesquisa. Alegando facilidade e acessibilidade no uso da internet (meio totalmente usado em ambos os grupos). Aluno 11: “Eu tenho computador, e quando faço minhas pesquisas encontro as coisas. As vezes alguma coisa é mais difícil de achar, mas eu sempre acho. ”
Aluno 12: '' A vezes demora pra achar, mas é só procurar mais que você acha. '' Aluno 2: '' Tem dia que é mais difícil de achar as coisas (sic) quando o assunto é complicado.No trabalho sobre gases alguns eram mais fáceis e de achar e outros não, mas eu acabei achando tudo. ''
Considerações finais Os alunos vêem a biblioteca como um lugar importante, porém, excluído da realidade escolar. As reclamações referentes a biblioteca são majoritariamente, sobre a gestão; sendo pouco criticados o espaço e acervo. Afirmam confiar mais em livros e outros meios impressos, mas usam mais a internet por sua acessibilidade. Sentem a biblioteca como um espaço excluso, ao qual não faz parte do cotidiano escolar na hora de realizar as atividades escolares, por falta de incentivo dos professores e bibliotecários.
Na realização de pesquisas, o primeiro passo sempre é a internet, ferramenta que utilizam com agilidade. Só há uma dedicação maior em pesquisas que tenham como tema algo que desperte um interesse pessoal. Existe mais proximidade de termos e mecanismos relacionados a internet, do que a utilização de uma biblioteca. Internet x biblioteca escolar.
A biblioteca