Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Dois modos de ler a Bíblia.
Portfólio de matemática.
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
EU APRENDI.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Questionário/Roteiro
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Portfólio de Matemática
O Uso Pedagógico do Blog
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Natasha Uhlmann Carlevaro
SEJA MAIS CARINHOSO DO QUE O NECESSÁRIO, POIS TODOS QUE VOCÊ
QUANDO ME AMEI DE VERDADE
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Como apresentar a lição
Clique com o mouse O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Eu confio Marcella Fernanda
Usuários da Informação
INFORMÁTICA.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
INFORMÁTICA.
Aprendi Clique.
ETERNIDADE Letícia Thompson.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Educação Financeira para crianças e Jovens
PLANO DE ESTUDO Organize seu horário. A ESCOLHA DO LUGAR Precisa haver uma mesa onde o estudante possa colocar seu material e principalmente apoiar os.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Um pedido para Papai Noel... Progressão automática.
Sua Imagem Pessoal e o Impacto sobre sua Carreira Independente
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Eternidade... Progressão automática. Eternidade... Progressão automática.
Transcrição da apresentação:

Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos Disciplina: Usuários da Informação

Objetivo do estudo O objetivo é criar um parâmetro de comportamento dos alunos do 8° ano na busca de informações para atividades escolares, construindo a imagem deste usuário com seus métodos, comportamentos e deficiências de pesquisa na busca da informação necessitada do meio referente; Traçando em um objetivo específico, a relação com as fontes de informação da Biblioteca Escolar e a Internet;

Universo e Amostra Foram entrevistados 12 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola E. Álvaro Laureano Pimentel.

Instrumento de coleta de dados O instrumento utilizado foi o método de grupo focal, formado por 2 grupos de 6 alunos.

Principais resultados da fase quantitativa No estudo quantitativo, chegamos a conclusão de que 50% dos alunos que participaram da pesquisa avaliaram a biblioteca de sua escola como razoável. A principal dificuldade na busca da informação para as pesquisas escolares é a falta de informação necessária; e na forma como lidam com as informações encontradas numa pesquisa escolar, 32% pesquisa somente o que se pede. A visão formada da representatividade da biblioteca para os alunos, se divide em 'um local que disponibiliza livros' e em 'um centro de informação'.

Análise qualitativa dos dados

Como você caracteriza o processo de busca nas suas pesquisas escolares Como você caracteriza o processo de busca nas suas pesquisas escolares? Começaremos do ponto em que é pedido a você para que faça uma atividade de determinada matéria.

Em todos os grupos, o primeiro passo a ser descrito, foi a utilização do Google, ou algum mecanismo de busca on-line. Em nenhum caso, houve pesquisa direta ou em segundo plano na biblioteca. Aluno 3: “ Eu gosto do wikipédia. Pego os assuntos mais importantes e coloco no word, se a professora não pedir pra escrever.”

Você freqüenta a biblioteca da sua escola Você freqüenta a biblioteca da sua escola? Você indicaria uma razão para os seus colegas não freqüentarem?

A maioria não freqüenta a biblioteca A maioria não freqüenta a biblioteca. Percebe-se que as reclamações e justificativas para não freqüentarem, é o atendimento falho, a falta de um horário para visitas e a má organização. No primeiro grupo, somente 2 alunos freqüentavam a biblioteca, e no segundo 3 alunos. Aluno 8: “Aqui quando você vai na biblioteca você é mal atendido e parece que não te querem lá. Nem vou.”

Entre biblioteca e internet, qual dos dois suportes você acha que não corresponde a suas necessidades em pesquisas? Em que ponto exatamente você acha que este suporte deixa a desejar?

A menção da biblioteca, como o suporte que mais deixa a desejar foi unânime. A maioria dos alunos ressaltam que o que deixa a desejar seria o atendimento. Embora afirmem que confiam mais em uma informação impressa, do que on-line. Aluno 1: “Eu confio mais nos livros, porque na internet, alguém pode escrever lá e mudar. Mas a biblioteca é mais demorada pra achar uma coisa. ”

Na sua opinião, o que a biblioteca representa para você e para a sua escola?

Em ambos os grupos a palavra ‘excluído’ e ‘isolada’, surgiram para definir o que a biblioteca representava. Aluno 6: “Eu acho maior (sic) legal a biblioteca, porém nem sempre nos podemos ir. Ela é um lugar excluído.”

Aluno 7: '' Um ambiente de lazer, um local educacional. '' Aluno 5: ''Um lugar de aprender mais (sic) educacional.'' Aluno 2: ''Pra escola ela é um lugar de melhoria de educação. ''

Ao fazer a pesquisa na Internet, você se preocupa em como colocar esse conteúdo no seu trabalho escolar? Preocupações como: não fazer uma cópia, ler e compreender o conteúdo, reformular o que foi encontrado. etc.

Pode-se inferir que o empenho em um trabalho, depende do assunto que se trata, levando maior empenho a assuntos que os interessem particularmente. Quando não há um tema de interesse, a pesquisa é desenvolvida por meios ‘mecânicos’. Aluno 5: “Vou falar a verdade, eu só copio e esqueço tudo depois.” Aluno 9: “Eu estudei muito com o trabalho da professora sobre sistema digestivo. Eu gosto muito, porque eu quero ser médica.”

Aluno 3: '' Eu copio e dou uma mudada no que está escrito. '' Aluno 4: '' Eu leio pra ver se está certo e depois copio. ''

Quais são as dificuldades que você encontra quando faz uma pesquisa?

Nos dois grupos, ninguém apresentou barreiras encontradas no processo de pesquisa. Alegando facilidade e acessibilidade no uso da internet (meio totalmente usado em ambos os grupos). Aluno 11: “Eu tenho computador, e quando faço minhas pesquisas encontro as coisas. As vezes alguma coisa é mais difícil de achar, mas eu sempre acho. ”

Aluno 12: '' A vezes demora pra achar, mas é só procurar mais que você acha. '' Aluno 2: '' Tem dia que é mais difícil de achar as coisas (sic) quando o assunto é complicado.No trabalho sobre gases alguns eram mais fáceis e de achar e outros não, mas eu acabei achando tudo. ''

Considerações finais Os alunos vêem a biblioteca como um lugar importante, porém, excluído da realidade escolar. As reclamações referentes a biblioteca são majoritariamente, sobre a gestão; sendo pouco criticados o espaço e acervo. Afirmam confiar mais em livros e outros meios impressos, mas usam mais a internet por sua acessibilidade. Sentem a biblioteca como um espaço excluso, ao qual não faz parte do cotidiano escolar na hora de realizar as atividades escolares, por falta de incentivo dos professores e bibliotecários.

Na realização de pesquisas, o primeiro passo sempre é a internet, ferramenta que utilizam com agilidade. Só há uma dedicação maior em pesquisas que tenham como tema algo que desperte um interesse pessoal. Existe mais proximidade de termos e mecanismos relacionados a internet, do que a utilização de uma biblioteca. Internet x biblioteca escolar.

A biblioteca