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Crise da monarquia e o advento da República

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Apresentação em tema: "Crise da monarquia e o advento da República"— Transcrição da apresentação:

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2 Crise da monarquia e o advento da República
Charge de Agelo Agostini, Revista Ilustrada, 1882

3 Efeitos da modernização
MARC FERREZ/INSTITUTO MOREIRA SALLES, SÃO PAULO Com o fim do tráfico de escravos, recursos são investidos em outros setores. Indústrias, bancos, urbanização dos maiores centros Modernização do Rio de Janeiro, 1890

4 Conflito social entre o governo monárquico e a elite escravista.
O Principal motivo foi a abolição da escravidão em 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea assinado pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II.

5 1850: Lei Eusébio de Queiroz
1871: Lei do Ventre Livre 1880: Sociedade Brasileira contra a Escravidão 1885: Lei Saraiva-Cotegipe 13 de maio de 1888: princesa Isabel assina a Lei Áurea, libertando os escravos no Brasil. Fuga de escravos, charge de Ângelo Agostini INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS/IEB-USP

6 1885: Lei Saraiva-Cotegipe
Donos de escravos reagem aos abolicionistas por meio de calúnias, difamações, punições e ameaças de morte. Os raros escravos que conseguiam atingir 60 anos já estavam no fim de sua vida produtiva.

7 Conflito religioso entre o governo monárquico e a Igreja Católica.
A Questão Religiosa ou Epíscopo-Maçônica prende-se a vários incidentes ocorridos entre autoridades eclesiásticas e membros da maçonaria, a partir de 1872. A Igreja Católica deixou de apoiar o governo monárquico em favor do movimento republicano.

8 Conflito militar entre o governo monárquico e o exército.
O exército brasileiro mesmo com a vitória na Guerra do Paraguai mantinha-se em posição de segundo plano. Protestos militares eclodiram em várias regiões do país. O Governo proíbe as manifestações resultando em prisões de oficiais. A progressiva intervenção dos militares nas questões políticas levou a decomposição do Império.

9 A abolição da escravatura
Nas grandes cidades do Império, havia uma ativa imprensa abolicionista. Livre! é o título da litografia de Ângelo Agostini publicada na Revista Illustrada, do Rio de Janeiro, em 1884.


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