GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

A) POLÍTICA INTERNA 3 fases: Consolidação (1840 – 1850):
Decadência do Segundo Reinado
Segundo Reinado: o declínio do Império.
Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média (padres, militares, profissionais liberais,
1 - Diferentes projetos republicanos:
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
BRASIL IMPÉRIO SEGUNDO REINADO ( ) CARACTERIZAÇÃO POLÍTICA
REPÚBLICA VELHA ( ).
A) POLÍTICA INTERNA 2 correntes políticas:
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
SEGUNDO REINADO: CAFEICULTURA, ERA MAUÁ, ABOLIÇÃO, CRISE...
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
SEGUNDO REINADO.
A passagem Império - República
Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA
C) ECONOMIA: Café: principal produto. Mercado externo (EUA/EUROPA).
SEGUNDO REINADO História do Brasil Prof. Osiel Lima.
BRASIL NO SÉCULO XIX CRISE DA MONARQUIA.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente Curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A REPÚBLICA CRISE DO IMPÉRIO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A transição do império para a república no Brasil
Crise da monarquia e o advento da República
A Proclamação da República
A Proclamação da República
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
Causas da Proclamação da República Brasileira
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Crise do 2º Reinado.
Segundo Reinado no Brasil ( )
A República Brasileira
A economia cafeeira SEGUNDO REINADO Economia no século XIX
Política no Segundo Reinado
O Processo de Formação da Primeira República
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
A) POLÍTICA INTERNA 3 fases: 2 correntes políticas:
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
A consolidação do Império no Brasil
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
Professor Bruno Barreira
PERDA DO APOIO DA IGREJA
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
Crise do Segundo Reinado
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai
Segundo Reinado (política interna e modernização)
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
História do Brasil republicano
Cap Crise do 2º Reinado.
1 - Diferentes projetos republicanos:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
Brasil século XIX: a queda do Império
O SEGUNDO REINADO (1840 – 1889) IMPERADOR: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael.
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
O Segundo Reinado ( ) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar AULA 15 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar Questão sócio-política Movimento republicano Golpe republicano IMPÉRIO Q U E D A BASE RELIGIOSA BASE MILITAR BASE SÓCIO-POLÍTICA

GOLPE REPUBLICANO de1889 A QUESTÃO RELIGIOSA: 1864 Contexto: Igreja atrelada ao Estado pelo Padroado e Beneplácito. Bula Syllabus (Papa Pio IX): maçons expulsos dos quadros da Igreja. D. Pedro II proíbe tal determinação no Brasil. Bispos de Olinda e Belém descumprem imperador e são presos. Posteriormente anistiados. Igreja deixa de prestar apoio ao Imperador.

GOLPE REPUBLICANO de1889 A QUESTÃO RELIGIOSA: 1864 Em síntese: O contexto histórico da questão religiosa foi marcado pelo conflito entre Igreja X Maçonaria. A postura de alguns bispos de colocar em prática a bula papal Syllabus sem o consentimento do imperador gerou a prisão e muitos destes. Este fato significou a ruptura da Igreja com o Estado imperial e com isso a perda da base religiosa do império.

GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO MILITAR Exército desprestigiado pelo governo: baixos soldos, pouca aparelhagem e investimentos. Exército fortalecido nacionalmente após a Guerra do Paraguai. Punições do governo a oficiais que manifestavam-se politicamente. Sena Madureira, Cunha Matos. Penetração de idéias abolicionistas e republicanas positivistas nos quadros do exército associam o Império ao atraso institucional e tecnológico do país.

GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO MILITAR Em síntese: Após a guerra do Paraguai (1864 a 1870), os militares brasileiros voltaram para o Brasil com idéias republicanas e abolicionistas, gerando um confronto com o governo nacional que era imperial e escravista. Foi neste contexto histórico que o imperador D. Pedro II perdeu a sua base de apoio militar.

GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO SÓCIO-POLÍTICA. Movimento abolicionista: intelectuais, camadas médias urbanas, setores do exército. Prolongamento da escravidão por meio de leis inócuas: Lei do Ventre Livre (1871). Lei dos Sexagenários ou Saraiva-Cotegipe (1885).

GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO SÓCIO-POLÍTICA. Abolição da Escravidão (1888) retira do governo imperial sua última base de sustentação: aristocracia tradicional. Em síntese: A abolição dos escravos conseqüência da pressão do capitalismo inglês e da força do movimento abolicionista, acabou determinando a queda da sustentação socio-política do império. Devemos destacar que a base sócio-política do império era composta pela a aristocracia latifundiária escravista.

GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO REPUBLICANA 1870: Manifesto Republicano (RJ) – dissidência radical do Partido Liberal. 1873: Fundação do PRP (Partido Republicano Paulista), vinculado a importantes cafeicultores do Estado. Descompasso entre poderio econômico dos cafeicultores do Oeste Paulista e sua pequena participação política.

GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO REPUBLICANA Abolicionismo em contradição com o escravismo defendido por velhas elites aristocráticas cariocas. Idéia do Federalismo – maior autonomia estadual. Apoio de classes médias urbanas, também pouco representadas pelo governo imperial.

GOLPE REPUBLICANO de1889 A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (15/11/1889): Em síntese: A proclamação da república tem que ser vista historicamente não como um movimento popular mais sim como um golpe militar. Este, foi articulado pelo partido republicano que era formado fundamentalmente pelos cafeicultores, classe média e militares. Por isso ao mencionar “O Brasil não tem povo, tem público” alguns historiadores ressaltavam que mais uma vez o povo brasileiro foi marginalizado do processo histórico do seu país.

GOLPE REPUBLICANO de1889 DIFERENTES PROJETOS REPUBLICANOS: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República da Espada. República Liberal: federalismo descentralizado com grande autonomia para os Estados. Postura predominante entre os cafeicultores paulistas. Prevaleceu entre 1894 e 1930, durante a chamada República Oligárquica.

GOLPE REPUBLICANO de1889 DIFERENTES PROJETOS REPUBLICANOS: República Jacobina: formação de uma república com forte participação popular e favorável a criação de medidas com alcance social. Postura predominante entre setores da classe média urbana que não chegou a se concretizar.

VALEU MOÇADA! UM ABRAÇO DO PROF. SAMPAIO E ATÉ A PRÓXIMA AULA... PERDEU AULA? profsampaio@uol.com.br