Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThalita Malheiro Prado Alterado mais de 8 anos atrás
2
No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente. No entanto, alguns, em várias questões, apresentaram respostas vagas como “sim” e “não” apenas...
3
A maioria dos alunos gostam da disciplina de Geografia: Ex.: “Geografia é uma das melhores matérias, pois, podemos discutir vários e vários tipo de assuntos, como mapas, o universo, um determinado lugar ou território.” Porém, alguns têm dificuldade, não quiseram expressar sua opinião de forma mais detalhada, ou não gostam de Geografia por causa dos professores que tiveram ou de suas metodologias: Ex.: “É boa.” “Eu acho um saco, chata, mas estou tentando aprender.” “É mais ou menos, porque meu antigo professor não ensinou nada, só fazia ficar olhando pra o resto dos alunos. Passei 4 anos com ele.”
4
Boa parte dos alunos associou o papel da Geografia a estudar aspectos físicos, de localização, ou sobre o universo. Todavia, algumas respostas abarcavam uma perspectiva um pouco mais além, como: Ex.: “Para que os alunos consigam entender mais a Geografia e ter visões mais críticas (sobre) o mundo, e entender mais (sobre) os arredores e surgimentos.”
5
Apesar de ainda terem tido poucas aulas por ser o início do ano, grande parte dos alunos disse ter percebido diferença no ensino de Geografia na escola em que agora estuda, como: Ex.: “Sim, porque a professora cobra a ‘interatividade’ dos alunos e por isso faz com que absorvam as informações com mais precisão.”
6
Dentre os alunos que responderam, alguns coloram que seus docentes anteriores utilizavam-se de: textos, mapas, seminários, aulas expositivas, resumos, dinâmicas etc; e que isto facilitava o aprendizado deles. Já, outros, alegaram que seus professores de antes eram descompromissados e faziam apenas questões decoradas e muitas provas. Isto quando a situação não era pior, como: Ex.: “O professor era mesmo que nada.” “Na escola em que estudei, usamos livros e questionários. A minha ex-professora fazia a sala de aula de salão de beleza: as alunas ficavam pintando as unhas dela, maquiando e a sala ficava toda abandonada.”
7
Para a maioria dos alunos, a Geografia está presente em tudo, associada a fenômenos como: paisagem, clima, relevo, mapas e localização. No entanto, uns não compreenderam o sentido da pergunta, dizendo: Ex.:“Só quando a professora vem pro colégio.” “Eu não sei pelo fato de meu professor dos 4 anos anteriores não ter me ensinado nada.”
8
As opiniões ficaram meio a meio entre os que alegavam que sentiam dificuldade e os que diziam que não a tinham, já que uns (mesmo dizendo que gostavam) admitiam a existência de obstáculos para o aprendizado. Alguns alunos associaram a complexidade de compreensão a alguns conteúdos, a seus professores do passado, ou à falta de esforço próprio: Ex.: “Sim, em gráficos, tenho também dificuldade para localizar alguns países, saber seu IDH, localização geográfica e etc.” “Sentia (dificuldade) nos anos passados, pois, além do que disse (que não gostava), eu também não era interessado na matéria. Mas esse ano vou tentar me esforçar mais.”
9
A maioria dos alunos pedia aulas mais dinâmicas, como: aulas de campo, maquetes, seminários, debates, diagnóstico no final do bimestre para medir o aprendizado, uso de data show, vídeo aulas, provas-surpresa etc.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.