Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
França antes da Revolução
Advertisements

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A REVOLUÇÃO FRANCESA OBJETIVOS.
Revolução Francesa Prof° Davi Ruschel.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Professor: Webster Pinheiro
Revolução Francesa Antigo Regime
Professor Bruno Barreira
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Revolução Francesa Aula de Revisão.
HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA REVOLUÇÃO FRANCESA
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Revolução Francesa O azul representa o poder legislativo, o branco o poder executivo e o vermelho o povo, os três "dividindo" igualmente o poder. Lembrando.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
Professor Bruno Barreira
A França às vésperas da revolução
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Além da transição histórica, inspirou movimentos emancipacionistas na América Latina. 1. Situação da França pré-revolucionária (Fatores da Revolução) A.
REVOLUÇÃO FRANCESA História Prof. Milton.
Revolução Francesa.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
A REVOLUÇÃO FRANCESA ( )
REVOLUÇÃO FRANCESA ( 1789 – 1799 )
REVISÃO RECUPERAÇÃO TERAPÊUTICA
A Revolução Francesa – A Revolução Francesa: Foi uma Revolução Burguesa. Apesar da intensa participação popular, foi a burguesia que liderou.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Revolução Francesa.
Revolução Francesa Por que a Revolução Francesa foi considerada um marco divisório? Pilares do liberalismo e das instituições democráticas ? Eric Hobsbawn:
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
 Intensa agitação política para a escolha dos deputados do Terceiro Estado.  Cadernos de queixas- Terceiro Estado exigia, sobretudo, voto por cabeça.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REVOLUÇÃO FRANCESA GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA : AGRÁRIA, FEUDAL E ABSOLUTISTA EXTINÇÃO DA SERVIDÃO NÃO ALTERA QUADRO CLERO.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
DOS ANTECEDENTES À ERA NAPOLEÔNICA
Transcrição da apresentação:

Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara REVOLUÇÃO FRANCESA SÉCULO XVIII (1789 – 1799) Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara

Causas da Revolução Francesa Contradições entre as atividades Capitalistas e as relações Feudais . Intervenção do Estado, práticas mercantilistas. Excessiva cobrança de impostos e grande miséria que recaem sobre o Terceiro Estado. Perda de alguns privilégios do Clero e da Nobreza. Impasse entre Clero e Nobreza contra os interesses do Terceiro Estado.

A Revolução e suas Fases FASE 1: Os Estados Gerais (1789) Convocação da Assembleia dos Estados Gerais. Clero e Nobreza lutam pela manutenção de seus privilégios; Contra as propostas transformadoras da Burguesia. Impasse sobre deliberações: Voto por Estado Voto por cabeça

FASE 2: Monarquia Constitucional (1789-1792) Formação da Assembleia Nacional Caracterizada pelo acordo entre a alta burguesia e a nobreza de toga. Objetivos Limitar o poder monárquico. Instalar um Estado com princípios do liberalismo. Principais acontecimentos Levante em Paris e tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789. O “Grande Medo”.

FASE 2: Monarquia Constitucional (1789-1792) Principais medidas da Assembleia Nacional Constituinte Abolição dos direitos feudais. Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. Constituição de 1791, onde a França passa a ser uma Monarquia Constitucional. Principais Problemas Agravamento da Crise Econômica. Possibilidade de uma contrarrevolução aristocrática interna e ameaça estrangeira.

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795) 1. Aumento das Crises Possibilidade de Contrarrevolução Nobreza Emigrada e Luis XVI. Tentativa de fuga da família real. Declaração de guerra à Áustria e à Prússia. Guarda Nacional e levante popular resulta na prisão da família real.

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795) Calendário Revolucionário: No outono: Vindemiário (relação ao vinhedo): 22 de setembro a 21 de outubro Brumário (relação ao nevoeiro/brumas): 22 de outubro a 20 de novembro Frimário (relação as geadas): 21 de novembro a 20 de dezembro No inverno: Nivoso (relação a neve): 21 de dezembro a 19 de janeiro Pluvioso (relação a chuva): 20 de janeiro a 18 de fevereiro Ventoso (relação aos ventos): 19 de fevereiro a 20 de março Na primavera: Germinal (relação a germinação das sementes): 21 de março a 19 de abril Floreal (relação ao mês das flores): 20 de abril a 19 de maio Pradial (relação aos prados): 20 de maio a 18 de junho No verão: Messidor (relação a colheita): 19 de junho a 18 de julho Termidor (relação ao calor): 19 de julho a 17 de agosto Frutidor (relação aos frutos): 18 de agosto a 20 de setembro.

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795) 2. Consequências Abolição da Monarquia Constitucional. Proclamação da República. A Assembleia Nacional passa a se chamar Convenção. A Convenção passa a ser eleita por voto universal masculino. Família Real Francesa é guilhotinada.

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795) 3. Tensões dos Grupos Políticos na Convenção Girondinos (Planície) Grupo mais moderado Representantes de setores burgueses mais enriquecidos Defensores da Monarquia Constitucional Contra a Execução de Luis XVI A favor do voto censitário (baseado na renda) Favoráveis à Guerra Externa

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795) Jacobinos (Montanha) Grupo mais Radical Representantes da pequena burguesia e dos sans-cullotes (trabalhadores da cidade e grupos marginalizados) Defensores da República Democrática (com direitos ampliados) A favor da Execução de Luis XVI sem julgamento Contra o voto censitário, a favor do voto universal masculino Contra à Guerra Externa

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795)

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795) 4. República Girondina (setembro de 1792- junho de 1793) Características Incapazes de suprir as necessidades do país Inseguros na condução da Guerra com as forças reacionárias absolutistas Incapazes de conter a especulação financeira e os altos preços dos alimentos

FASE 3: Convenção Nacional – República (1792-1795) 5. República Jacobina (2 de junho de 1793-27 de julho de 1794) Características Radicalização do processo revolucionário Criação do Tribunal Revolucionário e do Comitê de Salvação Pública Instauração de uma Nova Constituição (1793): Abolição da Escravidão nas colônias Obrigatoriedade do ensino público e gratuito A Lei do Máximo (tabelando os preços dos salários e alimentos) Confisco os bens da nobreza emigrada (Reforma Agrária) Fim das indenizações dos camponeses aos antigos senhores Organização de um Exército Revolucionário Popular Política do Terror: Girondinos contrarrevolucionários Nobreza emigrada e defensores do Antigo Regime 27 de julho de 1794 – Reação Termidoriana 

Diretório (1795-1799) Supremacia girondina Nova Constituição: Regime republicano; Comitê do Poder Legislativo. Condições do Estado: Alta inflação; Serviço público desorganizado; Força reacionária externa.

O Golpe de 18 Brumário Napoleão Bonaparte Jovem general da Guarda Nacional; Prestígio por seu desempenho na repressão das rebeliões internas. Aliança com políticos burgueses Golpe de 18 Brumário Estabelecimento do Consulado Poder constituído por três representantes; Contudo, maior controle por parte de Napoleão.