Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS OPERACIONAIS
Advertisements

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Sistemas Operacionais
Sistema Operacional Introdução
INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS VIVIANE LUCY Sistemas Operacionais Gerência de Processador WebDesign Redes de Computadores.
Sistemas Operacionais
Noções de Sistemas Operacionais
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Sistemas Operacionais - 2
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Software livre Professor: Antonio Carlos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Curso Básico de Informática
Maria Aparecida Castro Livi
Sistema Operacional LINUX
Sistemas Operacionais
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Aula 6 – Sistema Operacional
LINUX.
Sistemas Operacionais Introdução
I3GeoSaúde Visão geral.
Sistemas Operacionais I
Sistemas Operacionais
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
Sistemas Distribuídos
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Introdução a Sistemas Operacionais
Gestão de Sistemas Operacionais II
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recife 2014.
Sistemas Operacionais
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
SISTEMAS OPERACIONAIS
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais Linux
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Sistemas Operacionais
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Software Livre.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
Sistemas Operacionais
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Sistemas Operacionais 1º Semestre Plano de Ensino Prof
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais Aula 2 Danielle Costa
Introdução aos Sistemas Operacionais
Equipe:  Ana Paula Brás  Anete Santana  Cláudia Ribeiro  Silvia Lima  Tatiana Morais.
Tipos de Sistemas Operacionais
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Sistemas Operacionais
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Professor Maurício Maia
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
WORDPRESS. O QUE É WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial Sistemas Operacionais Proprietários Prof. Vitor Luiz Ramos Barbosa (vitorluigi@gmail.com)

Sistemas Operacionais

Introdução Controla todos os recursos do computador, e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos são escritos. Por mais complexo que pareça, é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador.

Introdução Controla o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.

SO na visão do usuário Chamadas de sistema transferem a execução de qualquer aplicação para o sistema operacional através de parâmetros, o programa informa exatamente o que necessita o retorno faz com que a execução do programa seja retomada a partir da instrução que segue a chamada

Kernel parte do sistema operacional responsável por implementar as chamadas de sistema. Os principais componentes do kernel de qualquer sistema operacional são a gerência do processador, a gerência de memória, o sistema de arquivos e a gerência de entrada e saída

Classificação Sistemas monoprogramáveis ou monotarefas voltados para a execução de um único programa qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa atual processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente

Classificação Sistemas multiprogramáveis ou multitarefas recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações outros programas podem estar sendo processados no mesmo intervalo de tempo compartilhamento da memória e do processador o Sistema Operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos

Classificação Sistemas com múltiplos processadores possui duas ou mais CPUs interligadas trabalhando em conjunto Permite que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador. vantagens específicas como escalabilidade, disponibilidade e balanceamento de carga

Classificação Sistemas Operacionais de Rede permite que um host compartilhe seus recursos, como impressora ou diretório, com os demais hosts da rede

Classificação Sistemas Distribuídos o Sistema Operacional esconde os detalhes dos hosts individuais e passa a tratá-los como um conjunto único, como se fosse um sistema fortemente acoplado permite, por exemplo, que uma aplicação seja dividida em partes e que cada parte seja executada por hosts diferentes da rede de computadores

SO Livre X SO Proprietário

SO Livre X SO Proprietário Vivemos hoje em um dilema, usar Linux ou Windows? Qual você prefere? Porquê?

SO Livre Caracteriza-se pela liberdade aos usuários, para utilizar seus produtos bem como executar, copiar, estudar e modificar Idealizado por Richard Stallman, já no fim da década de 80

SO Livre GPL "General Public License“ Pode ser traduzida como uma modalidade de contrato de licenciamento, por meio do qual as pessoas que licenciam determinado software se obrigam a fazer com que os desenvolvimentos a partir daquela versão também se tornem públicos.

SO Livre Premissas de liberdade que se baseia a GPL (1) liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; (2) liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades; (3) liberdade de redistribuir cópias de modo que se possa ajudar ao seu próximo; (4) liberdade de aperfeiçoar o programa fazendo com que toda a comunidade beneficie deles.

SO Livre Não é sinônimo de software grátis. Também é incorreto entender que software livre é software sem direitos autorais. O software gratuito, por seu turno, também conhecido como "freeware", permite aos interessados utilizar o programa sem a necessidade de pagamento, o que não significa ser necessariamente software livre.

SO Proprietário Caracteriza-se por ter o código-fechado, impossibilitando o seu conteúdo a terceiros, bem como sua modificação, ele centraliza-se na venda de programas, visando lucros. Na sua aquisição, não basta apenas comprar um CD- ROM, precisa-se a licença de uso, seguindo regras de utilização do programa.

SO Proprietário Curiosidades Por ser considerada obra intelectual, o software no Brasil permite ao autor de sua criação licenciá-lo a título gratuito ou oneroso. Considera-se oneroso nas hipóteses em que há pagamento de determinada quantia pela cessão do direito de uso

SO Proprietário Sinteticamente, destacamos que as modalidades de licenciamento de software mais conhecidas no Brasil estão divididas em quatro categorias, quais sejam: desenvolvimento de software por encomenda; transferência de tecnologia; licenciamento direto entre detentor do direito e usuário; licenciamento entre desenvolvedor e usuário com intermediário agindo na forma de revenda.

Links Úteis http://www.freebsd.org/ http://www.apple.com/macosx/lion/ http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/default.aspx http://www.kernel.org/

Atividades Defina as funções do Kernel do sistema operacional. O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá-los? Apresente 3 Sistema operacionais proprietários e 3 Sistemas Operacionais Livres Cite dois exemplos de Sistemas Operacionais de rede. Apresente algumas vantagens de se utilizar sistemas distribuídos e crie uma situação hipotética em que eles podem ser utilizados. Como os processos são executados em um sistema com mais de um núcleo?