A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente."— Transcrição da apresentação:

1

2  No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente. No entanto, alguns, em várias questões, apresentaram respostas vagas como “sim” e “não” apenas...

3  A maioria dos alunos gostam da disciplina de Geografia: Ex.: “Geografia é uma das melhores matérias, pois, podemos discutir vários e vários tipo de assuntos, como mapas, o universo, um determinado lugar ou território.”  Porém, alguns têm dificuldade, não quiseram expressar sua opinião de forma mais detalhada, ou não gostam de Geografia por causa dos professores que tiveram ou de suas metodologias: Ex.: “É boa.” “Eu acho um saco, chata, mas estou tentando aprender.” “É mais ou menos, porque meu antigo professor não ensinou nada, só fazia ficar olhando pra o resto dos alunos. Passei 4 anos com ele.”

4  Boa parte dos alunos associou o papel da Geografia a estudar aspectos físicos, de localização, ou sobre o universo. Todavia, algumas respostas abarcavam uma perspectiva um pouco mais além, como: Ex.: “Para que os alunos consigam entender mais a Geografia e ter visões mais críticas (sobre) o mundo, e entender mais (sobre) os arredores e surgimentos.”

5  Apesar de ainda terem tido poucas aulas por ser o início do ano, grande parte dos alunos disse ter percebido diferença no ensino de Geografia na escola em que agora estuda, como: Ex.: “Sim, porque a professora cobra a ‘interatividade’ dos alunos e por isso faz com que absorvam as informações com mais precisão.”

6  Dentre os alunos que responderam, alguns coloram que seus docentes anteriores utilizavam-se de: textos, mapas, seminários, aulas expositivas, resumos, dinâmicas etc; e que isto facilitava o aprendizado deles. Já, outros, alegaram que seus professores de antes eram descompromissados e faziam apenas questões decoradas e muitas provas. Isto quando a situação não era pior, como: Ex.: “O professor era mesmo que nada.” “Na escola em que estudei, usamos livros e questionários. A minha ex-professora fazia a sala de aula de salão de beleza: as alunas ficavam pintando as unhas dela, maquiando e a sala ficava toda abandonada.”

7  Para a maioria dos alunos, a Geografia está presente em tudo, associada a fenômenos como: paisagem, clima, relevo, mapas e localização. No entanto, uns não compreenderam o sentido da pergunta, dizendo: Ex.:“Só quando a professora vem pro colégio.” “Eu não sei pelo fato de meu professor dos 4 anos anteriores não ter me ensinado nada.”

8  As opiniões ficaram meio a meio entre os que alegavam que sentiam dificuldade e os que diziam que não a tinham, já que uns (mesmo dizendo que gostavam) admitiam a existência de obstáculos para o aprendizado.  Alguns alunos associaram a complexidade de compreensão a alguns conteúdos, a seus professores do passado, ou à falta de esforço próprio: Ex.: “Sim, em gráficos, tenho também dificuldade para localizar alguns países, saber seu IDH, localização geográfica e etc.” “Sentia (dificuldade) nos anos passados, pois, além do que disse (que não gostava), eu também não era interessado na matéria. Mas esse ano vou tentar me esforçar mais.”

9  A maioria dos alunos pedia aulas mais dinâmicas, como: aulas de campo, maquetes, seminários, debates, diagnóstico no final do bimestre para medir o aprendizado, uso de data show, vídeo aulas, provas-surpresa etc.


Carregar ppt " No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google